Navegando por Autor "Leão, Jose Antonio Carneiro "
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- ItemComo a comunicação ensina a experiência do observatório qualidade de vida no trabalho(2021-10-13) Leão, Jose Antonio Carneiro ; Cabral, Jadirlete Lopes; Sacramento, Luiz Carlos dos Santos FerreiraO objetivo deste estudo é apresentar uma perspectiva do conceito de comunicação como ato educativo, a partir da experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tanto, questionamos: como a comunicação pode fazer parte do processo educativo com vistas à melhoria da QVT do cidadão, a partir da utilização de artefatos em redes (postits, tutorial, cards)? A metodologia utilizada traz uma perspectiva de imagens em Redes de Conexões, através do Observatório QVT, com a análise e inserção dos conteúdos nele disponibilizados. De modo geral, para os temas dos conteúdos se articularem entre si é discutida a problemática da eficácia e eficiência dos meios de comunicação e como desperta interesse no indivíduo. Os resultados apontam para uma discussão sobre os desafios da crise pandêmica causada pelo COVID-19 e para modelos político-econômicos com foco na mensagem educativa aos internautas visitantes do observatório.
- ItemComunidade científica e tecnologias digitais: estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Lima, Marilu Dias de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, Jose Antonio Carneiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Alves, Ana Kátia dos SantosA pesquisa teve como premissa, os fundamentos do processo formativo do professor da Educação Básica da Rede Pública a partir da concepção epistêmica sobre processos tecnológicos adotada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco da investigação partiu do pressuposto de que a tríade Programas, Linhas e Grupos de Pesquisa dessa instituição se constituía como uma possibilidade de firmar uma Comunidade Científica, com potencial de ser uma rede formativa de professores(as) da Educação Básica, voltada para os processos tecnológicos. Com a temática Comunidade Científica e Tecnologias Digitais, foi possível elaborar um estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da Rede Pública. A questão central abordada foi: como a Comunidade Científica — PPGEduC e GESTEC, Linhas e Grupos de Pesquisa — influenciou a formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos? Com o intuito de responder, o objetivo geral foi analisar como essa Comunidade Científica influenciou na formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos. Os objetivos específicos foram: identificar a base epistêmica da Comunidade Científica da UNEB que trata da categoria dos processos tecnológicos na formação de professores(as) em nível stricto sensu; descrever a apropriação do conceito de processos tecnológicos pelos professores(as) da Educação Básica da Rede Pública egressos da formação stricto sensu, explorada pela Comunidade Científica da UNEB; bem como apresentar a repercussão do conceito de processos tecnológicos na formação dos professores(as) da Educação Básica. As categorias teóricas elencadas foram as Comunidades Científicas, a Formação de Professores da Educação Básica da Rede Pública em nível stricto sensu e os Processos Tecnológicos a partir de visão filosófica e antropológica. Para fundamentação desta dissertação, os pressupostos teóricos foram baseados, entre outros, na Filosofia – Bianchetti (2014; 2017; 2022); Castells e Cardoso (2005); Deleuze e Guattari (1995); na Formação Continuada – Nóvoa (2020); Freire (1980; 2019); Cunha (2015); nos Processos Tecnológicos – Hetkowski (2004; 2010); Hetkowski e Lima Júnior (2006); Lima Júnior (2004); nas Comunidades Científicas – Trigueiro (2001); Le Coadic (2004); e Kuhn (2018). A abordagem metodológica foi baseada no Estudo de Casos Múltiplos, tecido por Yin (2015), e o lócus da pesquisa foi a UNEB. Os sujeitos da pesquisa, parceiros em colaboração, foram os mestres e doutores egressos dos Programas e que atuam na docência da Educação Básica da Redes Públicas da Bahia. Os procedimentos (a)bordados envolveram a análise das ementas das disciplinas obrigatórias dos Programas PPGEduC e GESTEC da UNEB. A análise ocorreu através de um mapeamento analítico, com um software de análise de dados textuais, através do estudo de similitude, o IRaMuTeQ, e foi redigida em função das respostas dos sujeitos da pesquisa, requisitados via questionário online. Também foi utilizado o aplicativo de diagramação Lucidchart para gerar um mapa mental, com encadeamento dos pontos-chave das dissertações e teses dos egressos. As (in)conclusões obtidas na pesquisa foram apresentadas através de um Relatório de Estudo de Casos Múltiplos, composto pelas sínteses cruzadas das análises dos bor(dados) para identificar relações comuns entre eles.
