Navegando por Autor "Lins, Leonardo Diego"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfetividade dos estudantes em relação à matemática e sua convivência com o erro(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-28) Viana, Esdriane Cabral; Amorim, Ricardo José Rocha; Lins, Leonardo Diego; Brito, Mirian Ferreira de; Duarte, Francisco Ricardo; Ribeiro, Marcelo Silva De SouzaNeste estudo, buscou-se compreender como o vínculo afetivo do estudante em relação ao erro matemático reverbera das vivências construídas nos anos escolares, a partir da adaptação transcultural e validação do “Cuestionario de Afectividad hacia y por el Error en Matemáticas (AEM)” para o contexto brasileiro. Há bastante tempo, a Educação Matemática tem estudado questões envolvendo a identificação, análise e interpretação de erros cometidos por estudantes. No entanto, ainda é pouco estudado o fato de que cometer erros em Matemática pode gerar afetividade negativa nos estudantes. No processo de estudar Matemática, cometer erros é praticamente inevitável, o que geralmente tem uma conotação negativa para os alunos e faz com que eles experimentem emoções e sentimentos negativos em relação à Matemática. Assim, a discussão da afetividade dos estudantes em relação à Matemática e sua convivência com o erro será atingida através da adaptação e validação, para o contexto brasileiro, do instrumento mexicano AEM. Esse instrumento foi desenvolvido para medir a afetividade do estudante em relação ao erro matemático e é constituído pela Escala do tipo Likert. O instrumento se baseia na relação entre a ocorrência de erros e as três dimensões da afetividade: emoções, crenças e atitudes. A confiabilidade do instrumento foi examinada através da consistência interna com alfa de Cronbach e os índices de fidedignidade composta. A validade do instrumento foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória para mensurar o vínculo afetivo gerado pelas vivências relacionadas a erros matemáticos. Essa validação é importante para investigar a influência das experiências escolares no vínculo afetivo dos estudantes em relação aos erros matemáticos. O processo envolve garantir que os itens e dimensões do questionário sejam coerentes, considerando sua compreensibilidade, relevância e representatividade. A utilização do instrumento validado permitirá entender como as experiências vivenciadas afetam o vínculo afetivo em relação aos erros matemáticos. Os resultados podem embasar estratégias pedagógicas para promover uma abordagem construtiva aos erros, resultando em um vínculo afetivo mais saudável e maior engajamento dos estudantes na disciplina de Matemática. Considerando diferenças culturais, a adaptação transcultural do questionário é relevante. Ter um instrumento validado para avaliar a afetividade dos estudantes em relação aos erros matemáticos permitirá coletar dados confiáveis, compreender o vínculo afetivo e identificar necessidades e desafios para orientar intervenções educacionais.
- ItemInterculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa(2019-03-19) Lins, Leonardo Diego; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Goldfarb, José Luiz; Hohenfeld, Dielson Pereira; Pacheco, Sandra Simone Queiroz de Morais; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.
- Item(res) significando o aqueduto do horto florestal, do campus lll da Uneb, Juazeiro-BA(2021-07-30) Coelho, Maíra Cavalcanti; Lins, Leonardo Diego; Sousa, Geida Maria C. deO Aqueduto do Horto Florestal presente no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais – DTCS, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB é destaque arquitetônico e paisagístico que, apesar da relevância, ainda não é patrimônio histórico do estado da Bahia. O presente trabalho busca demonstrar, por meio da ciência dos sentidos, viabilizada por estudos fenomenológicos, a importância da percepção e da memória para o Aqueduto do Horto Florestal, sua preservação, (res)significação e sua respectiva história, despertando a consciência da comunidade dentro do contexto de identidade social, cultural e ecológica. Assim, a dinâmica reminiscente e lastreada na capacidade sensorial denota instrumento oportuno para suscitar registros históricos e tombamento, criando-se uma base epistemológica que se refletirá no contexto da educação patrimonial, do ecoturismo e sua respectiva valorização. Para tanto, os participantes da pesquisa foram pré-definidos dentre colaboradores e ex-colaboradores da instituição, descendentes dos operários que trabalharam na obra, alunos e ex-alunos, moradores da Ilha de Nossa Senhora e da comunidade de entorno do bairro São Geraldo, excluindo-se os menores de 18 (dezoito) anos, os quais concederam entrevista semiestruturada, cujos resultados foram instrumentalizados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. Pretende-se, por fim, que o tombamento provisório do Aqueduto do Horto Florestal seja convertido em definitivo, reconhecendo-o como patrimônio. Foi possível construir o alicerce da história do Aqueduto e, assim, este material servirá como fonte inédita de pesquisa e também impulso para investigações futuras sobre ele.