Navegando por Autor "Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira"
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- ItemDesenvolvimento profissional e prática pedagógica: um estudo sobre a formação continuada de professores na cidade de Alagoinhas - Bahia(2004-07-30) Moura, Gerusa do Livramento Carneiro de Oliveira; Sonneville, Jacques Jules; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Mota, Kátia Maria SantosEste trabalho de pesquisa é um estudo de caso etnográfico, de base qualitativa, que centra sua atenção nas contribuições do “curso de formação de professores (em serviço) para as séries iniciais do ensino fundamental” para o desenvolvimento profissional e possíveis ressignificações e mudanças da prática pedagógica das professoras/sujeitos do estudo. A fundamentação teórica é lastreada por Paulo Freire, Kenneth Zeichner, Antonio Nóvoa, Antonio Joaquim Severino, dentre outros. Tem como campo empírico 06 escolas da Rede Municipal de Educação de Alagoinhas-BA, nas quais trabalham professoras egressas da primeira fase do Projeto Rede UNEB 2000. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos observações, entrevistas semi-estruturadas e análise dos relatórios (de supervisão em processo e de observação participada). A análise dos dados está organizada em três categorias: vivência pessoal, vivência profissional e vivência institucional. Como principais resultados temos que as contribuições do curso e as mudanças foram pontuais, porém consistentes, e referem-se ao fortalecimento da auto-estima das professoras, ao acesso de conhecimento acadêmico/científico, ao olhar sobre a criança e à concepção de aprendizagem. Com referência à terceira categoria - Vivência institucional - pode-se afirmar que muitas questões estão em aberto e necessitam de reflexão por parte dos sujeitos e população da pesquisa, uma vez que a escola ainda não se sente responsável pela formação dos seus professores, concebendo esta formação como elemento isolado das ações institucionais.
- ItemE agora professor? professor para onde? Auto, eco e co-formação: caminhos para ressignificação da identidade profissional docente(2010-06-10) Santos, Mônica Maria dos; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Sonneville, Jaques; Rabello, Roberto Sanches; Duarte Júnior, João FranciscoOs padrões de qualidade na educação requeridos hoje pelas instituições não se resumem à incorporação de novas tecnologias, melhorias de prédios e aquisição de recursos materiais. Uma educação de qualidade requer, principalmente, uma constante reflexão por parte do professor em relação à sua práxis e às características que o constituem como pessoa e como profissional de educação. O professor encontra-se desorientado, sem referências do seu papel na sociedade, carecendo de iniciativas para enfrentar as novas exigências do mundo: singular / plural, único / múltiplo, convergente / divergente. Dentro desse novo paradigma produtivo exige-se um profissional competente, flexível, criativo, crítico, conhecedor das novas tecnologias, que saiba conviver e trabalhar em equipe, que possua autonomia de pensamento, sociável, que saiba compreender processos, incorpore novas idéias, que tenha habilidade de gestão, auto-estima etc. São duas as dimensões que envolvem a construção da identidade do professor: pessoal e profissional. Uma corresponde aos aspectos objetivos: a dimensão profissional do SER e a outra corresponde aos aspectos subjetivos: a dimensão pessoal do SER, importando verdadeiramente compreender o inter e intrajogo dessas dimensões, sem dicotomizá-las. Este trabalho busca, portanto, refletir sobre a necessidade de compreender a complexidade da teia relacional que se estabelece na prática da ação docente, como elemento positivamente construtor de um trabalho, que não apenas seja reprodutor de condições, situações e informações distantes e sem significado, mas sim uma práxis, que possa conter em si o desejo de expressar toda a sua possibilidade de “ser” e “vir a ser”, através de uma proposta de auto, eco e coformação.
- ItemO saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de pedagogia na docência dos anos iniciais do ensino fundamental(2008) Ponte, Adriana Eugênio de Souza; Maheu, Cristina Maria d’Ávila Teixeira; Charlot, Bernard; Sonneville, JacquesEste estudo teve por finalidade analisar o saber e o fazer de estudantes concluintes do curso de Pedagogia, de uma instituição de ensino superior privado, na Bahia. No seu bojo, investigamos como está configurado o currículo do curso de pedagogia e ainda como os citados estudantes mobilizaram os saberes provindos dos componentes curriculares (conteúdos e modos operacionais das disciplinas) nas várias situações do estágio supervisionado (planejamento, prática de ensino e avaliação). Para a investigação, escolhemos fazer um estudo de caso numa abordagem qualitativa. Esse método nos permitiu analisar o fenômeno em profundidade a partir de vários instrumentos de coleta de dados, como, análise documental, observação e entrevista semi-estruturada. Para a análise de dados usamos a técnica de análise de conteúdo, na qual as categorias emergem do contexto das falas e das observações realizadas. Permitiu, ainda, formular novas hipóteses, conceitos e categorias sobre o objeto de estudo, o que proporcionou um conhecimento aprofundado e compartilhamento do problema de pesquisa. Acreditamos que este trabalho possa contribuir na formação inicial do futuro professor dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada não somente em conhecimentos científicos transmitidos, mas na vivência de experiências didáticopedagógicas.