Navegando por Autor "Mutim, Avelar Luis Bastos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dimensão educativa da participação das trabalhadoras na gestão do sindicato dos trabalhadores rurais e agricultores familiares de Serrinha(2009) Nascimento, Telma Regina Batista; Mutim, Avelar Luis Bastos; Marques, Zoraya Maria de Oliveira; Macedo, Roberto SidneiO estudo analisou a inserção das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha, enquanto elemento cultural que indicou o fortalecimento da democracia legitimada pela diversidade da participação, que nesse particular se confundiu com a própria história de emancipação dessas trabalhadoras, deixando transparecer a dimensão educativa dessa participação social. Diante disto, a dissertação buscou três momentos. Inicialmente priorizou os estabelecimentos de um marco referencial para o projeto de pesquisa, o qual priorizou a discussão da participação e da sua dimensão educativa no âmbito das especificidades socioambientais e sociopolíticas do Território do Sisal. Para tanto, tomou como referência a organização das trabalhadoras rurais rumo à consolidação do direito de filiação no SINTRAF Serrinha, no cenário histórico marcado pela contestação política dos trabalhadores rurais frente à hegemonia do poder público municipal na gestão da entidade. Em seguida apresentou a metodologia da pesquisa, cuja prioridade foi a concepção qualitativa, que no âmbito do estudo do tipo etnográfico, priorizou a abordagem etnopesquisa com enfoque fenomenológico. As informações primárias foram colhidas através de observação e entrevista semiaberta, ao tempo em que as informações secundárias surgiram da análise documental de atas, livros de presença e livros de registro de filiações. Por último, a pesquisa demonstrou que de fato a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais na gestão do SINTRAF Serrinha realimentou transformações políticas, não apenas de ordem pessoal, através do fortalecimento da autonomia dessas trabalhadoras, como de ordem institucional, através do aprofundamento democrático da gestão da entidade. Mais que isso, faze-se mister criar condições político-culturais para que a participação das trabalhadoras supere a invisibilidade e possibilite um maior compartilhamento do poder decisório na entidade. Diante dessas conclusões e da necessidade de fortalecimento político das trabalhadoras nas instâncias de poder do SINTRAF Serrinha, recomendamos novos estudos que verifiquem se a dimensão educativa da participação das trabalhadoras rurais seria um fenômeno presente em outros sindicatos rurais do Território do Sisal e quais desdobramentos estariam produzindo para o desenvolvimento local sustentável.
- ItemGestão democrática e participação: estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de Salvador(2019-04-12) Silva, Nadja da Cruz; Nunes, Eduardo José Fernandes; Cunha, Maria Couto; Mutim, Avelar Luis BastosA presente dissertação teve como objetivo analisar a gestão escolar em uma instituição de ensino do Sistema Municipal de Educação de Salvador. Outrossim, o trabalho visa a compreender a forma de a instituição escolar seguir princípios democráticos e participativos nos processos de decisão. Para o desenvolvimento do trabalho, foi necessário examinar o conceito da gestão escolar democrática e seus documentos legitimadores no sistema de ensino público. Ademais, empregou-se a análise dos elementos indicadores da configuração dos processos democráticos no contexto da escola, a exemplo da elaboração do Projeto Político Pedagógico, o processo de escolha do diretor da instituição e as suas respectivas práticas e ações do conselho escolar. O estudo ateve-se a responder a seguinte questão: De que forma a gestão escolar na rede pública municipal de Salvador segue os princípios democráticos e participativos nos processos de decisão? Para tanto, buscou-se como caminho para respondêla os objetivos específicos: analisar as orientações do sistema nacional de ensino para implementação da gestão escolar democrática; verificar os processos utilizados pelo Sistema de Ensino Municipal de Salvador para a escolha dos gestores escolares com vistas a uma gestão democrática conforme a legislação educacional em vigor; analisar a atuação do conselho escolar no que tange a participação dos seus membros nos processos de decisão da escola. A metodologia traçada para o estudo apresenta uma abordagem qualitativa com estudo de caso em uma escola pública situada no bairro do Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Como procedimentos para coleta de dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas com a comunidade escolar (8 professores, 3 pais, diretor, vice-diretor, 7 representantes do conselho escolar e 5 alunos) e a responsável pelo setor de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Salvador, além de análise documental através de leis, decretos e regimentos da gestão escolar no âmbito nacional e no município de Salvador. O estudo tratou de contextualizar a influência dos processos administrativos na gestão escolar, bem como a influência da legislação nacional e soteropolitana acerca da organização e funcionamento da gestão escolar democrática na rede pública de educação. Os achados apresentados pelos sujeitos da pesquisa evidenciam que viabilizar uma gestão escolar consoante princípios democráticos requer transpor barreiras do escrito nas leis e documentos e efetivar-se de maneira prática, vivenciar através da participação as ações democráticas. Constatou-se também que a estrutura organizacional e a gestão escolar articuladas pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador através de suas ações limitam a participação dos sujeitos e por conseqüência, refletem-se na comunidade escolar.