Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Marques, Raissa de Jesus"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de jogos eletrônicos como recurso didático não convencional para o ensino de geografia na educação básica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Marques, Raissa de Jesus; Góes, Liliane Matos; Nunes, Marcone Denys dos Reis; Santos, Ivaneide Silva dos
    Este artigo reflete sobre o ensino de Geografia e o papel do(a) professor(a) no processo de incorporação de novos recursos didáticos que tornem as aulas de Geografia da Educação Básica mais dinâmicas e contextualizadas com a realidade dos(as) estudantes. Considerando a importância de adotar abordagens inovadoras que contemplem o perfil da atual geração, a pesquisa consistiu em investigar a questão-problema: quais as potencialidades e desafios da utilização de jogos eletrônicos como recurso didático não convencional no ensino de Geografia? Para isso, a pesquisa adotou a metodologia da pesquisa-ação, por compreender o processo colaborativo e cíclico de investigação, reflexão e ação, entre o(a) pesquisador(a) e os(as) participantes na resolução de problemas e na construção do conhecimento de forma prática. Com o foco na educação básica, a pesquisa foi desenvolvida com discentes das turmas 1ª séries do ensino médio do Colégio Estadual de Jacobina, localizado na cidade de Jacobina, Bahia. Os resultados evidenciaram que o uso dos jogos eletrônicos ao serem relacionados com os conteúdos de geografia em sala de aula promoveram uma maior interação e participação dos(as) estudantes na construção dos conhecimentos, de modo particular, os conceitos básicos sobre orientação e localização espacial, usando os instrumentos cartográficos contidos nos jogos. Por fim, as inferências ligadas a aplicação desta pesquisa foram promissoras, considerando que os(as) professores(as) de Geografia podem incorporar os jogos eletrônicos em suas práxis pedagógica, como um recurso complementar e inovador em suas aulas na Educação Básica para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, dinâmico e contextualizado.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais