Navegando por Autor "NUNES, Marcone Denys dos Reis"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA acessibilidade no espaço público escolar da rede municipal de Jacobina - BA: condições para o exercício da cidadania(2011-03-16) SANTOS, Ângela Paula L. dos; BARBOSA, Giselle Moreira; ARAÚJO, Valdilene Barros; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; OLIVEIRA, Dolores Bastos de Araújo Hayne; NUNES, Marcone Denys dos ReisA questão da acessibilidade espacial em escolas públicas da Cidade de Jacobina-Ba é o foco de análise deste trabalho. Procurou-se elucidar o seguinte problema: até que ponto as condições de acessibilidade espacial no espaço público escolar promovem a inclusão socioespacial e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência física em Jacobina-Ba? Partiu-se dos seguintes objetivos específicos: analisar a relevância do espaço escolar, enquanto espaço público, para o processo de inclusão e para o exercício da cidadania; identificar os principais conceitos presentes na discussão sobre a acessibilidade; avaliar as condições de acessibilidade espacial em escolas da rede municipal de Jacobina e a convergência desta com as normas técnicas da NBR 9050:2004. Optou-se pelo método de abordagem dialético, em que se buscou a descrição-explicação da inter-relação do todo com as partes e vice-versa, levando em conta a dimensão histórica do fenômeno. Foi empregado o instrumento de coleta de dados da abordagem qualitativa, a observação direta. Através das observações foi possível o registro por meio de fotografias e as anotações pertinentes tendo como orientação as planilhas de avaliação da acessibilidade espacial elaboradas pelas autoras Dischinger, Bins Ely e Borges. Os resultados demonstraram que a acessibilidade espacial ainda é incipiente nas escolas, sendo incoerentes com as normas técnicas. A situação atual mostra que o exercício da cidadania, pelas pessoas com deficiências físicas, no espaço escolar está comprometido, mesmo este sendo um espaço público.
- ItemAlagamentos em área urbana: um estudo de caso do bairro Contornolândia, Serrolândia - Ba(2021) SANTOS, Luane Rios dos ; SILVA, Paloma Santos; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Edvaldo Hilário dosA pesquisa foi desenvolvida objetivada na análise do fenômeno alagamento no bairro Contornolândia dentro do recorte temporal do ano de 1990 a 2018. Com esse estudo foi possível estabelecer características desses eventos e dimensionar o impacto para a população residente da área estudada. O trabalho foi desenvolvido a partir das seguintes etapas: Levantamento de dados pré-existentes, Trabalho de Laboratório e Trabalho de campo/sistematização dos resultados. Através dos resultados obtidos a partir dos levantamentos, questionários e entrevistas, foi possível constatar que a percepção dos moradores e dos gestores em relação a problemática do alagamento é superficial perante aos impactos e ameaças do mesmo no cotidiano. Além disso, também foi detectada a insuficiência do sistema de drenagem da área e das obras que foram realizadas que não solucionaram o problema. Concluímos que, mesmo sendo facultativo a elaboração e implementação do Plano Diretor em municípios de pequeno porte (menores que 20 mil habitantes) e em virtude do crescimento urbano da cidade de Serrolândia nos últimos anos, faz-se necessário o poder público avaliar a importância da adoção de desse instrumento de planejamento e ordenamento do território, pois poderia regulamentar o processo de ocupação urbana e a prevenção de futuros riscos de desastres.
- ItemAs contribuições do materialismo histórico e dialético para a ciência geográfica através da Geografia Crítica(2011) RIOS, Dioga Argolo de Cerqueira; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; JESUS, Fábio Nunes; NUNES, Marcone Denys dos ReisEste trabalho objetiva explicar quais as contribuições que o materialismo histórico e dialético, desenvolvido por Karl Marx, deram à ciência geográfica através da sua incorporação na Geografia Crítica. Para alcançar este objetivo, o procedimento utilizado foi o da pesquisa bibliográfica voltada para a elucidação do materialismo histórico e dialético, através das obras do próprio Marx, assim como de outros autores que discutem o marxismo. Neste mesmo sentido, foram consultados os autores que discutem história do pensamento geográfico e, logo Geografia Crítica. Foram utilizados livros, artigos científicos e documentários que tratam do tema em questão. Com o objetivo didático de tornar este trabalho mais compreensível para o leitor, este foi dividido em duas partes: a primeira voltada mais especificadamente para os conteúdos filosóficos, que são necessários para se compreender o materialismo histórico e dialético; e, a segunda parte direcionada para a ciência geográfica, sua história, suas principais correntes, até o seu desembocar na geografia crítica, com a incorporação do materialismo histórico e dialético. Como resultados, foi perceptível que o materialismo histórico e dialético forneceu os subsídios teóricos e metodológicos para que a Geografia Crítica rompesse com o pensamento tradicional, apolítico e acrítico da Geografia Tradicional e Pragmática, bem como permitiu uma crítica ao Paradigma Positivista largamente utilizado na ciência geográfica, e à sociedade capitalista repleta de desigualdades e explorações.
- ItemO despertar à docência a partir das práticas de ensino do PIBID: um estudo de caso no Colégio Estadual De Serrolândia-Bahia(2018-06-15) REIS, Carla Almeida; NUNES, Marcone Denys dos Reis; BRITO, Maria Auxiliadora Valois Coutinho Pereira de; ARAÚJO, Joseane Gomes deA formação de professor atravessou vários períodos até chegar aos dias atuais, com o surgimento da educação superior em Geografia sentiu-se a necessidade da criação de políticas públicas que pudessem ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e auxiliar no processo de instrução do conhecimento de licenciandos. Nessa perspectiva, foram criados programas de iniciação à docência no âmbito universitário, com o objetivo de valorizar o magistério e inserir o licenciando na Educação Básica. O Colégio Estadual de Serrolândia (CES) foi beneficiado com o Subprojeto intitulado “Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar”, que se tornou de grande importância para a formação dos licenciandos e dos alunos da instituição de ensino contemplada. Essa monografia tem como objetivo analisar a contribuição do PIBID na formação dos professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus IV. Pode-se concluir que, os pontos positivos atribuídos à atuação do licenciado na escola durante a participação no PIBID, vão muito além do ambiente escolar ao qual ele está inserido no decorrer desse processo, e contribuem sobretudo com a construção da identidade docente. O foco dessa pesquisa foi de analisar as práticas de ensino, Roda de Conversa, Café Filosófico e Aulas Coparticipadas desenvolvidas no Subprojeto que contribuem para a construção do conhecimento dos graduandos.
- ItemDiagnóstico das práticas educativas e metodológicas dos professores de geografia do ensino fundamental II de Jacobina: com ênfase no trabalho de campo.(2011-03-18) MAIA, Elis Carla de Souza; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como tema A Construção do Saber Geográfico nos Trabalhos de Campo no ensino de Geografia no processo educacional do ensino fundamental (II) da zona urbana de Jacobina-Ba. O Problema central dessa pesquisa consiste em verificar até que ponto a construção do saber geográfico através dos trabalhos de campo está sendo valorizada e utilizada pelos professores no processo de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a forma com que os trabalhos de campo estão sendo desenvolvidos no processo de aprendizagem de Geografia, nas escolas da zona urbana da cidade de Jacobina-Ba. Para tanto, a metodologia utilizada segue a linha crítica dialética, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foram os questionários, que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que boa parte dos problemas nas Instituições escolares pesquisadas incide diretamente na questão da organização dos professores, pois alguns dos profissionais que lecionam Geografia não são especificamente graduados no curso. Verificou-se, ainda, que há dificuldades encontradas pelos professores em aplicar metodologias diferenciadas, como as aulas de campo, por exemplo, apesar de conhecerem a importância da mesma. Ainda sobre esse assunto, foi constatado que boa parte dos alunos entrevistados não tinha sequer noção do que seria a atividade. Apesar dos Coordenadores pedagógicos terem consciência da indispensabilidade das aulas de campo, muitos desconhecem ou não possuem mecanismos necessários para realizar essa tarefa.
