Navegando por Autor "Maia, Kyara Kelly Rodrigues Santos"
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- ItemDesafios e estratégias na implementação das Leis nº10.639/03 e nº11.645/08: a experiência da disciplina habi na Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira em Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-18) Maia, Kyara Kelly Rodrigues Santos; Silva, Genilson Ferreira da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Reginaldo Conceição daO presente estudo reflete sobre a relevância da Educação para as relações étnico-raciais, analisando suas implicações e desafios na atualidade, bem como analisa como o professor da disciplina História e cultura Afro-Brasileira e Indígena (HABI), da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira, está desenvolvendo e executando ações pedagógicas que implicam na efetivação da legislação vigente. Nesta perspectiva, buscaremos responder a seguinte problemática: O professor de HABI da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira está desenvolvendo e executando ações pedagógicas que implicam na efetivação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08? O objetivo geral deste estudo é: O objetivo geral desta pesquisa é analisar o currículo praticado pelo município de Caetité e averiguar se há práticas pedagógicas propostas em favor da preservação e valorização cultural da população afrodescendente e indígena. A fundamentação teórica baseou-se segundo Nilma Lino Gomes (2001, 2011, 2012 e 2020), Kabengele Munanga (2005 e 20015), Djamila Ribeiro (2017) e Vera Maria Ferrão Candau (2016), dentre outros, visando contribuir com a aplicabilidade da lei 10.639/03 na referida instituição de ensino. Quanto à metodologia da pesquisa, caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa baseado nos pressupostos de Minayo (2007), do tipo pesquisa-ação, com coleta de dados a partir de questionários aplicados com a secretária de educação e coordenadora pedagógica da época da implantação da disciplina HABI, a equipe gestora e pedagógica, professores e com um grupo de alunos. A abordagem metodológica pautou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Foram considerados marcos legais, como as Leis n.º 10.639/03, Lei n.º 11.645/08, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e analisamos os documentos da escola e a Base Nacional Comum. A análise dos dados revelou que os professores estão desenvolvendo e executando ações pedagógicas que garantem a efetivação da legislação vigente. Porém, evidenciou-se que, além da formação, o avanço nessa área exige destes profissionais uma profunda reflexão e um comprometimento contínuo com a construção de um pensamento crítico e decolonial.
- ItemRelato de experiência formação: caminhos da diversidade: educação étnico-racial em foco.(2024-10-18) Maia, Kyara Kelly Rodrigues SantosEsta proposta foi pensada para você que trabalha com formação de professores e tem o intuito de colaborar na promoção de uma educação étnico-racial inclusiva, relevante e transformadora. O Curso de formação Caminhos da diversidade: Educação Étnico-racial em foco originou-se da pesquisa de mestrado, vinculada ao programa de pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VI, Caetité - Bahia. Este produto se baseia em um estudo de caso de uma formação continuada, intitulada "Caminhos da Diversidade: Educação Étnico-racial em Foco", para os professores da Disciplina História e Cultura Afro brasileira e Indígena – HABI, da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira. No entanto, pode ser adaptada e utilizada para formar professores em educação étnico racial com tranquilidade.