Navegando por Autor "Nunes, Jacy Bandeira Almeida"
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- ItemBarreiras que dificultam a eficácia das Políticas Públicas para a difusão das TICS: o exemplo da PROINFO(UNEB, 2009) Reis, Divaneide Silva dos; Pimenta, Keityane da Costa; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deO presente trabalho tem como tema, Barreiras que dificultam a eficácia das políticas públicas para difusão das TIC’s: O exemplo do Proinfo. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto as políticas públicas voltadas para a inserção das TIC’s no processo educacional vem sendo apropriada de maneira eficaz. O objetivo geral deste trabalho é diagnosticar a eficácia do Programa Nacional de Informática na educação - Proinfo, nas escolas estaduais de Jacobina. Para tanto a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantiqualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do nosso trabalho. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que o Proinfo na cidade de Jacobina não possui uma atuação de forma eficaz devido a uma série de barreiras que tem dificultado a sua implementação nas unidades escolares. Essas barreiras são constituídas pela insuficiência de computadores nos laboratórios, desconhecimento do sistema operacional Linux pelos docentes, falta de manutenção dos equipamentos, desarticulação do governo estadual e federal, insuficiência dos multiplicadores para capacitar os professores, desconhecimento do Proinfo por parte de alguns educadores e aplicação do Programa sem considerar os diferentes contextos locais.
- ItemCartografia das representações sociais de professores sobre a educação ambiental no ensino médio: sentidos manifestos nos ditos e não ditos(2008) Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Tarqui, Jorge Luis ZegaraO objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os sentidos socialmente instituídos e compartilhados que o professor do ensino médio atribui/ancora/legitima em relação à educação ambiental e suas implicações nas significações que os alunos articulam para as questões socioambientais. A questão de que desencadeou o processo de investigação foi: Como os sentidos, manifestos nos ditos e não ditos dos professores sobre a educação ambiental no ensino médio, repercutem no quefazer educativo sobre as questões socioambientais? Propôs-se enquanto objetivos específicos: ampliar do horizonte teóricometodológico, referente à práxis educativa sobre as questões socioambientais no Ensino Médio; gerar elementos filosófico-conceituais sobre as categorias: Sentido, Imaginário Social e Educação Ambiental; mapear os ditos e não ditos que permeiam os sentidos ancorados em relação à Educação Ambiental no ensino médio; e, identificar as representações sociais dos docentes e discentes sobre Educação Ambiental que interfere no quefazer educativo sobre as questões socioambientais. À abordagem da pesquisa teve enfoque epistemológico críticodialético. As premissas teóricas foram elucidadas na Teoria do Imaginário e das Representações Sociais. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que se propôs elucidar o objeto no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, unidade escolar da rede pública estadual de Jacobina, levando em consideração as etapas de descrição e explicitação das conexões que se estabelecem entre os fatos. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta optou-se por questionários (quantiqualitativos) e entrevistas profundas. A análise de discurso auxiliou na interpretação e representação dos dados. Os resultados demonstraram que os sentidos manifestados nos ditos e não ditos dos professores evidenciaram um mapa intelectual com fragilidades que repercutiram nas significações expressas pelos alunos e o entrelaçamento explícito com a pedagogia do consenso, uma concepção conservadora das estruturas socioeconômicas vigentes, e que compromete o desvelar crítico e reflexivo da realidade.
- ItemContribuições e implicações do Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos para a formação dos licenciandos em Geografia(UNEB, 2010) Castro, Débora; Gregório, Fernada Félix; Oliveira, Liliane Almeida de; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Nunes, Marcone Dennys Reis; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os efeitos do período de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para a formação do licenciando em geografia. A questão que desencadeou o processo de investigação foi: Como o Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos pode contribuir para a formação do licenciando de geografia no Campus IV, Jacobina, Bahia? Propôs-se enquanto objetivos específicos: analisar a proposta do Estágio Supervisionado em Geografia; examinar a proposta do Programa de EJA; identificar dificuldades e/ou facilidades que os licenciandos em geografia possuem para construí os conhecimentos geográficos na EJA; investigar sob o ponto de vista do aluno da EJA se o período do estágio supervisionado interfere no seu processo de ensino aprendizagem; verificar como o Programa de EJA é visto dentro do Regimento Setorial do Curso de Geografia. À abordagem da pesquisa teve enfoque dialético. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que propôs elucidar as relações que se dá entre os sujeitos: alunos e professores da EJA e estagiários da Universidade do Estado da Bahia- Campus- IV. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta dos dados optou-se por questionários e a entrevista episódica (qualiquantitativos). Os resultados demonstraram contribuições como o aprendizado dos sujeitos envolvidos, enriquecendo assim a sua prática pedagógica. As implicações foram as dificuldades encontradas como: adaptação de conteúdo, evasão escolar, falta de material didático e a ausência da disciplina especifica da EJA, motivos esses que acabaram dificultando o processo de ensino-aprendizagem.