- ItemEducação científica nos cursos profissionais: um estudo no IFBA – Campus de Brumado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-14) Souza, Paloma Correia de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Machado, Maria Cristina GomesEste trabalho desenvolveu uma discussão sobre a construção do conhecimento na Educação Científica, buscando superar o modelo tradicional de ensino baseado na memorização e no depósito de conteúdos, que dispensa discussões mais profundas sobre os conhecimentos do mundo. Através de um estudo de caso qualitativo, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado, analisamos documentos institucionais e aplicamos um questionário semiestruturado a 11 docentes dos Cursos Técnicos Integrados de Edificações e Informática. O questionário abordou questões relacionadas à compreensão dos docentes sobre a Educação Científica, suas experiências em sala de aula e as dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados, realizada com o apoio da ferramenta tecnológica ATLAS.ti, revelou-se uma relação frágil entre as disciplinas curriculares e a pesquisa, apesar do reconhecimento dos docentes sobre a importância da Educação Científica para o desenvolvimento do pensamento crítico. Embora existam iniciativas pontuais, a integração da Educação Científica às ações pedagógicas ainda é um desafio. Deste modo, a pesquisa indica a necessidade de fortalecer a integração da pesquisa nas atividades pedagógicas, a fim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Os resultados deste estudo contribuíram para a compreensão dos desafios e oportunidades da Educação Científica no contexto da Educação Profissional e podem orientar a implementação de práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes.
- ItemFotoperformance narrativas imagéticas autobiográficas “de mulheres” em processos formativos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Lima, Lauren Oliveira; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Conrado, Margarete de Souza; Dias, Josemeire Machado; Teixeira, Maurício de CarvalhoO presente estudo se justifica pela relação entre o eu mulher, artista e educadora, o outro e a ciência. O agora e o depois, os silêncios fotografados e o contínuo gesto inconcluso de expressão de vida, mediados pelos movimentos de autoformação. A partir do questionamento: Como podem ser apresentadas as narrativas (auto)biográficas e/ou imagéticas de mulheres em processo formativo? O objetivo central da pesquisa, consiste em apresentar narrativas autobiográficas com questões formativas, a partir do entrelugar de gênero feminino, camufladas em máscaras corporais, com enfoque em suas fotoperformances e em outras leituras audiovisuais. Os ventos da pesquisa sopraram em direção à abordagem metodológica (auto)biográfica e narrativas de histórias de vida de que trouxe na memória imagética desafios compartilhados entre 14 mulheres. O embasamento teórico metodológico desta pesquisa deriva das contribuições de autores, tais como: Josso (2012), Passeggi e Souza (2017), e Pimentel (2017), dentre outros, que exploram abordagens biográficas e autobiográficas no contexto educacional. Além disso, as investigações biográficas (Bueno, 2002) também enriquecem o fundamento teórico. No âmbito da pesquisa colaborativa participante em educação, as perspectivas de Brandão (2003, 2013) e (Najmanovich 2001), agregam profundidade e substância ao arcabouço teórico deste estudo. Como fundamentação teórico conceitual, os seguintes descritores da pesquisa: Fotoperformance digital (Lemos, 2019; Roveré, 2020; Soulages 2010); Processos formativos (Dewey, 2010; Leão, 2011; Barbosa, 1998, 2014, 2019); Curadoria artística/educativa (Diniz e Lage, 2021; Hoff, 2011). Os resultados do estudo apontaram os seguintes aspectos do processo formativo: A fotoperformance emergiu como um ato de criação e resistência, servindo tanto como espelho quanto como janela. Espelho, ao refletir minhas próprias narrativas nas memórias de outras 13 mulheres, o que também permitiu uma formação a partir de suas experiências. Janela, ao oferecer ao mundo exterior uma visão das encruzilhadas autoformativas que se manifestaram ao longo de meu caminho até o momento presente desta pesquisa. A curadoria artística revelou-se um campo de variadas possibilidades, transcendendo a mera escolha, separação e organização de obras para apreciação estética e conhecimento artístico. Neste contexto, a curadoria educativa destacou-se especialmente como um campo voltado a ampliar a participação do público, tornando a arte mais acessível e culturalmente ativa. Como parte dos resultados, foi desenvolvida uma exposição virtual multimídia em realidade virtual, projetada para estimular a relação entre artista e público participante. Esta exposição convida os visitantes a se tornarem coautores da obra, aportando seus repertórios singulares e essenciais para a transformação social por meio da arte contemporânea. Assim, a pesquisa não apenas documenta experiências, mas também cria um espaço dinâmico para a construção conjunta de significados, promovendo uma interação contínua e enriquecedora entre arte e comunidade.
