Navegando por Autor "Oliveira, Sidmar da Silva"
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- ItemA formação continuada e as práticas alfabetizadoras em diálogo com os letramentos situados no âmbito do PNAIC: do texto ao contexto da educação do campo(2019-07-08) Oliveira, Sidmar da Silva; Silva, Obdália Santana Ferraz; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Boas, Fabiola Silva de Oliveira VillasEsta pesquisa tem por objetivo analisar as implicações das ações formativas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) à prática pedagógica dos professores alfabetizadores do primeiro ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública, situada na zona rural do município de Monte Santo-BA. O objeto central deste estudo, portanto, é a formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do PNAIC, programa do Ministério da Educação. Inquieta-nos a formação continuada oferecida pelo Governo Federal para os professores alfabetizadores da escola situada no campo, que pouco se relaciona com as práticas de alfabetização e letramentos necessárias aos alunos pertencentes ao referido contexto. Nessa perspectiva, este estudo toma como mote para reflexão e discussão a seguinte questão: como as ações formativas do PNAIC reconfiguram as práticas alfabetizadoras dos professores da escola do campo? Para atingir o objetivo proposto e responder à questão central deste estudo, desenvolvemos uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) de abordagem qualitativa com três alfabetizadores, tendo a análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016), como metodologia para análise dos dados. Com os interlocutores, realizamos sessões reflexivas formativas, entrevista narrativa e observação colaborativa, como procedimento que os motivou a refletir criticamente sobre a prática alfabetizadora. A discussão teórica deste estudo tem como pilares as seguintes categorias teóricas: formação de professores (NÓVOA, 1992; 2009; TARDIF, 2010; IMBERNÓN, 2009; 2010; 2011); alfabetização e letramento (BRASIL, 2017b; FREIRE, 2013; 2015; SOARES, 2001; 2013; STREET, 2014); educação no campo (ARROYO, 2011; CALDART, 2002; 2011; RIOS, 2015; 2016); multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2009; 2012; 2013); entre outros autores e documentos oficiais que tratam da educação e formação continuada no Brasil. Com o estudo, foi possível inferir o seguinte: o PNAIC é uma medida necessária à formação do professor alfabetizador, já que possibilita a troca de experiências e atualização dos saberes teórico-práticos dos professores-cursistas; mas suas propostas poderão ser redimensionadas para dialogar com a realidade vivida pelos alfabetizadores, a fim de que possa suprimir as lacunas no que diz respeito à construção de um olhar crítico-reflexivo sobre a realidade que circunda o cotidiano da escola e sobre as questões inerentes ao contexto de atuação docente, apontando para a necessidade de se pensar em uma formação com os professores, tomando-os como atores/autores, promotores das mudanças no processo de alfabetização e letramentos dos alunos. Os programas de governo para formação continuada, partindo do reconhecimento dos professores como autores de sua formação, precisam ser ressignificados e transformados em políticas públicas de Educação e formação humana, com a finalidade de valorizar a docência, a melhoria e a expansão da educação básica no país.
- ItemFormação continuada, educação do campo e multiletramentos em Monte Santo/BA: entre memórias, contextos e ressonâncias(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-30) Oliveira, Sidmar da Silva; Neiva, Luiz Paulo Almeida; Neiva, Luiz Paulo Almeida; Santos, Cosme Batista dos; Dintrans, Cristobal Alejandro Villalobos; Félix, José Carlos; Bezerra, Tânia Serra Azul Machado; Pereira, Áurea da Silva; Costa, Edil SilvaO objeto desta investigação é a formação continuada de professores de escolas do campo, com implicações diretas para as práticas pedagógicas e políticas educacionais. O estudo focaliza os programas de formação continuada, realizados a partir de 2012, na rede pública de ensino monte-santense, notadamente o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Programa Escola da Terra. O interesse pela pesquisa surgiu a partir da seguinte questão: quais as implicações da formação continuada de professores, realizada pelo PNAIC e Programa Escola da Terra, para a promoção de uma educação contextualizada no campo, no âmbito do Ensino Fundamental — anos iniciais, em Monte Santo, Bahia? O objetivo geral é compreender as implicações da formação continuada de professores, realizada pelo PNAIC e Escola da Terra, para promoção de uma educação contextualizada no campo, no âmbito do Ensino Fundamental — anos iniciais, em Monte Santo/BA. Trata-se de um estudo de caso (Yin, 2001), de abordagem qualitativa, estabelecido a partir das premissas da pesquisa colaborativa, que envolve o pesquisador e os participantes em uma construção conjunta dos dados (Ibiapina, 2008), tendo a etnometodologia, abordagem que estuda os métodos que as pessoas usam para construir e dar sentido às suas ações no cotidiano (Garfinkel, 2018; Coulon, 1995, 2017), como fundamento epistemológico. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de nove professores através de questionário on-line, entrevista narrativa e sessões reflexivas, momentos nos quais os diálogos e as problematizações se evidenciaram com êxito. Para a análise e a interpretação das realidades empíricas, adotou-se a análise textual discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A tessitura teórico-epistemológica pauta-se na interação verbal (Bakhtin, 2011, 2014), tendo como pilares os seguintes domínios: formação continuada de professores (Imbernón, 2011, 2016; Nóvoa, 2009, 2011, 2023; Freire, 2015; Tardif, 2014); educação do campo (Arroyo, 2007, 2011; Caldart, 2009, 2011); e multiletramentos (GNL, 2021; Rojo, 2012; Street, 2014). Justifica-se o estudo pela relevância e urgência de analisar os programas de formação continuada de professores e suas implicações à educação do campo, visando (re)pensar políticas e ações de formação continuada que considerem o professor como agente social, produtor de saberes e autor de suas próprias práticas, subvertendo à formação vertical — pensada para os professores. Os resultados, oriundos dos discursos dos professores e das interpretações realizadas, permitem inferir que a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento elaborado se constituíram como elementos fundamentais para desenvolver novas e melhores práticas docentes. Entretanto, observa-se que as ações de ambos os programas deixaram lacunas no que concerne à promoção de estudos, à reflexão crítica e à ressignificação da docência no campo, pois não conseguiram transgredir ao paradigma urbano ainda evidente rede de ensino estudada. Romper com essa concepção e construir uma educação contextualizada no campo reivindica a adoção de um novo paradigma, aliado à mobilização social, visando promover reformas curriculares, pedagógicas, formativas e infraestruturais. A interação com os docentes evidenciou a urgência de decisões estratégicas no âmbito da formação continuada: escuta responsiva aos professores; considerar o contexto do trabalho pedagógico; superar a distância entre a teoria e a prática, entre o gesto e a palavra; reconhecer e valorizar as experiências e os saberes docentes; bem como instituir uma formação colaborativa e situada com os professores. Esses elementos constituem em um esforço epistemológico essencial para o alcance dos objetivos declarados.