- ItemDesenvolvimento das aprendizagens na educação infantil: contribuições da neurociência(UNEB, 2024-06-28) Oliveira, Nádja Luana Barros Cavalcanti; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Nunes, Jacy Bandeira AlmeidaEsta pesquisa de mestrado investigou o desenvolvimento das aprendizagens das crianças de 0 a 6 anos, tomando como fundamento teórico a aplicação dos conhecimentos de neurociência na Educação Infantil, tendo como contexto o Centro Municipal de Educação Infantil Olívia dos Santos Silva - CMEI Olívia, em Jacobina - BA. Partiu de duas questões investigativas: como vem acontecendo o desenvolvimento das aprendizagens na Educação Infantil na instituição CMEI Olívia, no município de Jacobina - BA? E como a neurociência pode contribuir para o desenvolvimento dessas aprendizagens? O objetivo geral consistiu em compreender o desenvolvimento das aprendizagens na Educação Infantil, tomando como fundamento o potencial das contribuições da neurociência. Entre os objetivos específicos, destacou-se: analisar os documentos legais e a literatura da área sobre o desenvolvimento das aprendizagens na Educação Infantil; cotejar as contribuições dos fundamentos da neurociência, com destaque para as funções executivas, dialogando com as práticas existentes e as novas orientações para o desenvolvimento das aprendizagens na Educação Infantil; inventariar os conhecimentos prévios das professoras acerca dos fundamentos e das práticas que elas já realizam; e gerar, colaborativamente, orientações teóricas e metodológicas para o desenvolvimento das aprendizagens na Educação Infantil do CMEI Olívia, através da realização de ateliês de formação. Utilizando a abordagem qualitativa e pesquisa colaborativa, ancoradas na reflexão da bricolagem como paradigma epistemológico, foram utilizados dispositivos de construção de dados, como análise documental, observações e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada em Dados (TFD). As participantes foram as professoras da Educação Infantil. Os resultados apontaram que o jogo e a atividade lúdica são metodologias de ensino já presentes em suas práticas. No entanto, foi identificado que uma parte das professoras desconhece os estudos de neurociência aplicados à educação e sinalizaram a necessidade de uma formação continuada específica nessa área. Como produto, foram propostas orientações teóricas e metodológicas para a construção de um plano de formação, através de ateliês formativos, intitulado “Otimizando o Aprendizado Infantil”, que será apresentado à Secretaria de Educação do Município de Jacobina como uma proposta de formação continuada para o município. Considera-se que a neurociência pode fornecer estratégias eficazes para aprimorar o ensino e a aprendizagem na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
- ItemO estudo do meio e as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental I do município de Jacobina – Bahia(UNEB, 2009) Gomes, Elivânia Reis; Coelho, Helayne de Castro Ribeiro; Duarte, Luciene Lima; Santos, Patrícia Lima; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins S.; Leal, Ione Oliveira JatobáEsta monografia apresenta uma análise sobre estudo do meio que foi realizado com os professores do ensino fundamental I da sede de Jacobina Ba. Teve como objetivo analisar e compreender as práticas pedagógicas desses docentes e se as mesmas contemplam o estudo do meio conforme estabelecem os Parâmetros Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada foi desenvolvida através de pesquisa de campo em que foram realizadas entrevistas focalizando aspectos que revelassem uma maior reflexão, sobre a práxis aplicada em sala de aula. Os resultados dos estudos demonstraram que as questões ambientais trabalhadas pelos professores não contemplam a proposta trazidas nos PCN's. A partir da pesquisa realizada foi constatada a necessidade da formação continuada desses profissionais e maiores investimentos voltados para a educação ambiental.
- ItemOs programas ambientais da televisão e sua contribuição na conscientização dos alunos do Ensino Médio de Caém, Bahia.(UNEB, 2009) Oliveira, Cristiane Santana Barbosa; Amorim, Eliã Siméia Martins dos S.; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Leal, Ione Oliveira JatobáEste artigo aborda a influência da mídia televisiva sobre o comportamento das pessoas para com o meio ambiente. Questiona a questão ambiental, que apesar de estar muito presente no nosso cotidiano, ainda sofre com a degradação do meio, ou seja, o desperdício dos recursos naturais e da poluição geradas pelo consumo desenfreado e movido pelo capitalismo; sendo estes temas abordados constantemente pela mesma mídia, que estimula tais ações, com propagandas de apelo ao modismo. Analisa a preocupação com o meio ambiente, no atual panorama mundial; de mercado consumidor; onde pessoas de instituições governamentais e não governamentais têm buscado encontrar soluções que minimizem os impactos causados por atitudes irresponsáveis para com o meio ambiente e incentivar práticas de preservação e conservação do ambiente em que vivemos. Discute a importância, então, da conscientização da população e por isso aborda de que forma a Televisão, através dos programas de Educação Ambiental impactam sobre os jovens estudantes do Ensino Médio em Caém, Bahia. Conclui que é preciso adotar medidas em que a escola aproveite as informações advindas de tais programas, para a construção de conceitos e ações de educação planetária sustentável.
- ItemPráticas educativas nos espaços de educação não formal: uma teoria substantiva sobre a formação cidadã e vulnerabilidade social(2018) Oliveira, Maria Aparecida Monteiro ; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Feitosa, Rodolfo Rodrigo SantosDissertação oriunda dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação Educação e Diversidade da UNEB, DCH IV/Jacobina/BA. Insere-se nos debates que contemplam: a pedagogia freireana, os parâmetros de investigação da ação colaborativa e da Teoria Fundamentada em Dados. Tem como objetivo central gerar uma teoria substantiva sobre as contribuições das práticas educativas desenvolvidas nos espaços não formais em Jacobina, para a formação de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: a) Analisar os processos psicossociais que emergem nas práticas educativas dos educadores/associais que lidam com a vulnerabilidade social das crianças e adolescentes. b) Levantar os desafios e contribuições das práticas educativas dos educadores/as para a formação cidadã de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. c) Identificar como a formação para a cidadania pode ser potencializada por meio das práticas educativas. d) Construir colaborativamente com os educadores, nos ciclos de formação reflexiva um conjunto de proposições/diretrizes sobre a temática. A perspectiva é de refletir sob o olhar de quem está inserido no processo, sobre as práticas de ensino/aprendizagem desenvolvidas em espaços alternativos de educação, a exemplo do Projeto de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes (PACA). Reconhecendo a diversidade de sujeitos que circulam nas instituições educativas, permitindo a escuta minuciosa e sensível das concepções dos sujeitos participantes diante da educação a qual estão envolvidos. Para tanto dialoga com Freire (1987; 1992; 1996; 2001; 1992; 2016; 2017) Brandão (2002), Gadotti (2000), Gohn (2004; 2005; 2006; 2009), Gentili (2007), Larrosa (2011), Tarozzi (2011), Charmaz (2009), Schön (2000), Zabala (1998); entre outros. A metodologia adotada segue as orientações epistêmicas da Teoria Fundamentada de Dados (TFD) e a abordagem da pesquisa qualitativa, consistindo-se num referencial interpretativo/colaborativo que considera as experiências vivenciadas pelos sujeitos sociais para a construção do conhecimento de bases teóricas substantivas. A pesquisa desenvolveu-se com os/as educadores/as sociais de três Casas integrantes do Projeto PACA: Casa Rebeca; Fazendinha José Josivan de Jesus e Casa Santa Luzia. Utilizou a análise documental como instrumento de construção de dados, bem como os diagramas, os ciclos reflexivos, entrevistas intensivas e os memorandos. Traz como produto final diretrizes para as práticas educativas nos espaços de educação Não Formal, desenvolvidas no cotidiano desses contextos e suas contribuições para a formação cidadã das crianças e adolescentes do bairro da Bananeira, cidade de Jacobina/BA. Os principais resultados obtidos apontam as práticas educativas e todas as experiências que nelas circundam (os desafios e fragilidades) como processos formativos que abrangem sentidos e significados construídos pelos habitantes desses espaços, em suas relações com o mundo que o cerca.
- ItemRepresentação social dos leitores sobre o periódico Correio do Sertão de Morro do Chapéu-BA(UNEB, 2009) Fidelis, Andrea Paiva Ferreira; Silva, Daiane Rocha da; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Amorim, Eliã Siméia Martins dos Santos; Jesus, José Alves deEste trabalho à luz da Teoria das Representações Sociais, com enfoque na representação social dos leitores sobre o Periódico Correio do Sertão, demonstrando subsidios pelos quais sua leitura influencia/determina ou não, no cotidiano social de Morro do Chapéu e região, e como ela - Representação Social -pode favorecer na melhoria do periódico como meio de comunicação de massa. Definiu-se o papel norteador das noticias em seu enfoque principal, o fator elementar para o trabalho, assim como a relação entre jornal-leitor, leitor-jornal, constatando a forma como a representação social é desenvolvida nessa relação, destacando sua funcionalidade e forma de ação pessoal e coletiva nos e dos individuos inseridos ao processo informacional desempenhado pelo periódico em questão. Os métodos utilizados foram o qualitativo e quantitativo, com uma abordagem dedutiva, onde dados foram coletados através de entrevistas e um questionário sócio-económico. Após a pesquisa e análises, constatou-se que a representação social que os leitores possuem sobre o jornal è afetiva, portanto, o jomal não é simplesmente um meio de comunicação de massa, mas um espaço produtor de padrões culturais, sociais e politicos em Morro do Chapéu e região.