Navegando por Autor "Lourenço, Rita Railda Soares"
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- ItemEducação para a construção de sociedades sustentáveis: um estudo em Ilha Amarela, Salvador, Bahia(2015-04-15) Lourenço, Rita Railda Soares; Nascimento , Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Silva, Regina Aparecida da; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho tem como finalidade compreender a relação da escola com os sujeitos que fazem parte do seu cotidiano: educadores, educandos, família e comunidade, considerando a participação destes nas práticas educativas na perspectiva da construção de sociedades sustentáveis. A base epistemológica deste trabalho está ancorada nos pensamentos de estudiosos como Paulo Freire, Antonio Gramsci, Boaventura de Souza Santos, Pedro Demo, Edgar Morin, José de Souza Martins, Zygmunt Bauman, Henri Acselrad, Pedro Jacobi e Michèle Sato que embasaram as discussões sobre educação, educação ambiental, dialogicidade, participação, justiça ambiental e sociedades sustentáveis. Nestes termos o percurso metodológico baseou-se em um estudo qualitativo, tendo como referência o estudo de caso alargado em uma região periférica, Ilha Amarela, localizada no Subúrbio Ferroviário da cidade do Salvador, Estado da Bahia, Brasil. Os resultados obtidos a partir da leitura das informações das visitas in loco, das entrevistas e dos registros do diário de campo demonstraram que existem muralhas (in)visíveis dentro e fora do ambiente escolar que precisam ser rompidas para assegurar uma relação dialógica e participativa entre estes sujeitos já que a formação do educando está vinculada a uma rede de relações que constituem o autêntico processo educativo com práticas sociais transformadoras.
- ItemEducação, meio ambiente e participação social: um estudo sobre a vida da comunidade de marisqueiras e pescadores de Cação, município de Madre de Deus - Bahia, na Baía de Todos os Santos(2016-05-03) Silva, Rosana Uildes Ferreira Benicio da; Nascimento, Antônio Dias; Lourenço, Rita Railda Soares; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender os conhecimentos aprendidos por marisqueiras e pescadores da comunidade de Cação, em sua relação com o meio ambiente, antes e depois da implantação dos empreendimentos petrolíferos, na região de Madre de Deus, Bahia (Baía de Todos os Santos), analisando em que medida a comunidade utiliza tais conhecimentos para ampliar a consciência de si, sua cultura e sua sobrevivência, como marisqueiras e pescadores. A base epistemológica deste estudo está fundamentada no diálogo com diversos autores, dentre os quais citamos: Giddens (1991), Batistela e Boneti (2008); Miller (2012); Silva (2005); Santos (2005); Nogueira (2003); Gohn (2011); Goergen (2010); Nunes et al (2007); Freire (2002; 1987); Mutim (2007); Nascimento (2014); Lourenço (2008); Carvalho e Farias (2011); Fonseca (1958); Cattani (2009); Espinheira e Pereira (2010); Freire J. (2011); Brandão (1985;1995;2015); Freire e Nogueira (2011); Ramos (2015); e Portela (2012). Estes autores, dentre outros, contribuíram de modo significativo para as discussões sobre as temáticas da Educação, Meio Ambiente e Participação Social, além da subcategoria que estudou a Petrobras, em seus aspectos históricos, e os riscos de segurança e acidentes. O percurso metodológico é de natureza qualitativa e exploratória, tendo como base o estudo de caso da comunidade de Cação. Cação é uma comunidade-bairro, na entrada do município de Madre de Deus, que se caracteriza como um pequeno vilarejo de marisqueiras e pescadores, locus de nossa pesquisa. O processo de análise das informações foi feito com base nas entrevistas, em grupo e individuais, realizadas com nove sujeitos (marisqueiras e pescadores), além da observação participante, em visitas ao campo empírico. Os resultados obtidos evidenciaram que a implantação dos empreendimentos petrolíferos na região causou diversos impactos ambientais, ocorridos pelos vazamentos de óleo no mar, explosões e riscos à saúde da população. Estes, por sua vez, vêm sendo percebidos pela comunidade, paulatinamente, pela escassez dos peixes e frutos do mar. Contudo, a comunidade encontrou, na própria cultura e ação coletiva, alternativas para superar os desafios cotidianos. Compreendemos que o processo educativo é caracterizado pela oralidade e que o trabalho é a base da construção da própria existência dos indivíduos. Assim, é na relação com a natureza, com a família e através do trabalho, na pesca artesanal, com os pais, avós, tios e a comunidade, que esse processo formativo se concretiza, através das histórias, dos relatos e da experiência de vida.