Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nunes, Jacy Bandeira Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Cartografia das representações sociais de professores sobre a educação ambiental no ensino médio: sentidos manifestos nos ditos e não ditos
    (2008) Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Tarqui, Jorge Luis Zegarra
    O objetivo deste estudo consistiu-se em compreender os sentidos socialmente instituídos e compartilhados que o professor do ensino médio atribui/ancora/legitima em relação à educação ambiental e suas implicações nas significações que os alunos articulam para as questões socioambientais. A questão de que desencadeou o processo de investigação foi: Como os sentidos, manifestos nos ditos e não ditos dos professores sobre a educação ambiental no ensino médio, repercutem no quefazer educativo sobre as questões socioambientais? Propôs-se enquanto objetivos específicos: ampliar do horizonte teóricometodológico, referente à práxis educativa sobre as questões socioambientais no Ensino Médio; gerar elementos filosófico-conceituais sobre as categorias: Sentido, Imaginário Social e Educação Ambiental; mapear os ditos e não ditos que permeiam os sentidos ancorados em relação à Educação Ambiental no ensino médio; e, identificar as representações sociais dos docentes e discentes sobre Educação Ambiental que interfere no quefazer educativo sobre as questões socioambientais. À abordagem da pesquisa teve enfoque epistemológico críticodialético. As premissas teóricas foram elucidadas na Teoria do Imaginário e das Representações Sociais. Caracterizou-se por uma pesquisa explicativa que se propôs elucidar o objeto no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, unidade escolar da rede pública estadual de Jacobina, levando em consideração as etapas de descrição e explicitação das conexões que se estabelecem entre os fatos. Os procedimentos utilizados na investigação articularam o levantamento bibliográfico e a pesquisa de campo, objetivando realizar a triangulação dos dados e instrumentos. Para a coleta optou-se por questionários (quantiqualitativos) e entrevistas profundas. A análise de discurso auxiliou na interpretação e representação dos dados. Os resultados demonstraram que os sentidos manifestados nos ditos e não ditos dos professores evidenciaram um mapa intelectual com fragilidades que repercutiram nas significações expressas pelos alunos e o entrelaçamento explícito com a pedagogia do consenso, uma concepção conservadora das estruturas socioeconômicas vigentes, e que compromete o desvelar crítico e reflexivo da realidade.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais