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Navegando por Autor "Leal, Ione Oliveira Jatobá"

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    Avaliação do processo de gestão participativa de Recursos hídricos na bacia do rio Itapicuru: o caso da Microrregião de Jacobina - Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2004-07) Leal, Ione Oliveira Jatobá; Saito , Carlos Hiróo; Vianna, João Nildo de Souza; Andrade , Benedita Pereira de
    Este trabalho apresenta a discussão sobre o processo de gestão participativa dos recursos hídricos na bacia do rio Itapicuru — Bahia. Como estudo de caso, analisa o processo de implantação das Comissões de Usuários de Água - COMUA, na microrregião de Jacobina cujos municípios da área da bacia são os seguintes: Jacobina, Miguel Calmon, Caldeirão grande, Caem, Mirangaba, Capim Grosso, Quixabeira, Saúde e Serrolândia. Para tal finalidade foram apresentados os principais conceitos teóricos como: política de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos, gestão participativa e Comissões de Usuários de Água, além de instrumentos como políticas do Estado da Bahia através do PGRH voltadas para buscar soluções através de um novo modelo de gestão participativa na bacia do rio Itapicuru. Foi realizado além do levantamento bibliográfico, análise dos projetos e planos de trabalhos das instituições contratadas pela SRH para implantação das COMUA, observação participante em reuniões, encontro de usuários de água da bacia e as entrevistas com representantes dos nove municípios que fazem parte do trabalho. Este estudo demonstra que o governo do Estado da Bahia foi o principal motivador e indutor para a busca da gestão participativa através da implantação de Comissões Municipais de Usuários de Água, apesar de certas limitações e restrições. No entanto, os resultados não foram totalmente alcançados devido à forma de implantação/mobilização, do perfil e objetivo da instituição envolvida no processo de mobilização, bem como da ausência de metodologia baseada na concepção teórica de empowerment.
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    Percepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina-BA
    (2016-07-12) Leal, Ione Oliveira Jatobá; Novaes, Ivan Luiz; Gomes, Celma Borges; Freitas, Katia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Fialho, Nadia Hage
    A gestão das escolas públicas municipais vem passando por mudanças a partir de legis-lações que proporcionaram certa autonomia aos municípios para organizarem seu pró-prio sistema de ensino, bem como pela determinação de que estes implementem a ges-tão democrática em suas unidades escolares, visando à participação dos diversos seg-mentos nas decisões da escola. Entende-se que, de um lado, as normas procuram sinto-nia com as mudanças que vêm ocorrendo mundialmente na maneira de gerir as escolas; por outro lado, a LDB/96 ensejou múltiplas demandas e atribuições para a gestão da escola, particularmente para os diretores, o que vem gerando dificuldades para colocá-las em prática. Diante do cenário evidenciado, sugere-se analisar como diretores perce-bem as atribuições formais e não-formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia. Os objetivos específicos que auxilia-ram nessa investigação foram: (1) Analisar como diretores percebem as atribuições formais e não formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia; (2) realizar um levantamento das bases teóricas sobre gestão no âmbito das organizações em geral, para fundamentar o estudo da gestão a partir do ponto de vista da escola pública, visando fazer uma vinculação com a gestão de escolas municipais de Jacobina-Bahia; (3) entender a estrutura e o funcionamento das escolas municipais de Jacobina e como se configuram as atribuições formais do diretor; (4) traçar o perfil dos diretores, através de levantamento das informações pessoais e profissionais; e, (5) identificar e analisar as principais atribuições de gestão inerentes ao cargo de diretor e qual a percepção dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Ba em relação às atribuições do dia a dia da escola. Como metodologia de estudo, adotou-se o estudo de caso, envolvendo o universo de 22 diretores que atuam no ensino funda-mental das escolas municipais de Jacobina-Ba. O instrumento de coleta de dados para a pesquisa empírica foi o questionário. As respostas dos questionários e demais dados levantados, confrontados com a fundamentação teórica apresentada, embasaram as pro-posições direcionadas para o desenvolvimento de uma abordagem da gestão escolar no contexto das atribuições dos diretores. Os resultados possibilitaram elaborar o perfil dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Bahia e mapear a percepção destes acerca de suas atribuições nas dimensões administrativa, pedagógica, política e as atribuições não formais, inclusive com considerações sobre os avanços e dificuldades que perpas-sam o cotidiano dos diretores para exercer a gestão das escolas municipais de Jacobina.
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