- ItemEnsino de geografia e as impressões dos professores durante a situação epidemiológica da covid-19(2022) SANTOS, Jamille Martins dos ; LIMA, Natállia Vieira Nascimento ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos Lima
- ItemEstratégias de Aprendizagem no Ensino de Paisagem para alunos com Síndrome De Down(2011-11-15) CARVALHO, Alaíde Gonçalves; LIMA, Graciete Carneiro Oliveira; MATOS, Rosemeire Lopes; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO conhecimento do professor acerca das limitações e habilidades dos alunos especiais é fator primordial para a escolha de estratégias que potencializem a aprendizagem dos conteúdos escolares por esses discentes. Diante desse fato, esta pesquisa objetiva investigar a articulação de estratégias de aprendizagem no ensino dos conteúdos geográficos de paisagem para alunos portadores da síndrome de Down. Fundamentado nos pressupostos do enfoque crítico dialético, o procedimento metodológico utilizado para elucidar o fenômeno investigado, caracteriza o estudo como pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que as estratégias de aprendizagem possivelmente mais eficientes para potencializar a aprendizagem dos alunos portadores da síndrome de Down acerca dos conteúdos de paisagem, referem-se aquelas que trabalham a memória visual, como por exemplo, as aulas de campo, as fotografias e os desenhos, pois, como esses discentes possuem dificuldades de abstração e concentração, essas estratégias além de despertarem um maior envolvimento e interesse dos educandos, possibilitam a construção do conhecimento a partir do concreto, do vivido pelo aluno.
- ItemEstudo sobre a utilização do Mangá para o ensino de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar(2018-06-15) JUNIOR, Reinaldo Oliveira Dantas ; GÓES, Liliane Matos; NUNES, Marcone Denys dos Reis; FERREIRA, Carlos LimaMangá é o termo que se refere as histórias em quadrinhos oriundas do Japão que adentraram o Brasil durante o século XX, principalmente no período após a Segunda Guerra Mundial em função do processo de reestruturação. É um meio de comunicação de massa que apresenta características singulares em relação a outras histórias em quadrinhos, comum em bancas de revistas e livrarias brasileiras, tornou-se alvo de trabalhos acadêmicos e atrai a atenção de jovens e adultos de diferentes idades e gêneros. Sobre isso, cabe pensar o destaque que o mangá ganhou entre os jovens na sociedade brasileira e em como essa forma de linguagem pode ser utilizada na qualidade de recurso didático para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos.Desse modo, o presente trabalho tem a seguinte questão norteadora: o mangá apresenta potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos e conceitos da Geografia Escolar? Para solucionar tal questionamento este trabalho tem como objetivo geral estudar a construção histórica do mangá e sua difusão para o Brasil, e a possibilidade de utilização para o ensino de Geografia Escolar. O delineamento desta pesquisa segue em uma abordagem qualitativa caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e documental com base nos estudos de Gil (2010) e Marconi & Lakatos (2003) com alcance exploratório e descritivo, e as etapas seguidas no processo foram: definição dos objetivos, constituição de um quadro de referência, seleção dos documentos analisados, definição de unidade de análise, definição das regras de enumeração, e por fim, tratamento e interpretação do mangá por meio da análise de aspectos textuais e imagéticos. Desse modo, por critério de quantidade de volumes que as séries possuem, houve a seleção de cinco obras sendo elas: The God's Lie; The Wedding Eve; Hiroshima, a Cidade da Calmaria; Tom Sawyer; Naruto: O Livro Secreto do Guerreiro - Guia Oficial dos Fãs. A partir da análise dos mangás mencionados, foram encontrados elementos aos quais possibilitam a utilização para o ensino de Geografia Escolar na Educação Básica (séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) em temáticas como: paisagem, espaço geográfico, noções cartográficas, globalização, cultura, gênero, dentre outras. Os resultados de pesquisa consistiram na interseção entre a Literatura e a Geografia que possibilitou constatar a invisibilidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia em relação ao uso das histórias em quadrinhos no ensino. Também constatou-se a presença de elementos capazes de auxiliar no ensino de temas transversais e o potencial de tais materiais, mais especificamente os mangás, como linguagem alternativa para o ensino de conteúdos e conceitos geográficos
- ItemFatores que impedem a inclusão de alunos surdos no sistema regular de ensino nas escolas municipais no município de Jacobina, Bahia. Desafio para uma educação inclusiva.(2008-11-10) OLIVEIRA, Itanna Ribeiro de; NUNES, Viviane Santos; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SOUZA, Antonieta Leolina de; SANTOS, Edel Isamar Martins dos; NUNES, Jacy Bandeira AlmeidaA presente pesquisa buscou analisar os fatores que impedem a inclusão de alunos surdos no ensino regular no município de Jacobina, Bahia, através de uma abordagem Trânsito-Dialético, uma vez que para as Ciências Geográficas os questionamentos apresentados em forma de hipóteses podem ser referendadas mediante a relação dos sujeitos participantes da mesma. Os resultados apresentados se reportam às questões das dificuldades dos professores em desenvolver um trabalho eficiente com alunos surdos pelo desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, gerando a falta de comunicação entre os atores do processo ensino-aprendizagem; tal situação se dá em função da não capacitação no exercício de formação continuada, principalmente por não haverem Políticas Públicas no municipio de Jacobina, apesar da Lei 9.394/96 explicitar tal necessidade.
