Navegando por Autor "Mota Júnior, Antônio de Macêdo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesafios contemporâneos da administração universitária: um estudo das dimensões política, organizacional, cultural e econômica na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)(2022-12-15) Mota Júnior, Antônio de Macêdo; Fialho, Nadia Hage; Conceição, Sergio Henrique da; Oliveira, Carlos Eduardo Cardoso de; Verhine, Robert Evan; Pimenta, Lídia BoaventuraEsta pesquisa apresenta o tema da administração universitária no âmbito das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), tendo como objeto e recorte a organização político-institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), considerando os desafios da Contemporaneidade. Como objetivo principal, a pesquisa se propôs investigar a organização político-institucional dessa Universidade pública do interior da Bahia, como expressão de sua administração universitária, em função dos desafios da Contemporaneidade. Para atingir tal objetivo, foi necessário explorar o campo teórico da Administração Universitária no Brasil, interpretar os desafios da atividade universitária na Contemporaneidade e analisar os desafios identificados a respeito do seu impacto na organização político-institucional da UEFS. Para tanto, esta investigação empírica é caracterizada como uma pesquisa social aplicada, de abordagem qualitativa e natureza exploratório-descritiva, tendo o estudo de caso, como estratégia, e como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas com análise temática de conteúdo. Como resultados, a pesquisa apresenta arranjos dimensionais de análise a priori, que se relacionam aos desafios da atividade universitária na Contemporaneidade, considerando o impacto na organização político-institucional, como expressão da administração universitária na UEFS. Dessa maneira, esta investigação assume a perspectiva dimensional acadêmica como finalística e estruturante, representada pela oferta de atividades universitárias (ensino, pesquisa e extensão). Além disso, os resultados comprovam que os arranjos dimensionais propostos interferem e influenciam na organização político-institucional da UEFS, em função dos seguintes desafios da Contemporaneidade: democratização do acesso e permanência (perspectiva dimensional política); decisão colegiada (perspectiva dimensional organizacional); relevância social (perspectiva dimensional cultural); e sustentabilidade financeira (perspectiva dimensional econômica).
- ItemPolítica de Financiamento para as Universidades Estaduais Baianas: Dimensões Relevantes à Compreensão das Demandas por Recursos Públicos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)(2017) Mota Júnior, Antônio de MacêdoEsta pesquisa tem como tema a política de financiamento para as Universidades Estaduais Baianas (UEBA), tendo como seu objeto a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com o objetivo principal de investigar dimensões relevantes à compreensão das demandas por recursos públicos no processo de financiamento da UEFS, no período de 2005 a 2014. Este estudo exploratório-descritivo, preliminarmente, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental para contextualizar a origem e expansão da atividade universitária; bem como para caracterizar aspectos da política pública para a educação superior na Bahia e no Brasil, principalmente no que diz respeito à oferta e ao financiamento. A partir desses pressupostos teóricos, realizou-se uma análise exploratória – considerando o financiamento como categoria estruturante da qual as demais se originaram – desdobrada em oito categorias (graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assistência estudantil, corpo docente, corpo técnico-administrativo e infraestrutura), utilizando perspectivas de natureza monetária e não monetária para identificar dimensões relevantes à compreensão das demandas por recursos públicos no processo de financiamento da UEFS, no período de 2005 a 2014. Os resultados obtidos sinalizam um diálogo com o paradigma multidimensional da gestão educacional, abordado por Sander (1995), e identificam três dimensões relevantes no período pesquisado: a oferta de atividades universitárias (dimensão pedagógica); a política de pessoal (dimensão política), no que se refere à qualificação docente, à valorização do corpo técnico-administrativo e à assistência estudantil; e a infraestrutura (dimensão econômica), no que se refere à manutenção e expansão dos investimentos em infraestrutura da instituição. Como produto, esta pesquisa apresenta uma Nota Técnica, de caráter político-normativo, destacando as dimensões relevantes no processo de financiamento da instituição, visando contribuir e subsidiar a discussão, implementação e aperfeiçoamento de uma política de financiamento para as UEBA, que garanta a sustentabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão do sistema estadual de educação superior, diante de um cenário vivenciado de dificuldades e limitações financeiras.