- ItemGamificação: uma proposta em educação financeira com docentes do Ensino Fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-28) Reis, Marília Oliveira dos; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Marinho, Fernando Celso Villar; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro, Marcus Tulio de FreitasEste estudo tem como objetivo desenvolver uma proposta de utilização da gamificação com o conteúdo da educação financeira, como estratégia de planejamento para aplicação no ensino fundamental I. A Escola Municipal de Cajazeiras 11, em Salvador – Bahia, foi o lócus da pesquisa que conta como sujeitos da pesquisa, a participação de quatro docentes, dos componentes de matemática, ciências, artes e língua portuguesa. A partir da observação participante no lócus foi construída uma proposta de conteúdo de educação financeira gamificada que contempla três pilares distribuídos em trilhas: consumo, poupança e investimento. Na trilha Consumo, foram trabalhados conceitos de consumo consciente, diferença entre preço e valor, os diversos tipos de meios de pagamento e a origem dos alimentos. Na trilha Poupança, foram trabalhados os sonhos de curto prazo, o valor do dinheiro no tempo e a importância de aproveitar o máximo da vida útil dos bens. Na trilha Investimento, os sonhos de longo prazo e conceitos de empreendedorismo: criatividade, preço de custo, preço de venda, lucro. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos de gamificação e ciclos de aprendizagem de forma que em todos os pilares trabalhados está presente a interdisciplinaridade. Como norteador pedagógico da proposta foi utilizado o Referencial Curricular Municipal para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. O material serviu de base para a definição do conteúdo a ser trabalhado por componente/pilar e a aprendizagem esperada para cada um deles, de modo que o estudante possa avançar na trilha conforme atinja a aprendizagem esperada para cada pilar/componente. Além da construção da proposta, as vivências no lócus provocaram uma intensa reflexão dos sujeitos sobre suas práticas, desafios e sobre a importância de conferir autonomia ao processo de ensino-aprendizagem. Trabalhando em conjunto, puderam também perceber a importância da construção coletiva. Para pesquisas futuras, sugere-se a utilização de modelos digitais funcionando em parcerias com modelos não digitais, criando uma proposta híbrida de uso da gamificação para a educação financeira e um maior enfoque na formação dos sujeitos para práticas gamificadas de ensino da educação financeira.
- ItemLabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa(2022) Saraiva, Raimundo Aloísio Chaves; Leão, Jose Antonio CarneiroEste estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o con texto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos in tegrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador Rede Pub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesqui sa, para a continuidade de seus estudos.