- ItemA linguagem da cartografia no ensino da geografia(2019-07) SILVA, Danielle Rocha Angelim da; SILVA, Josiane Jordão; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; ARAÚJO, Joseane Gomes de; NUNES, Marcone Denys dos ReisA Cartografia, no âmbito da Geografia Escolar se apresenta como uma linguagem que permite a representação dos fenômenos que ocorrem no espaço, contribuindo com as discussões geográficas em sala de aula. Entretanto, a Cartografia na educação básica, muitas vezes, é vista como um conhecimento complexo tanto para os alunos como até mesmo para professores, o que contribui para o estudo generalizado dos conceitos cartográficos. Partindo dessa perspectiva, diversos fatores como as metodologias de ensino dos professores e os materiais didáticos utilizados influenciam notoriamente no processo de ensino e aprendizagem dessa linguagem. A pesquisa traz a seguinte pergunta: Quais os principais problemas que os professores de Geografia do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Souza encontram para trabalhar a linguagem cartográfica? O recorte espacial escolhido foi a cidade de Serrolândia, Bahia, tendo como sujeitos/participantes da pesquisa docentes que lecionam Geografia nessa unidade escolar. O objetivo do trabalho foi analisar os principais problemas que esses professores se deparam ao trabalharem a linguagem cartográfica, bem como contribuir, por meio de propostas didáticas, com a prática docente dos sujeitos da pesquisa. Visando alcançar o objetivo do trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa, visto que essa permite uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Em relação ao método a pesquisa seguiu os procedimentos técnicos do estudo de caso. Buscando fundamentar as discussões realizadas no trabalho foram utilizados os procedimentos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, além da pesquisa de campo que permitiu uma interação com a realidade em que o fenômeno estudado ocorre. As práticas docentes são importantes no que se refere a Cartografia Escolar, entretanto vários fatores que cercam essa profissão acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem do saber cartográfico. A partir da pesquisa percebeu-se que a realidade em que os professores do COMAGS são submetidos não foge do cenário educacional brasileiro, em que a precarização da educação é infelizmente mais um obstáculo a ser enfrentado pelo profissional docente.
- ItemO potencial da webquest para a aprendizagem da educação ambiental(2012) PEREIRA, Udiane dos Santos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; NUNES, Marcone Denys dos ReisO presente trabalho tem como intuito apresentar o processo e os resultados do desenvolvimento de um minicurso com alunos do ensino fundamental. Para isso, foi preciso que os discentes executassem as atividades propostas numa webquest, articulando pesquisas na internet e atividades de campo sobre os problemas socioambientais na cidade de Morro do Chapéu – Bahia; a fim de buscar constatar o potencial do uso da webquest na aprendizagem sobre Educação Ambiental. A modalidade de investigação utilizada foi a pesquisa-ação. As atividades desenvolvidas no minicurso e propostas na webquest contemplaram a realização de atividade de campo, de forma coletiva, para que os alunos apontassem os problemas socioambientais existentes na cidade; a delimitação e o registro fotográfico do problema; a construção dos caminhos para a busca de possíveis soluções; a socialização para os demais alunos por meio de pequenos vídeos e apresentações eletrônicas. A construção do referencial teórico estabeleceu a interlocução com: Demo, Tripp, Martins Fernandes, Paulo Freire, Pierre Lévy, Galiazzi, Vidal, Heerdt e Finck Brandt. Com os resultados obtidos com a realização do trabalho, pode-se comprovar a importância de se criar situações significativas, utilizando a pesquisa como princípio educativo. Com a metodologia desenvolvida os alunos leram, discutiram, escreveram sobre os problemas socioambientais, apontaram soluções possíveis com execução das atividades disponibilizadas na webquest, garantindo alcance dos objetivos propostos. Diante a isso, pôde-se constatar o potencial significativo da webquest para promover maior mobilidade e dinamismo no processo de ensino aprendizagem, na educação ambiental e na inclusão digital dos alunos.
- ItemO processo de desmembramento do município de Serrolândia-Bahia e a emancipação politíca do município de Quixabeira-Bahia: uma análise das relações políticas e identitárias entre os anos de 1980-2010(2019-07) RODRIGUES, Alane Silva Oliveira; CUNHA, Rahul Gustavo Novaes ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes de; LIMA, Jamile da SilvaCompreender como as relações históricas e políticas da população residente nos municípios de Serrolândia-BA e Quixabeira-BA influenciaram na construção dos signos e significados após o processo de fragmentação municipal é o objetivo principal desta pesquisa. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, com a utilização de levantamento bibliográfico, análise de documentos, pesquisa de campo e aplicação da técnica de entrevista. No decorrer do trabalho traçamos uma discussão acerca do conceito de lugar e território, relacionando com a identidade e cultura, discutindo a relevância que uma identidade tem sobre o lugar. Os apontamentos da pesquisa, demostram que o processo de Desmembramento do município de Serrolândia e emancipação de Quixabeira foram construídos através de sujeitos que enraizaram suas identidades no lugar, revelando que os interesses políticos individuais, atrelado ao desejo de apropriação do espaço coletivo de certos sujeitos influenciaram o acontecimento do fenômeno de fragmentação territorial e criação do município Quixabeira.
- ItemProfessores de Geografia em contextos de diversidade: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda - Comuja na cidade de Jacobina - Bahia(2018-06-15) BISPO, Jobison dos Reis; MATOS, Vanderleia Carneiro de; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes; SOUSA, Antônia Euza Carneiro depresente trabalho intitulado PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: um estudo de caso no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA na cidade de Jacobina – Bahia, teve como objetivo principal compreender como as questões de diversidade de raça/etnia, gênero e sexualidade podem ser/são trabalhadas nas aulas de Geografia, se caracterizando como uma pesquisa qualitativa em educação, na qual utilizou-se do método de estudo de caso e as ferramentas de coleta de dados foram: entrevista, questionário e a análise documental, fundamentando-se nos estudos de Ludke e André (2015). Dividida em três partes, sendo a primeira a revisão de literatura, apresentando os principais conceitos abordados na pesquisa defendidos por autores como Silva Junior [et al] (2016), Carreira (2016), Costa e Teles (2011) Pocahy (2011), Piscitelli (2008) e Silva (2008); na segunda parte realizou-se a análise do contexto formal/documental no qual os professores de Geografia estão inseridos, visando identificar a presença das interseccionalidades de raça/etnia, gênero e sexualidade nos Planos Nacional, Estadual (Bahia) e Municipal (Jacobina) de educação e Projeto Político Pedagógico do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda- COMUJA; na terceira e última parte realizou-se o diálogo/análise a partir das entrevistas e questionários aplicados, partindo da exposição do perfil profissiográfico dos docentes participantes da pesquisa. Como principais resultados, foi possível perceber que o contexto em que os professores estão inseridos é marcado por uma abordagem pouco significante das questões de diversidade, com exceção para o Projeto Político Pedagógico analisado, o perfil profissiográfico é marcado por tempo de serviço maior que dez (10) anos, a maioria dos professores possuem formação continuada/em exercício, porém nenhum é formado na área de educação e diversidade, todos os docentes entrevistados afirmam que a disciplina de Geografia pode contribuir para tais debates e todos destacam como isso pode ser/é feito no cotidiano escolar, além disso a resistência a debates voltados para questões de gênero e sexualidade foi algo presente nas falas dos entrevistados vistos como “temas polêmicos” pelos mesmo.
- ItemReforma curricular em geografia na Universidade do Estado da Bahia: construção social e o papel dos sujeitos em uma teia de significações entre o pensado e o possível(2017-08-04) NUNES, Marcone Denys dos Reis; STRAFORINI, Rafael; AMORIM, Raul Reis; ROSA, Maria Ines Petrucci Rosa; ASCENÇÃO,Valeria de Olveira Roque; GIROTTO, Eduardo DonizetiA discussão ora exposta, propõe uma reflexão de aspectos relevantes da teoria curricular, traçando um paralelo entre o currículo prescrito e o currículo vivenciado nas práticas cotidianas pedagógicas desses profissionais, superando a ideia de uma hegemonia curricular formal em detrimento das práticas pedagógicas cotidianas vivenciadas nos espaços escolares e fora deles como sujeitos produtores de sentidos, compreendendo que a produção dos currículos formais e a vivência do currículo são processos cotidianos de produção cultural, que envolvem relações de poder tanto em nível macro quanto micro. Trazemos como questão de pesquisa: quais sentidos discursivos de conhecimento escolar estão em disputas nos movimentos de permanências e mudanças curriculares do curso de Licenciatura em Geografia na Universidade do Estado da Bahia/Campus IV-Jacobina? Os discursos evidenciados trazem elementos que denotam a necessidade de relacionarmos as práticas curriculares, a fluidez do currículo como artefato social, a partir das discussões acerca dos padrões de estabilidade e padrões de mudança, a partir do conjunto de ações que sustentam o currículo. Compreender esta lógica, mesmo que não saibamos de imediato ou com total clareza com quais propósitos e intencionalidades elas se manifestam, torna-se fundamental a fim de identificarmos os elementos pelos quais, dentro da teoria curricular, trazem reflexos e influenciam na estrutura do conhecimento escolar e na formação dos profissionais de educação, no nosso caso, os profissionais da Geografia. Buscaremos, a partir destas questões chave explicitadas relacioná-las com o processo de reforma curricular da UNEB, à maneira como este currículo formal foi implementado, sendo os sujeitos envolvidos neste processo, os docentes do referido curso e como se dão as relações de poder, conflitos ideológicos, processos de (re)significação do conhecimento, estabilidades e mudanças do currículo em questão. Portanto, pensaremos as questões curriculares a partir do entendimento do currículo como uma construção social, uma teia de significados pautada nas questões sociais na construção do conhecimento escolar. Numa perspectiva do currículo enquanto agente político, ideológico e cultural, entrelaçado e transformado/construído cotidianamente através dos discursos, das relações de poder, superando a dicotomia, do embate surgido entre currículo prescrito e vivido, através do reconhecimento espaço-tempo como elemento central no crescimento dos estudos culturais acerca do currículo, destacando as influências dos estudos curriculares na formação dos profissionais de Geografia, a partir da reforma curricular na Universidade do Estado da Bahia ocorrida na primeira década deste século.
- ItemRelevância social do ensino de geografia na contemporaneidade: desafios de ensinar e aprender no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro(2021) SILVA, Carina Moura ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico tem como objetivo Investigar a Relevância Social do Ensino de Geografia a partir do Ensino Remoto, problematizando de que forma tem ocorrido o ensino remoto nas aulas de Geografia na contemporaneidade, e suas consequências no processo de Ensino e Aprendizado, bem como, discutir a condição da escola pública em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto e o uso das tecnologias neste contexto. A relevância social da Geografia nos dias atuais resulta muito do processo de ensino e aprendizagem, de como essa disciplina está sendo trabalhada nas escolas, como são os desafios de ensinar e aprender, tendo em vista que a percepção do aluno acerca do ambiente de estudo caracteriza a condição daquela escola, ou melhor o clima escolar da mesma. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia aqui apresentada é de caráter qualitativa que tem como base a pesquisa bibliográfica e a Pesquisa de Campo, que foi por meio da observação sistemática e para um resultado mais palpável foi aplicada uma entrevista através do Google Forms, com 17 questões relacionadas a relevância social da Geografia e o Ensino Remoto, para os alunos da 1° a, b e c série do Ensino Médio. Após análise dos resultados da pesquisa pode-se perceber, que o ensino de Geografia é de extrema relevância para formação do aluno. Sendo assim, torna-se necessário novas reflexões acerca da realidade da sala de aula, com a utilização dos recursos tecnológicos, tendo em vista o desafio de ensinar e aprender nas aulas online. Pois o ensino remoto é uma nova forma de aprendizagem na contemporaneidade
- ItemO território de Nova Palmares: relações de poder, manutenção e permanência(2011) Oliveira, Juçana Múcia Silveira; Santana, Érica rosa de; JESUS, Fábio Nunes; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; NUNES, Marcone Denys dos ReisO trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar de que forma as relações de poder interferem na organização territorial no assentamento Nova Palmares no município de Conceição do Coité –Ba. Além disso foi necessário investigar quais os mecanismos de resitência e permanência que fortalecem a luta dos trabalahdores rurais. A base teórica que oferece subsídios a parte empírica do trabalho apresentou estudos de Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Milton Santos, Caio Prado Junior, Antônio Carlos Robert de Moraes, entre outros. As temáticas mais recorrentes abordaram sobre o conceito de reforma agrária, sobre a estrutura fundiária brasileira, a origem e a trajetoria do MST, conceito de território e poder e a realidade do assentamento estudado que corresponde o estudo de campo da pesquisa. Através do método dialético foi possível investigar a forma com que as relações de poder interferem na organização de um território, o enfoque qualitativo foi utilizado, além da estrevista estruturada como técnica de coleta de dados. No território de Nova Palmares as relações de poder podem ser analisadas a partir de duas vertentes: Relaçãos internas e externas de poder. As relações estabelecida entre os assentados rurais classificadas como internas visam a conquista de melhorias para toda a comunidade, entretanto as relações externas caracterizadas pelo poder público local e assentamento rural, são relações conflituosas que se expressam através da falta de investimentos públicos no local.
- ItemO uso de jogos didáticos para o ensino de geografia: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem(2019-07) SANTOS, Adelvan Ferreira; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; MAIA, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre atraíram a atenção dos indivíduos, seja pelo lado recreativo ou pelo anseio em batalhar por bens em disputas com jogos de azar. Na educação, os jogos podem se fazer um recurso didático que torna as aulas dinâmicas, atraindo a atenção dos estudantes nas diferentes faixas etárias e ciclos formativos. Apoiado nessas afirmativas, esta pesquisa pretende responder sobre: quais são as contribuições dos jogos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Geografia? Desse modo, a pesquisa objetivou fazer uma análise sobre tais contribuições no Ensino Fundamental II do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Para tanto, foi realizado um diagnóstico a respeito do uso desses recursos pelos professores de Geografia da referida instituição. Ademais, foram produzidos 2 jogos didáticos destinados à aplicação em turmas do 6° ano, 6° e 7° ano da Educação de Jovens e Adultos e 9° anos. A partir disso foram analisadas suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. Temos como metodologia a pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação, que nos permitiu diagnosticar a prática dos professores e intervir a partir da aplicação dos jogos didáticos. Como dispositivos de pesquisa, nos valemos da produção dos jogos e das observações participantes durante sua aplicação e obtivemos os resultados através das entrevistas semiestruturadas direcionadas aos quatro professores participantes. Foi constatado que esses recursos podem ser elaborados de modo a contextualizar os conteúdos a partir do espaço vivido dos sujeitos, possibilitando a apreensão do conhecimento de forma lúdica, tornando os estudantes mais participativos durante as aulas de Geografia.