Navegando por Autor "Lopo, Alexandre Boleira"
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- ItemA natureza na rotina da escola: itinerário pedagógico de Educação Ambiental(2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre BoleiraO material é fruto de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Seu objetivo é apoiar professoras e professores na inserção da educação ambiental na rotina escolar da primeira infância, estimulando a aproximação das crianças com a natureza. O produto não se propõe a ser um manual de atividades, mas um itinerário pedagógico estruturado em trilhas reflexivas, com bases teóricas, sugestões práticas e inspirações que fortalecem a consciência ecológica desde cedo. Defende que a educação ambiental vai além do conhecimento, envolvendo atitudes, valores e senso de pertencimento, em consonância com marcos legais nacionais e estaduais. Entre os destaques, apresenta: a importância do contato diário da criança com o ambiente natural para o desenvolvimento integral, físico, cognitivo, afetivo e ético; críticas ao “transtorno do déficit de natureza”, que revela o afastamento crescente das crianças dos espaços naturais; propostas de mapeamento de áreas verdes dentro e fora da escola, valorizando hortas, jardins, praças e territórios comunitários; indicações de práticas pedagógicas, como brincadeiras ao ar livre, contação de histórias ligadas à natureza, atividades artísticas e sensoriais, cultivo de hortas, visitas a espaços ecológicos e culturais; um cronograma sugerido de aproximação com a natureza: diariamente brincar ao ar livre, semanalmente explorar a natureza, mensalmente visitar espaços externos, e anualmente conhecer áreas cultivadas; referências e sugestões de materiais, instituições e iniciativas que podem inspirar educadores, como o Instituto Alana, o Projeto Escola Verde, o Irpaa, o Caerdes, a Univasf e diversas publicações sobre infância e meio ambiente. A obra reforça que a educação ambiental na infância é um processo contínuo, transdisciplinar e coletivo, essencial para formar cidadãs e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e o cuidado com a “Casa Comum”.
- ItemConhecendo a proposta de política pública de educação ambiental do Município de Juazeiro-BAFrança, Adson Cardoso de; Barbosa, Anna Christina Freire; Lopo, Alexandre BoleiraSeu objetivo é traduzir, de forma pedagógica e acessível, a Política Pública de Educação Ambiental do Município de Juazeiro-BA, aproximando gestores, professores, estudantes e comunidade do conteúdo da legislação. O município de Juazeiro, localizado no norte do estado da Bahia, é um dos mais importantes do semiárido nordestino, reconhecido por sua relevância territorial, cultural e socioeconômica. Sua rede municipal de ensino é composta por mais de 150 escolas e atende a mais de 37 mil estudantes, distribuídos entre a sede e a extensa zona rural. Esse cenário evidencia a diversidade e os desafios enfrentados pela educação pública municipal. A cartilha aqui apresentada busca contribuir como um material de apoio pedagógico para professores, gestores, estudantes e comunidade em geral, visando fomentar reflexões, práticas e ações que ajudem a construir um futuro mais equilibrado e sustentável para Juazeiro e região.