- ItemLivro entre lugares ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade itinerâncias formativas(2022-04-22) Leão, Jose Antonio Carneiro ; Cabral, Jadirlete Lopes; Lima, Lauren OliveiraEntrelugares III faz parte de uma coletânea das produções dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). Este grupo é vinculado a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através dos Programas de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC). São três Volumes, dentre eles o Entrelugares I e II contou com “Ensaios sobre Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade”. Já nesta complementação da trilogia de coletânea geotecana, estamos apresentando, a partir dos ensaios desses dois volumes anteriores, a temática dos registros de nossas intervenções em pesquisa de campo intitulada “Itinerâncias Formativas”, que traz os conceitos basilares da geotecnologia, educação e contemporaneidade, com narrativas entre conceitos e objetivos. As narrativas também ocorrem em uma mesma localidade estudada, nas quais aparecem diferentes formas de ensaios interpretados por seus autores (Artigos, relatos, poiésis), a partir do processo criativo do sensível contemporâneo. As itinerâncias se apresentam neste Volume III na perspectiva de fluxos, trilhas, conexões, impulsos, disparadores ou gatilhos, lançamentos, centelhas, estímulos, fusão, ativação, para além das convenções acadêmicas e sociais que o corpo pode proporcionar em ambientes diversos. Portanto, 1) Identifica no ECOSISTEMA a CURIOSIDADE, como fonte de energia para a COLETA DE DADOS; 2) Sistematiza CANAIS de CONEXÕES aos caminhos possíveis e desafiadores das passagens no tempo; 3) Descreve e aplica o PROTOCOLO AUTENTICADO, como TESSITURA humana compartilhada em vida; 4) Estabelece o HIPOCAMPO como lugar da memória para dialogar com os resíduos existentes que formam os ANÉIS DE ARTEFATOS criados e identificados nos lugares de aprendizado; 5) Configura HOLOGRAMA e INTERFACE como sistemas que se comunicam. Estes aspectos caracterizam os objetivos propostos deste Volume III.
- ItemMetáforas brincantes: processo educativo do saber fazer arte, desde Manoel Lopes Pontes(Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-06) Requião , Leila Patrícia de Jesus Santos; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Sampaio, José Roberto Santos; Magalhães, André RicardoAqui narro esta viagem ovótica. Ela se traduz em um processo educativo tecnológico autobiográfico vivendo um aprender e ensinar brincante. Por isto, naveguei em outros mares, ares e terras em prol de novas possibilidades formativas. Minha caminhada de aprendiz-artista-educadora reluziu meu encanto em aprender com o professor Manoel Lopes Pontes (ator, educador, dramaturgo e diretor teatral). A partir do seu saber fazer arte, nos unimos ao artista Emiliano Manso e professor José Leão, tecemos diálogos e vivências educativas recheadas por ações teatrais, poéticas, brincantes e performáticas. Originando tear-casa-ovo brotamos as metáforas brincantes, ocorridas em meio remoto, utilizando tecnologias digitais, temperadas por um sortido repertório educativo-artístico-sonoro-imagético, imersos no nefasto período da Covid-19. Unindo o saber do professor Manoel integrado às minhas perspectivas formativas, fruto da tríade sujeito, história e lugar, proposta pelo Projeto Articulador Rede Pub/GEOTEC/CNPq, catei meios para ampliar meu ser aprendiz-educadora-artista e igualmente formadora e pesquisadora, neste processo, indagando: Como produzir atividades educativas, a partir do teatro, tecendo histórias de vidas? Me descortinei, em um caminhar metodológico educativo-artístico, responsável pelos meus atos (Marpeau, 2002), com abordagem qualitativa, pesquisa narrativa e autobiográfica (Clandinin e Conelli, 2015). Transitei por vivências no espaço digital e metodologia brincante (Leão 2010, 2022), e metodologia de trabalho em ateliê enfatizando poéticas visuais (Rey, 1996). Corporifiquei H1 e H2, (auto) fotoperformances que sintetizaram o processo e compuseram o portfólio artístico-educativo, fruto de poéticas imagéticas ampliando tecnologias digitais.
