Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Neves, Josué de Paulo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Experiências na trajetória educacional de estudante negro, cotista e quilombola da ilha de maré até o fim da graduação em psicologia na Universidade do estado da Bahia.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Neves, Josué de Paulo; Sobrinho, José Bonifácio do Amparo; Nascimento, Juciana de Jesus; Nunes, Joana Maria Leoncio
    Este Trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar as experiências autobiográfica de estudante quilombola, negro, cotista da UNEB desde sua educação primária até a graduação. Durante a trajetória de investigação, os objetivos específicos categorizaram, mapearam e analisaram a experiência de vida do estudante, proporcionando uma compreensão mais profunda de sua jornada educacional e suas implicações acadêmicas, identitárias e socioemocionais. O método utilizado foi com base na abordagem qualitativa, onde se utilizou a teoria da análise de conteúdos para investigar a experiência autobiográfica de um estudante quilombola, negro e cotista na sua trajetória educacional até a conclusão da graduação. Os resultados apresentaram 7 eixos temáticos, a saber: eu, pessoa, minha família, trajetória escolar, condições na trajetória educacional, desafios na trajetória educacional, experiências de violência na trajetória educacional e diáspora educativa, bem como subcategorias que falam sobre as dificuldades enfrentadas na trajetória educacional, destacando a importância do poder público para as minorias, para a implementação de escolas nas comunidades quilombolas, permitindo aos estudantes concluírem o ensino médio em seus territórios. O trabalho buscou favorecer um olhar mais consciente por parte dos governantes a respeito das dificuldades enfrentadas por estudantes quilombolas, os quais precisam enfrentar adversidades para concluir sua jornada educacional.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais