Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Kleonara Santos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estimulação psicomotora: contribuições para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças com deficiência intelectual sob a perspectiva histórico-cultural.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-25) Oliveira, Kleonara Santos; Mussi, Ricardo Franklin de Freiras; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Alves, Tarcísia Castro; Nascimento, Martha de Cássia
    Com este estudo buscou-se analisar as contribuições da estimulação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com deficiência intelectual, a partir da Teoria Histórico-Cultural. A Teoria Histórico-cultural teve como principal líder o estudioso Vigotski, que tencionou a superação dos modelos biológicos e dos modos naturalizantes de compreensão do ser humano, apontando a importância de entender o sujeito, para além da sua condição natural, como ser histórico e cultural. Este é um trabalho de cunho qualitativo, feito a partir da revisão narrativa da literatura, que desdobrou-se na construção de um manual com orientações para professores sobre desenvolvimento motor e aprendizagem. O é intitulado: Manual de Estimulação Psicomotra e apresenta sugestões de atividades para a estimulação psicomotora de crianças com deficiência intelectual, por considerar o desenvolvimento das funções psicomotoras de equilíbrio, tônus muscular, coordenação motora global, fina e óculo-manual, esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, estrutura temporal e rítmo, como habilidades preditoras do processo de alfabetização. Para o desenvolvimento deste estudo, à princípio, contou-se com trabalhos publicados no Brasil sobre a teoria vigotskiana, com textos vinculados à revolução traducionista que nos oportunizou a compreensão da Teoria Histórico-Cultural traduzida diretamente do Russo. A partir desses escritos, encontrou-se outros textos, artigos, livros e capítulos que contribuíram para a tessitura de toda a discussão relativa Teoria Histórico-Cultural. Além disso, buscou-se relacionar a essa temática o debate sobre psicomotricidade, aprendizagem da leitura e escrita e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Manual de atividades psicomotoras para o ensino de crianças com deficiência intelectual
    (2021-06-25) Oliveira, Kleonara Santos
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais