Navegando por Autor "Oliveira, Simone Santos de"
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- ItemEnsino de história e questões identitárias e territoriais: narrativas de estudantes e professores do ensino médio do Recôncavo Baiano(2021-05-28) Menezes, Leandro Oliveira de; Oliveira, Simone Santos de; Castro, Janio Roque Barros de; Oliveira, Itamar Freitas deEsta dissertação se propõe analisar como o ensino de História, nos municípios baianos de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix, contribui com as identificações territoriais dos estudantes do ensino médio. Para tanto, recorre à discussão teórica sobre território, identidade e Ensino de História e ao contato com sujeitos que vivenciam a rotina do ensino e aprendizagem em História, na escolarização formal. Esta pesquisa contribui com a ampliação das discussões que versam sobre a relação entre território e identidade, bem como sobre a importância do ensino de História na formação identitária dos sujeitos em uma determinada fração do espaço geográfico. Trata-se de um estudo (auto)biográfico, com inspirações na fenomenologia e, portanto, uma investigação qualitativa e descritiva. O recorte espacial escolhido foi o Recôncavo Baiano, mais precisamente os municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix. O método de recolha de informações utilizado foi a entrevista narrativa aplicada virtualmente devido à necessidade do distanciamento social como consequência da COVID 19. Os colaboradores de pesquisa foram quatro professores de História e oito estudantes, todos vinculados ao ensino médio nas escolas públicas dos municípios investigados. Foi possível, através deste estudo, identificar que o ensino de História vivenciado pelos professores e estudantes entrevistados oferta os conteúdos historicamente concebidos e reiteradamente determinado por dispositivos legais, como também temáticas outras que favorecem diversas identificações sociais, algumas delas territoriais também. Este percurso formativo proposto nas aulas de História contribui com a ampliação da Consciência Histórica, ao mesmo tempo em que impele a uma maior participação política. Além disso, tornou-se evidente que existem discussões locais, ainda que de maneira pouco expressiva, e que as discussões regionais são praticamente inexistentes, de modo que os estudantes têm dificuldade de identificar a regionalidade, Recôncavo Baiano, como um marcador social pessoal.
- ItemRegião: uma análise das obras didáticas de geografia a partir do PNLD(2021-05-25) Santos, Gilton Cruz dos; Oliveira, Simone Santos de; Portugal, Jussara Fraga; Santos, Maria Francineila Pinheiro dosA abordagem do conceito de região é fundante no processo de escolarização e, sobretudo, na Educação Geográfica. A investigação que resultou nesta dissertação é caracterizada como uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, vinculada à Linha de Pesquisa II – Processos Territoriais e Dinâmica UrbanoRegional, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cuja problemática envolveu a seguinte questão: como o conceito de região é abordado nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do triênio 2017 a 2019 e do quadriênio 2020 a 2023, adotadas na escola pública Estadual Polivalente de Aratu, localizada na cidade de Simões Filho - BA, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador e como esse conceito possibilita compreender o processo de regionalização, de modo a contribuir para uma melhor Educação Geográfica? A intenção da pesquisa foi analisar como a região, enquanto conceito fundante da Geografia, e a regionalização são apresentadas nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD de 2017 a 2019, de modo a comparar as abordagens da regionalização feitas nas coleções didáticas escolhidas no quadriênio 2020 a 2023, com vistas a compreender como essas obras apresentam os conceitos de região e de regionalização para discutir temáticas pertinentes à Educação Geográfica. Além desta intencionalidade primordial, a pesquisa pretendeu discutir a região como uma das principais categorias de análise espacial e conceito fundante no ensino de Geografia para compreender a regionalização brasileira; historicizar o PNLD como importante política pública voltada para a educação básica e para o ensino de Geografia; discutir a região como um dos principais conceitos e categoria de análise espacial para o ensino da Geografia; analisar a abordagem do conceito de região nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental do PNLD, selecionados e utilizados no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da rede pública da cidade de Simões Filho, tendo em vista comparar as obras didáticas do PNLD de 2017 a 2019 com as obras do quadriênio 2020 a 2023 do PNLD 2020 e; identificar as principais linguagens apresentadas e indicadas nos volumes dos livros adotados no Colégio Estadual Polivalente para abordar conteúdos relacionados ao conceito de região e como estes podem ajudar o professor a discutir questões voltadas para os modelos de regionalizações Geoambientais, brasileira, africana e europeia possibilitando uma melhor Educação Geográfica. A dissertação está estruturada a partir de três grandes eixos temáticos, a saber: 1) a categoria região e o ensino de Geografia; 2) a regionalização nas obras didáticas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental; 3) a representação da categoria região nas diversas imagens dos livros didáticos – representações cartográficas, gráficos, fotografias, quadros e tabelas. Os procedimentos metodológicos envolvidos nesta pesquisa qualitativa estiveram ancorados na análise dos seguintes documentos: - a obra didática Homem & Espaço de autoria de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco aprovada no PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental do triênio 2017-2019, utilizada no Colégio Estadual Polivalente de Aratu, da cidade de Simões Filho (SF), no estado da Bahia; análise da obra didática Araribá Mais Geografia, de autoria de Cesar Brumini Dellore, coleção escolhida e adotada para a mesma unidade escolar, para o quadriênio de 2020 a 2023. Além das análises comparativas dessas duas coleções, foi feita uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que concerne às questões pertinentes ao componente Geografia e do Guia Digital PNLD de Geografia de 2020. As abordagens apresentadas nesta dissertação são imprescindíveis para o processo de Educação Geográfica, haja vista que região é um conceito importante para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial, bem como poderá contribuir para a formação continuada do professor de Geografia, além de possibilitar futuras outras reflexões e publicações sobre os conceitos de região e de regionalização. Nessa análise comparativa das coleções didáticas, perceberam-se algumas mudanças apresentadas na coleção Araribá Mais Geografia relacionadas às temáticas regionais embutidas nos objetos de conhecimentos discutidos, ou seja, ocorreu uma ênfase à percepção humanística, ao espaço vivido e à ideia de pertencimento ao lugar, indicativos pertinentes à proposta da Educação Geográfica, a qual se preocupa com o assunto que está sendo abordado em sala de aula e que contemple o contexto e a realidade dos estudantes.
- ItemRelações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia(2022-08-08) Ribeiro, José Marcos Silva; Oliveira, Simone Santos de; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaEsta dissertação insere-se no campo das pesquisas em Educação Geográfica, ensino de Geografia e (auto)biografia, centrando-se na análise dos modos como as relações campo-cidade e urbano-rural emergem em narrativas, concepções e práticas de cinco professores de Geografia que exercem a docência em contextos rurais e urbanos de um pequeno município do semiárido baiano, sertão nordestino. Este estudo foi mobilizado pela seguinte questão: Como as concepções e práticas pedagógicas que os professores de Geografia empreendem em sala de aula, em torno das relações campo-cidade e rural-urbano, podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar? O objetivo geral deste estudo foi: - compreender como as concepções e práticas pedagógicas empreendidas pelos professores de Geografia para contemplação de conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar. A partir disso, emerge uma outra questão que orienta a investigação: I) as abordagens de campo-cidade e rural-urbano na Obra Teláris Geografia da Editora Ática se aproximam ou se distanciam da realidade experienciada/vivida pelos estudantes que vivem em confluência entre o urbano e o rural nos pequenos municípios? Buscando respostas para as perguntam que mobilizam o transcurso da presente pesquisa foram pensados os seguintes objetivos específicos: - identificar as abordagens dos conceitos campo-cidade e rural-urbano que emergem do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia do PNLD 2020-2023, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental das instituições de ensino campo da pesquisa; Apresentar os conteúdos ancorados na abordagem dos conceitos campo-cidade e rural-urbano concebidos no volume do 7º ano da coleção Teláris Geografia do PNLD dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do quadriênio de 2020-2023; caracterizar os professores colaboradores da pesquisa e as estratégias adotadas para abordagem dos conceitos de campo-cidade e rural-urbano a partir da análise interpretativa-compreensiva de suas narrativas; relacionar as práticas de ensino concebidas pelos professores colaboradores com as abordagens do livro didático utilizados nas escolas participantes da pesquisa; mapear, através de registros fotográficos, as expressões das ruralidades na cidade e das urbanidades no campo. Quanto à metodologia, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, ancorada na análise documental, do Guia Didático PNLD 2020/2023 e do livro didático, destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental, da Coleção Teláris Geografia, utilizado nas três escolas campo da pesquisa. Além desses documentos, a análise interpretativa-compreensiva das narrativas dos professores, colaboradores da investigação, coletadas através da entrevista narrativa, instrumento de recolha de dados, possibilitou a caracterização de concepções, saberes e práticas empreendidas na abordagem da temática relacionada ao campo-cidade e rural-urbano, bem como no fazer pedagógico dos professores de Geografia em suas salas de aulas. O processo de investigação e a escrita da dissertação esteve alicerçado em três momentos: a) Revisão bibliográfica, através de leituras – artigos científicos, dissertações, teses e livros – que versaram sobre o ensino de Geografia, educação geográfica, livro didático, cidades pequenas e, relações campo-cidade e rural-urbano; b) Análise do Guia PNLD 2020-2023 e da obra didática Teláris Geografia, destinada ao 7º ano, adotada nas escolas campo da pesquisa; c) Entrevista narrativa com os professores de Geografia, colaboradores da investigação e registros fotográficos, a fim de verificar as expressões de ruralidades e urbanidades presentes nos modos de ser dos sujeitos. A análise dos documentos (Obra didática e Guia PNLD 2020/2023) e das informações coletadas através da entrevista narrativa estão ancoradas em três dimensões analíticas: I) conceitos campo-cidade e rural-urbano presentes na obra didática de Geografia do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD/2020-2023 adotada nas escolas campo de pesquisa; II) conteúdos e estratégias de ensino na abordagem campo-cidade e ruralurbano a partir do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD 2020-2023; III) concepções e relações estabelecidas pelos professores colaboradores da pesquisa sobre campo-cidade e rural-urbano em suas práticas pedagógicas, a partir de suas experiências de vida. O estudo revelou que o cotidiano é marcado pelas manifestações das ruralidades na cidade, bem como, das urbanidades no campo. Com este estudo, espera-se contribuir com a ampliação das discussões e reflexões sobre as relações campo-cidade e rural-urbano no processo de Educação Geográfica, sobretudo a partir do que apresenta o livro didático, importante recurso utilizado nas aulas de Geografia, nas escolas públicas brasileiras, atendidas pelo PNLD, pois as reflexões partem da contraposição do que é apresentado nos livros didáticos de Geografia sobre o campo e a cidade, o rural e o urbano, com a realidade vivenciada pelos estudantes.
- Item"TRAVESSIAS" e Alunos de Escola da Roça a Professor de Universidade Percursos de Vida e Trajetórias de Formação(2017-03-31) Oliveira, Simone Santos deEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, inscrita no âmbito do método (auto)biográfico, toma como objeto de estudo os percursos de vida e as trajetórias de formação de seis professores universitários que viveram parte de suas vidas na roça, estudaram em escolas multisseriadas localizadas em territórios rurais nos estados da Bahia e de Sergipe, continuaram seus estudos em diferentes espaços urbanos e exercem a profissão docente no ensino superior. A intenção desta investigação é analisar as trajetórias de mobilidades geográfica, social e cultural desses professores universitários, oriundos da roça, que atuam em diferentes instituições de ensino superior no estado da Bahia, a partir das histórias narradas. Desse modo, fez-se necessário conhecer os percursos de escolarização e as trajetórias de formação dos professores; identificar nos percursos de vida e nas trajetórias de formação, as estratégias utilizadas para chegar à universidade enquanto alunos e professores, bem como descrever como esses professores compreendem suas travessias nesse processo de constituição profissional. A metodologia ancora-se nos princípios teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos do memorial acadêmico e da entrevista narrativa como fontes da investigação. As narrativas dos seis professores evocam memórias e descrevem histórias marcadas pelas singularidades dos percursos de vida e de escolarização iniciados em territórios rurais, bem como percursos de formação escolar e acadêmico-profissional para tornar-se/ser professor de uma universidade. Essas histórias de mobilidades geográfica, social e cultural constituem o repertório das geo(bio)travessias que se configuram como processos que abrangem histórias de vida tecidas em diferentes cenários geográficos (geotravessias), sociais, econômicos e culturais (biotravessias) que envolvem sujeitos de lugares diversos e que, através de processos de auto-re-organização das aprendizagens e do conhecimento de si e do mundo, a partir das redes de relações construídas durante os percursos da história de vida e pelo acesso à educação, os levaram a emergir socialmente, tornando-os professores universitários.