- ItemMUDICON: um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Pereira, Ana Carla Nunes; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Santos Filho , Juvino Alves dos; Leão, Jose Antonio CarneiroO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemNas (en)cruzilhadas de exu e ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de educação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-28) Costa, Adelson Silva da; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Santos, Edmea Oliveira dos; Machado, Maria Cristina Gomes; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Fialho, Nadia HageO Projeto doutoral “Nas (en)cruzilhadas de Exu e Ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de Educação Científica.” incorpora as (en)cruzilhadas que experiencio em minhas vivências como professorpesquisador, curioso e desejoso, que vive a escola pública e sua complexidade eróticoexistêncial. Nessa heurística, busco encontrosdesencontros que possam ressignificar o diálogo tecido nas experiências de formação de jovens nos cotidianos da escola pública com as tecnologias digitais de informação e comunicação, potencializando compreensõesinterpretações e possibilidades para trançar diálogos outros destes recém-chegados com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Envolto neste “transe” busco interpretar a seguinte questão: como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens com as tecnologias digitais em um Projeto de Educação Científica? Para interpretar este fenômeno, busco, na filosofia hermenêuticomultirreferencial, a partir das (en)cruzilhadas vivenciadas em um projeto de Educação Científica, concebido através da parceria universidadescola em um colégio público de Salvador, objetivar: compreender como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens do Ensino Médio com as tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de Educação Científica. No intuito de compreender os sentidos que emergem dos diálogos com os/as protagonistas da pesquisa, proponho no estudo hermenêuticomultirreferencial um padê1 dialógico nas (en)cruzilhadas de Exu como profanação metodológica do constructo de pesquisa; (des)caminhando através da disponibilidade aberta pela errância solidária desenhar a tese. Ainda, buscando “enroscar” a pesquisa com os acontecimentos de formação destes jovens nos seus usos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, proponho trançar o imbricamento do conceito de tecnologia da ciência contemporânea com as narrativas míticas cosmoafrobrasileira que tem o orixá Ogum como ser da tecnologia. A agenda que envolve a compreensão das experiências de formação de jovens no Ensino Médio é uma urgência mundial, que no Brasil se mostra desafiadora e decisiva para a educação em decorrência da nossa situação que historicamente vem fragilizando condição humana dos jovens; diante de tamanho desafio, cabe-nos “mergulhar” no “submundo” dos cotidianos escolares para (re)velar as táticas e estratégias tecidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que precisam ser mais bem aclaradas.
- ItemProjeto de intervenção um olhar formativo com mulheres da educação profissional(2022-06-01) Leão, Jose Antonio CarneiroEsta pesquisa possui como objeto de estudo Projetos de Intervenção, delimitados no campo da Educação Profissional com mulheres em Curso Lato Sensu. O objetivo da pesquisa esteve em identificar um olhar sobre aspectos operacionais metodológicos utilizados na proposição dos Projetos de Intervenção social utilizados por 18 alunos-cursistas, em sua maioria mulheres, professoras matriculadas no Curso de Especialização em Metodologia da Educação Profissional. O método utilizado nessa pesquisa foi o fenomenológico (Edmund Russerl, 1859-1938), de análise crítica, que se preocupa com a descrição direta da experiência, de como ela ocorre, não como explicação, mas como sua compreensão. A investigação da experiência realizada no referido curso foi desenvolvida em duas Unidades Formativas no ano de 2015. Os resultados apontaram para a utilização de aspectos operacionais e metodológicos formativos de perspectiva socioespacial e de vivência profissional das professoras, alunas do curso de especialização. As considerações finais destacaram que o processo operacional e metodológico diagnosticado tornam as alunas-cursistas professoras da Educação Profissional localizadas no Baixo Sul e Leste baiano, imbricadas no mundo da necessidade humana, em que veio a se traduzir na elaboração de seus Projetos de Intervenção Social, os quais poderão trazer a perspectiva de propor novos estudos e intervenções também na Pós-graduação stricto sensu, com saltos para além das Tecnologias Convencionais (TC). Isso vem a potencializar o desenvolvimento regional de pesquisas que passam pelo olhar sobre esses Projetos de Intervenção. O que vem a valorizá-los (Autoras e seus projetos) com seus diagnósticos, não construídos em gabinetes com interesses diversos, mas do campo em que atuam.
- ItemQuilombando Ilha de Maré: O jogo como estratégia pedagógica para vivenciar a Educação Escolar Quilombola na formação continuada de professoras/es(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-20) Lobo, Ariany Cavalcante; Magalhães, André Ricardo; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Silva, Nádia Maria Cardoso daA pesquisa surge das inquietações da pesquisadora diante da ausência de formação continuada de professoras em Educação Escola Quilombola (EQQ) em uma escola que atende estudantes oriundos de comunidades certificadas como quilombolas. O lócus de pesquisa é a Escola Municipal de Ilha de Maré (EMIM), tendo como público participante, professoras não quilombolas que atuam com as turmas dos anos finais. A questão de pesquisa tem como foco identificar “Em que medida a elaboração de um jogo pode contribuir como estratégia pedagógica para reafirmar a história e cultura de Ilha de Maré na formação continuada de professoras/es da EMIM com base nos princípios da EEQ?”. Consequentemente, o objetivo é desenvolver um jogo que contribua como estratégia pedagógica para reafirmar a história e cultura de Ilha de Maré na formação continuada de professoras/es da EMIM com base nos princípios da EEQ. O método de referência é o Design Basead Research (Plomp, 2018) com contribuições significativas da Pesquisa Social (Minayo, 2016), sendo de natureza aplicada, do tipo descritiva e de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada levando em consideração a perspectiva de uma educação contracolonial (Silva, 2015; 2023), quilombista (Nascimento, 2019; Silva e Rodrigues, 2014); Silva, 2023), problematizadora (Freire,) e lúdica (Luckesi, 2022). A intervenção ocorreu no formato online com a realização de 7 (sete) encontros formativos e lança mão da análise documental, da realização de rodas de conversa e diário de pesquisa. Os encontros formativos contaram com a presença das professoras e de moradoras quilombolas da ilha. A proposta da ida a campo buscou colaborar com a formação continuada em EQQ de forma contextualizada com a realidade da cultura da ilha. O jogo elaborado foi exatamente a tecnologia pedagógica que transformou a teorização do conhecimento em uma vivência de aprendizado criativo e lúdico para as professoras na formação. Os resultados da pesquisa apontam que a elaboração do jogo “Quilombando Ilha de Maré” contribuiu como recurso pedagógico na formação continuada das professoras para a ampliação de seus conhecimentos sobre EEQ e aspectos culturais de Ilha de Maré.
- ItemRelatorio tecnico sabatica e pos doc brincantes digitais em imagens(2022-08-25) Leão, Jose Antonio CarneiroEste relatório teve como objetivo descrever numa perspectiva crítica contextual contemporânea, o desenvolvimento dos estudos realizados, durante a Licença Sabática junto com o período de Pós-Doutoramento. Duas ações foram realizadas no caminho percorrido para os estudos nas artes visuais: 1. Curso de Extensão Brincantes Digitais em Imagens (BDI); e, 2. Aulas em co-docência do doutorado com o supervisor Prof. Dr. Ricardo Barreto Biriba, na disciplina de Seminário de Pesquisa em Artes Visuais II – Ebaa 29. Ambas desenvolvidas de forma remota, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sendo assim questionamos: como as aulas no doutorado e do curso de extensão atendeu aos seus participantes, considerando-os como agentes performativos? O pressuposto apontou para o olhar de memória corporal dos participantes envolvidos, que tiveram como disparadores ou lançadores, as poéticas imagéticas. A metodologia participante utilizada com 21 (vinte e um) alunos da disciplina e 12 (doze) concluintes do curso se utilizou da perspectiva brincante, numa pesquisa que se dá a partir do corpo em trilhas multisensoriais (LEÃO, 2011), em que os sujeitos trazem suas experiências lúdicas para criar interpretações contemporâneas, de: dimensão educativa em Cosmovisão (Filtro como o sujeito enxerga a natureza humana, valores e destino, para a produção de saberes em estratégias de persistência do diálogo vivo – Princípio organizativo, como todos); dimensão comunicativa em suas ancestralidades (As intersubjetividades rituais, identificadas pelos sujeitos ao percorrerem diferentes lugares, incorporando trajetórias de vida, em zonas de contatos interculturais de afinidades – Princípio construtivo, como alguns); e, dimensão lúdica do saber brincante (Nas instabilidades e configurações camufladas de máscaras subversivas, ora atenta, ora desatenta às convenções sociais, a partir de dinâmicas incorporadas – Princípio intermediativo, como nenhum). Os resultados trouxeram contribuições também na abordagem netnográfica para os projetos de tese dos 21 alunos doutorandos e, 12 (doze) estações de memória corporal ocorridas durante o curso de extensão, a se saber: Planejamento Participativo; Agentes Performativos; Saber Brincante; Fluxo Conceitual; Memórias a Revelar; Fotoanimação; DançaSilvestre; Memória Musical; Manifesto Resistência; Mostra Releitora; Memes Contahistória; Fazeres Brincantes e a insubmissão dos sujeitos, sistematizadas num game.
- ItemSegredos revelados Circo Troca de Segredos: um espaço de aprendizado como formação cultural da década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Filho, Juvino Alves dos Santos; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Santana, Elizabete ConceiçãoEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.