Navegando por Autor "Oliveira, Fabiano Viana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.