Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Miranda , Mayana Galdino"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Influências das experiências de infância na concepção de professoras da educação infantil: relações entre a trajetória de vida e a prática pedagógica
    (Universidade do Estado da Bahia, 0018-07-25) Miranda , Mayana Galdino; Almeida , Márcia Tereza; Lima, Lilian Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de
    O processo formativo do(a) professor(a) é atravessado por diversos saberes e experiências construídos ao longo de sua trajetória de vida. Compreender a formação docente sob uma perspectiva humanizada e sensível é essencial, sobretudo na Educação Infantil, onde a relação com a criança exige escuta, empatia e presença afetiva. Este estudo teve como objetivo responder à seguinte questão: de que forma a trajetória, as experiências e os referenciais pessoais de cada professora impactam sua prática e o olhar que desenvolvem sobre a criança? A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou compreender até que ponto as experiências vividas na infância influenciam a concepção que professoras constroem sobre o ser criança e sobre sua própria prática pedagógica. Para embasar as análises e ampliar as discussões, foram utilizados referenciais teóricos como TARDIF (2002), FREIRE (2009), JOSSO (2004), CERISARA (2002), ALMEIDA (2015), LARROSA (2002), NÓVOA (2005) e PIMENTA (2002), entre outros autores. A investigação contou com a colaboração de três professoras da Educação Infantil, que compartilharam relatos sobre suas memórias de infância, o ingresso na docência, suas concepções sobre crianças e infâncias, e como percebem a relação entre suas vivências infantis e as das crianças com quem atuam. Ao longo do estudo, foi possível perceber como as marcas da infância se manifestam na construção de suas concepções e práticas pedagógicas, evidenciando a importância de considerar a história de vida do educador no processo formativo e nas relações estabelecidas com as crianças no cotidiano escolar. Palavras-chaves: Identidade docente; Histórias de vida; Educação Infantil; Prática docente
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais