Navegando por Autor "Menezes, Jaci Maria Ferraz"
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- ItemÉ pra descer quebrando: o pagode e suas performances para a educação das relações etnicorraciais no currículo escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Santana, Elizabete Conceição; Azevedo, Amailton Magno; Castro Júnior, Luis Victor deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.
- ItemA história da educação de Valença – segunda metade do século XX: memória de professoras negras(2015-11-10) Mariano, Maria José; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Dorneles, Malvina do Amaral; Motta, Diomar das Graças; Santana, Elizabete Conceição; Paz, Maria Glória daEsta tese tem como objetivo principal compreender como se deu historicamente o processo de entrada e permanência de professoras negras nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Valença- BA. Tendo como objetivos específicos buscar discutir questões que expressem novos olhares acerca da educação em Valença; dar visibilidade às trajetórias das professoras negras no campo educacional; produzir conhecimento com vistas ao fortalecimento da rede de pesquisa sobre a História da Educação da Bahia. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo o uso da História Oral, na modalidade relatos orais. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas. A escolha das entrevistadas foi norteada por critérios qualitativos se atendo a nossa opção metodológica. Realizamos dez entrevistas, incluindo a autora desse estudo, seguindo os critérios previamente definidos, ou seja: informantes que se autodeclarassem negras; que fossem professoras do ensino fundamental em Valença e que demonstrassem interesse em participar, como informantes, da pesquisa. Dentre os aspectos que conseguimos apreender a partir da análise dos depoimentos das entrevistadas, ficou evidente que a história da educação da cidade de Valença foi marcada pela a ausência do Estado no sentido de empreender políticas públicas com vistas a garantir acesso e permanências dos filhos das famílias valencianas; também pode se perceber a grande luta das entrevistadas que, à custa de grandes sacrifícios das suas famílias e de si próprias, ―transformaram‖ a falta de condições socioeconômicas e a sua condição de pessoa negra em estratégias de resistência de enfrentamento e de construção de identidade, conseguindo permanecer na escola, galgar a carreira do magistério, aprendendo a serem professoras no processo permanente de educar-se e reeducar-se que, ocorre em diversos espaços que antecedem a entrada na escola, como na família, nas experiências como estudantes, na constante luta por formação docente.
- ItemUm olhar sobre as Ciências Sociais na Bahia: história de um campo em formação(2019-08-20) Cruz, Luciana Pereira de Oliveira; Souza, Sueli Ribeiro da Mota; Almeida, Claudio Roberto dos Santos; Couto, Edilece Souza; Brito, Gilmario Moreira; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Vieira Filho, Raphael RodriguesEsta tese analisa a História das Ciências Sociais na Bahia, desde a origem dos primeiros registros de estudos sobre temas sociais até a formação dos cursos na atualidade. Tendo como objetivo principal fazer uma reflexão sobre a trajetória de vida e experiências de sujeitos envolvidos com o tema em diferentes períodos históricos e contextos. Trata de discutir a presença dos primeiros pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudaram temas sociais na Bahia; as influências de diferentes áreas de conhecimento (medicina, direito e engenharia), para formação dos primeiros grupos de interpretes da sociedade baiana e os estudos de comunidade. Entre estes interpretes estão: Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Manuel Quirino, Gilberto Freyre, Donald Pierson, Charles Waghey. Apresenta a formação das primeiras instituições de ensino superior do Estado; da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade da Bahia. Destaca a criação do curso de Ciências Sociais na UFBA, com a participação de Isaias Alves, Anísio Teixeira, Thales de Azevedo, Luiz Aguiar Costa Pinto, Guerreiro Ramos e Vivaldo Costa Lima; as Escolas de Sociologia e Política de Salvador e Vitória da Conquista. Além de destacar a presença feminina de professoras e pesquisadoras como Ruth Landes, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Edith Mendes da Gama de Abreu, Zahidé Machado Neto, Maria Davis de Azevedo Brandão, Consuelo Pondé de Sena e Josildeth Consorte que desenvolveram estudos sobre temas sociais na Bahia. É uma pesquisa histórico e documental realizada nos Arquivos do Departamento de Ciências Sociais da UFBA; nos Arquivos do Museu Pedagógico de Vitória da Conquista (UESB); nos Arquivos de Teses Raras da Biblioteca dos Barris em Salvador-BA; no Arquivo Municipal de Salvador. Baseado na análise de teóricos como E.P.Thompson, Sergio Miceli, Thales de Azevedo, Lucia Luppi de Oliveira, Enrique Dussel, investiga como ocorreu a formação em Ciências Sociais no Estado. Por último, analisa a construção do curso na UFBA, UESB e UNEB a partir da matriz curricular em cada instituição e quais os desdobramentos para produção de conhecimento na Contemporaneidade.
- ItemO palhaço-educador: arte e educação para a sustentabilidade nos Parques de Pituaçu e Abaeté, Salvador, Bahia(2016-05-04) Sant'anna, Igor Rodrigues de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Gallo, Fabio Dal; Silva, Rogério Goulart da; Nascimento, Antônio Dias; Menezes, Jaci Maria FerrazNesta tese é analisado o encontro entre a arte do palhaço e as práticas de educação social presentes no projeto político-pedagógico do Centro Cultural de Desenvolvimento Escologia, no Parque de Pituaçú, e da Casa da Música, no Parque do Abaeté, ambas situadas na cidade de Salvador-Ba. Busca-se compreender como o processo educativo que há nos bastidores destas experiências colabora com a apropriação simbólica, ampliação da participação social no território e o uso sustentável de espaços públicos socioambientais, e qual a contribuição do palhaço-educador para tais manifestações. A metodologia da pesquisa se embasa na construção analítica da trajetória de vida do pesquisador, enquanto um palhaço-educador, como ponto de partida para uma pesquisa-ação (BARBIER, 1985,2002) implementada através da realização do curso de formação em palhaço-educador dentro do Projeto Pé de Circo no Parque. Foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com gestores dos parques, coordenadores das práticas socioeducativas e participantes do curso de formação em palhaçoeducador. A arte do palhaço (KASPER, 2004; REIS, 2010) associada à educação social (ZUCHHETTI e MOURA, 2010; GOHN, 2010; OLIVEIRA, 2004) é capaz de impulsionar a ressignificação de espaços públicos socioambientais, como os parques de Pituaçú e Abaeté. Entremeada por princípios educativos pode ter um papel fundamental para a sustentabilidade de relações sociais e de fomentar a paz em ambientes hostis à vida. A expressão artística coletiva ativada por um palhaço como uma constante em espaços públicos pode contribuir para combater os problemas recorrentes na contemporaneidade como apropriação privada, individualismo exacerbado e apatia social. O palhaço-educador torna-se um catalizador das potências de sociabilidade dessas experiências, oras servindo de parâmetro auto analítico para as pessoas sobre os valores que circulam nas relações sociais, oras mediando a relação da sociedade com o espaço público e o meio-ambiente.
- ItemProcessos civilizatórios: espaço e cultura na revitalização do centro histórico de Salvador de 1960 a 2008(2009-09-14) Jesus, Cláudia Marciana Alves de; Gonçalves, José Manuel; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Silva, Maria Conceição Barbosa da Costa eA pesquisa em questão aborda os efeitos da Revitalização Urbana no Centro Histórico de Salvador-Pelourinho, Salvador-Bahia dotada de Patrimônio Cultural. Demonstra, através de uma discussão teórica, a associação dessa estratégia com os interesses de grupos econômicos e sociais ligados às escalas locais e globais. A paisagem urbana também é analisada através de sua materialidade simbólica, expressando os processos sociais e históricos da localidade. Nesse aspecto, constata que a Revitalização Urbana acaba espetacularizando o patrimônio cultural, e transformando num cenário para o turismo e o consumo. Realiza sua associação com o planejamento estratégico, com o emblemático programa de Revitalização do Centro Histórico de Salvador-Pelourinho de 1960 a 2008. A partir da análise do uso do solo nesse campo etnográfico e de seus fluxos turísticos, confirma-se a questão inicial dessa pesquisa. Entretanto, observa-se ainda a reação da população local a esse processo, ao detectar a formação de algumas territorialidades horizontais. A importância desse trabalho se resume no aprofudamento das cidades contemporâneas, sua lógica e conflitos de forma a contribuir com o desenvolvimento de novas linhas conceituais para a revitalização de centros históricos e planejamento das cidades futuras.
- ItemVozes de mulheres negras sob o impacto de ações afirmativas em educação(2015-05-06) Santos, Maria Durvalina Cerqueira; Mattos, Wilson Roberto de Mattos; Siqueira, Maria de Lourdes; Cunha, Silvio Humberto dos Passos; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Queiroz, Delcele MascarenhasEste estudo traz as Vozes de mulheres negras sob o impacto da educação afirmativa produzido nos pré-vestibulares para negras e negros, identifica as alterações que as intervenções pedagógicas implementadas pelos pré-vestibulares que compõem o FOQUIBA- Fórum dos Quilombos Educacionais – denominada educação afirmativa, produziram na vida material no aspecto sócio-político de mulheres negras egressas desses pré-vestibulares, alterações do ponto de vista da inserção social, da mobilidade social, e do engajamento político, vistos a partir da participação e na articulação em ações comunitárias, da participação em eventos sócio-políticos e grupos sociais, especialmente a família, da participação em eventos e grupos políticos, visto como ativismo negro ou militância político-social negra, identificadas a partir das narrativas das mulheres sujeitos da pesquisa que são participantes dos pré-vestibulares como estudantes, estudantes egressas, professoras, coordenadoras e diretoras, em uma abordagem fenomenológica, articulando diferentes metodologias, e novas tecnologias, tendo em vista o modo de ensinar e de aprender nesses espaços educativos que preparam para a inserção na universidade, tendo no combate ao racismo e suas consequências a principal intervenção da ação pedagógica, desenvolvendo uma Pedagogia antirracista, subsidiada por uma concepção de currículo que tem como foco a formação integral, do ponto de vista da construção da identidade, da identificação, da autoestima, da história de vida pessoal, e social das populações negras, a ancestralidade, articulação entre teorias e pratica de vida cotidiana, reforçando nas suas ações a educação como ação eminentemente política.