Navegando por Autor "Leite Júnior, Jorge Costa"
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- ItemAutoria, subjetividade e produção de conhecimento na pesquisa em educação(2018-11-23) Santana, Leonardo Silveira; Lima Junior, Arnaud Soares de; Machado, Álvaro Lima; Leite Júnior, Jorge Costa; Vitorino, César Costa; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese teve por objetivo principal fazer uma contribuição teórico-diferencial à noção de autoria, a partir do pensamento de Foucault, estabelecendo uma relação epistemológica entre autoria e subjetividade, nos processos de produção de conhecimento e de geração de sentido, no campo da Pesquisa em Educação. Desse modo, buscou-se ampliar a discussão e consequente construção de sentido, em torno do objeto autoria, deslocando-a do estatuto teórico moderno de categoria conceitual para a noção de significante do sujeito. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir de regras e práticas discursivas que organizam um modo de produção, valorização, atribuição, apropriação e circulação de sentidos, contornando a relação sujeito-conhecimento-objeto numa perspectiva Epistemológica Contemporânea. Autoria é um dos nomes da subjetividade, é ato psíquico puro, sem palavras, primeiro ato autoral que fundamenta o modo como cada sujeito cria sentido; é também ato simbólico que só pode acontecer em singular condição de linguagem, gerando diversidade e não identidade, pluralidade e não unidade nos modos de atribuição de sentido. Não é mera reprodução de conhecimento, mas é ato criativo do sujeito que ocorre nas fissuras que estão em torno do objeto. Tem como efeito, na coisa educacional, propor soluções que sejam constantemente atualizadas, contextualizadas e adaptadas, a partir da razão de ser e do contexto dos sujeitos da Educação. Essa Tese foi ancorada nos campos da Filosofia Crítica, da Linguagem e da Psicanálise e foi simbolicamente munida a partir de autores como Foucault (1984; 2009), Lacan (2008, 1992, 1998), Lima Jr. (2004, 2015, 2018) Cassirer (1992), Derrida (2001, 1995), Boaventura Santos (2005) e Lyotard (2009).
- ItemContribuições da Pedagogia Histórico-Crítica Para a TV Digital(2015-04-08) Leite Júnior, Jorge CostaA tecnologia sempre esteve relacionada com o homem. No contexto da contemporaneidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) desempenham importante papel na Sociedade atual nos diversos segmentos, chegando inclusive no contexto educacional. Dentre essas TIC temos uma ressignifi cação da TV, com imagens e sons de alta qualidade e a possibilidade de interatividade conhecida como TV Digital Interativa (TVDI). A Educação pode em muito ser instrumento de transformação social. Na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica (PHC), isto pode ser realizado através da apropriação crítica dos conteúdos escolares, os quais problematizados a partir da prática social, num processo de teorização pode conduzir os educandos a uma reflexão crítica não somente da escola, mas também da sua realidade, buscando assim transformar seus contextos. Esta tese tem como objetivo demonstrar as possibilidades da PHC como instrumento e fundamento para composição e autoria para a TVDI, sua contribuição na construção de aplicativos para TVD, de forma a ajudar na apreensão crítica dos conteúdos. Além disso, esta, procurar demonstrar um processo de formação com ferramental da TVD e dos fundamentos da PHC.
- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Junior, Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Cláudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.