Navegando por Autor "Meira, Queila dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa, Elisabete da Silva; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Duarte, Rosinês de JesusEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo entende que a escola como ponto de encontro das diferenças étnicas e como local que pode ser espaço decisivo para diminuição e prevenção de preconceitos e do processo de exclusão social, visto que é capaz de promover discussões a respeito das diferenças, favorecendo, portanto, o reconhecimento e a valorização da contribuição cultural das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Surge então as seguintes questões: Na busca por uma valorização da identidade da criança negra, como a literatura afro-brasileira pode ser trabalhada na educação infantil? De que forma ela pode fortalecer processos de constituição identitária por meio da representação literária desde tenra idade? Para isso abordaremos a literatura afro-brasileira e sua ramificação pela literatura infantil que resulta na literatura infantil afro-brasileira, a qual possibilita a representatividade e a valorização da identidade cultural afro-brasileira na educação infantil de maneira lúdica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que visa o trabalho em conjunto entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. O principal objetivo proposto é apreciar a produção literária infantil afro-brasileira no ambiente escolar, resultando na criação de um material educativo lúdico, em formato de sequência didática que será o produto final desta pesquisa. A intenção deste texto é contribuir com a tarefa diária do professor, auxiliando-o a compreender o processo de formação da identidade cultural e perceber como a literatura pode se tornar uma ferramenta no combate ao racismo presente no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de ações voltadas para o reconhecimento da identidade da criança negra que, por vezes, sofre constrangimentos causados pelo preconceito no ambiente educacional. Embasarão esta pesquisa os estudos de Zabala (1998), Duarte (2008 e 2013), Hall (2000 e 2006), Gomes (2018) e Almeida (2019).
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa , Elisabete da SilvaA origem do Produto Educacional foi o trabalho de dissertação intitulado “A Literatura Infantil Afro-brasileira na Educação Infantil: Proposta de uma Sequência Didática” desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com a finalidade de colaborar com as práticas de ensino dos professores da educação infantil por meio de sugestões de sequencias didáticas envolvendo a literatura e o ensino lúdico voltados para a valorização da identidade cultural afro-brasileira.