Navegando por Autor "Lima de Júnior, Arnaud Soares de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma análise crítica sobre as políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação: a concretização nos NTEs em Salvador – Bahia(2006-05-23) Passos, Maria Sigmar Coutinho; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Silva, Marco; Hetkowiski, Tânia MariaEsta pesquisa busca analisar as políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Educação no Estado da Bahia, sua implementação e execução no âmbito da formação de professores para o uso pedagógico das TICs, em especial da Informática e Telemática. Tem como objetivos específicos: compreender o sentido da relação público/privado nas políticas públicas brasileiras; problematizar o conceito de TIC subjacente às políticas públicas; compreender as significações dos multiplicadores acerca das políticas públicas de TIC de que são parte; analisar o papel atribuído aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) dentro das políticas públicas de TIC na Cidade do Salvador. Em relação ao contexto da escola pública, as políticas governamentais de inserção das TICs são geridas pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) através do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, sendo a formação docente desenvolvida nos Núcleos de Tecnologia Educacional. Assim, estes núcleos adquirem relevância enquanto espaço de investigação da concretização das políticas de TIC e Educação. Na perspectiva de uma pesquisa qualitativa, enquanto Estudo de Caso, os resultados apresentados têm como base os dados documentais, a observação dos processos formativos e o diálogo com os multiplicadores e coordenadores que atuam nos NTEs através de conversas informais e entrevistas. A pesquisa revelou alguns pontos problemáticos na execução e concretização das políticas públicas que ora remetem a imprecisão teórica na concepção das políticas analisadas, em especial em relação ao conceito de tecnologia, ora dizem respeito à herança do autoritarismo que configurou, ao longo da história, as relações políticas na Bahia. A partir da análise dos dados resultantes da pesquisa foram identificados alguns pontos que dificultam a inserção das TICs numa perspectiva mais completa no Estado da Bahia tais como: a falta de conceituação clara sobre a concepção de tecnologia que prevalece nas políticas, tanto em seu aspecto formal quanto na sua concretização, um subdimensionamento da função dos NTEs e dos profissionais destes núcleos, a instabilidade e a descontinuidade das diretrizes que orientam as políticas a cada mudança de gestão.
- ItemCurrículo pós-moderno: contribuições epistemológicas de Lyotard para uma abordagem crítica contemporânea(2009) Mendonça, Marcos Cajaíba; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Fialho, Nadia Hage; Galeffi, Dante AugustoA presente dissertação trata sobre a relação entre currículo e conhecimento na pósmodernidade. O currículo escolar é refletido sob o aspecto epistemológico para que se possa compreender como tal artefato do universo escolar subsiste e/ou se relaciona com os elementos da crise do conhecimento científico e, consequentemente, da mudança do estatuo deste, apontados por Lyotard. É neste pensador que se buscam contribuição epistemológica para que, assim, se possa pensar o currículo, suas possíveis relações com as bases modernas, ao passo que são apresentadas propostas curriculares que tentam romper com a epistemologia moderna, seguindo rumo a uma perspectiva pós-moderna. Uma vez apoiado nas considerações lyotardianas, o currículo escolar, numa perspectiva pós-moderna, vem sofrer as incidências das mudanças no estatuto do conhecimento, porém, a partir das aproximações com a epistemologia de Lyotard, podemos falar de currículo enquanto jogo de linguagem e enquanto tabuleiro-mosaico que abriga os distintos jogos num combate agonístico e essencial para a criação de vínculo social. Tratando, também do jogo conceitual entre saber e conhecimento, a pesquisa é de natureza teórico-conceitual, trazendo tais questões urgentes a serem discutidas no contexto de educação e contemporaneidade.
- ItemPrática pedagógica do professor de tecnologia: um estudo de caso na licenciatura em pedagogia em uma instituição privada confessional de ensino superior em Salvador(2018-12-19) Barros, Osimara da Silva; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Sales, Eduardo Souto Maior; Almeida, Djalma FiuzaEsta investigação buscou compreender os estruturantes da prática pedagógica da professora de tecnologia na Licenciatura em Pedagogia em uma IES privada e confessional de Salvador. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se nas bases metodológicas do Estudo de Caso fundamentado em Yin (2010), com objetivo de dar uma contribuição teórica, com vistas a acentuar o conhecimento a respeito da prática pedagógica com fundamento no princípio criativo transformativo. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta e análise de evidências: documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo aborda uma discussão acerca da prática pedagógica do professor de tecnologia, problematizando a Formação Inicial de Professores, a saber, a Licenciatura em Pedagogia. Como principais pressupostos teóricos temos Lima Jr (2005; 2006; 2007) que discute Tecnologia como um Processo Tecnológico criativo transformativo; Lévy (1993; 1999) que discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Cibercultura, e Candau (2014a; 2014b) que dialoga sobre a didática e a prática pedagógica e articula as primícias destacadas e desprezadas pelas correntes pedagógicas historicamente praticadas no Brasil. As discussões relacionadas à Licenciatura em Pedagogia, no campo da tecnologia, foram norteadas a partir de Saviani (2009; 2012; 2013) e Gasparin (2012). O estudo das evidências levantou indicadores para a formação inicial do professor tecnológico considerar a tecnologia na abordagem do processo criativo transformativo como um estruturante da prática pedagógica na Licenciatura em Pedagogia enquanto formação inicial do educador; Também ponderou para a lógica das TIC conectada em rede como uma fundamento de interação e participação importante a noção pedagógica na atualidade, já que é a forma do homem de produzir materialmente e intelectualmente nesse tempo; Compreender e apropriar tais nexos nas bases dos encaminhamentos da prática pedagógica contextualizando as dimensões da técnica e do humano e do potencial do ser.
- ItemRefletindo sobre os processos pedagógicos de sala de aula através da vivência e refuncionalização do the sims(2017-06) Fonseca, Lázaro Emanuel Souza; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Hetkowshi, Tânia Maria; Cruz, Dulce Márcia; Oliveira, Maria Olívia de MatosAtravés do desenvolvimento da pesquisa autobiográfica, buscamos redimensionar as possibilidades refuncionalizadas no game The Sims, a partir da vivência que tivemos com ele e da nossa experiência de jogador, no desejo de inter-relacionar tais descobertas e potencialidades do game no processo pedagógico escolar. Por meio do sentido e uso que conferimos ao jogo, nos possibilitaram identificar a interação, a criatividade e a representação dos pápeis sociais como os elementos característicos do game, os quais lhe fundamentam como pedagógico. Com o transcorrer da investigação qualitativa, chegamos ao entendimento que, por intermédio de interação com o The Sims, o sujeito-jogador poderá potencializar, direta ou indiretamente, as habilidades de concentração, imaginação, senso crítico e de responsabilidade, e a autonomia, tão importantes para a sua formação pessoal, acadêmica e profissional. Por isso, chegamos à consideração que o game investigado, por conter elementos pedagógicos contidos em sua estrutura, pode ser considerado como um suporte-pedagógico escolar, sendo utilizado pelo professor como um meio espontâneo dos seus alunos conseguirem produzir, individual e coletivamente, conhecimento e saberes, imprescindível para o seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.