Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Magalhães, Layunne Maria Carvalho"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas dos jovens nos espaços coletivos: cidadania e mobilização social
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012) Magalhães, Layunne Maria Carvalho; Velasco, Miriam Nohemy Medina; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Mello, Márcia Maria Couto
    O presente trabalho constitui um estudo das práticas de interação e apropriação desenvolvidas em espaços coletivos por indivíduos em estado de juventude que tecem as suas relações com o mundo social. Tem como objetivo principal contribuir no entendimento e reflexão sobre as vivências e sociabilidade dos jovens nos espaços coletivos na procura de alternativas possíveis para o exercício da cidadania e a busca da mobilização social e engajamento nas questões coletivas. O espaço de referência para este estudo é a Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Distrito de Monte Gordo, em Camaçari e mais especificamente as práticas socioespaciais dos jovens de 14 a 16 anos que moram em áreas urbanas e rurais e cursam as séries de Correção de Fluxo Anos Finais (cursando a 7ª e 8ª série num mesmo ano letivo) do Fundamental II. Para isto, foram utilizadas como técnicas para coleta de dados e estudo de campo a Observação Livre e a Observação Participante, assim como, aplicação de um questionário mediante contato direto e realização de um Grupo Focal (Focus Group). Através dos dados levantados, constatou-se que a integração social dos jovens é moldada a partir das relações que eles desenvolvem na escola, nas praças nos locais de trabalho e outros espaços coletivos que servem de cenário para práticas de lazer, esporte, consumo, trabalho entre outras. Configura-se assim a iniciação do processo de entendimento e construção coletiva da reflexão sobre as vivencias e sociabilidade dos jovens nos espaços coletivos, no qual a escola é o cenário principal para as discussões entre os jovens, podendo se constituir em espaço de autonomia e integração coletiva.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais