Navegando por Autor "Gomes, Clecion Sampaio"
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- ItemDesafios da docência na contemporaneidade: perspectivas da formação continuada contextualizada com o semiárido brasileiro em Miguel Calmon-BA(2016-07-26) Gomes, Clecion Sampaio; Carvalho, Luzineide Dourado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Cristiane SantosA pesquisa tratou de investigar sobre quais paradigmas se fundamentaram a Formação Continuada oferecida aos docentes do Colégio Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon, no Estado da Bahia, no período de 2008 a 2015. Para tanto, procurou-se identificar os desafios enfrentados por estes docentes para o exercício da docência na sociedade contemporânea, que segundo Zygmunt Bauman, (2001; 2013) é marcada pela liquidez, aceleração, individualidades, isolamento, competição, compressão, e fluidez do conhecimento, fatores estes, que requerem profissionais ativos, reflexivos e críticos, capazes de intervir e atuar de forma relevante na sociedade, nos seus contextos mais particulares e locais ao exercerem com afinco a docência. Problematiza ainda a necessidade de uma nova Formação Continuada que esteja atrelada aos princípios da Teoria da Complexidade, tendo como referencial didático pedagógico as Diretrizes da Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, utilizando como inspiração metodológica a Fenomenologia e os pressupostos teóricos do método da PesquisaAção, visto que este envolve a ação do pesquisador e do grupo investigado nos mais diversos momentos da pesquisa a exemplo da socialização da proposta interventiva através de seminário formativo, a coleta de dados realizada através de questionários e entrevistas que nos revelaram ser a ausência da Formação Continuada um dos desafios para a existência de espaços coletivos de discussão e reflexão sobre o fazer pedagógico dos docentes. Sendo assim, criamos as Oficinas Formativas como uma proposta interventiva que visa aportar teórica e metodologicamente a Rede de Educação Municipal para a construção de um plano de Formação Continuada que estabeleça fecundas parcerias e trocas de experiências entre os docentes e assegure a reflexão-ação sobre sua práxis pedagógica, à luz do Paradigma da Complexidade, oportunizando o desenvolvimento de práticas pedagógicas Contextualizadas com o Semiárido e mais condizentes com as demandas da Contemporaneidade.
- ItemO significado da avaliação para educadores educandos do terceiro e quartos ciclos do Ensino Fundamental em Geografia na cidade de Miguel Calmon-Bahia(UNEB, 2005) Gomes, Clecion Sampaio; Andrade, Benedita Pereira de; Santos, M. Jorima Valoz dosA presente monografia é fruto de intenso trabalho, que teve como aspiração investigar "O significado da avaliação para Educadores e Educandos do Terceiro e Quartos ciclos do Ensino Fundamental em Geografia no Colégio Municipal Clariézer Vicente dos Anjos na cidade de Miguel Calmon-Bahia". No bojo desta pesquisa procurou-se demonstrar o perfil dos professores e seus métodos avaliativos, bem como a percepção dos alunos acerca do processo avaliativo. A utilização de tabelas permite uma melhor visualização da problemática pesquisada, além de elucidar características da clientela questionada e demonstrar os diferentes aspectos que influenciam no fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de 100 (cem) questionários aos alunos, 5 (cinco) professores de Geografia e entrevista com 3 (três) funcionários do corpo técnico- administrativo, além da pesquisa de campo. Tornou-se notório o compromisso dos professores na utilização de diversificados instrumentos avaliativos na tentativa de amenizar sérias dificuldades apresentadas pelos discentes em relação a determinados métodos de avaliação. Todavia, percebeu-se também, que os alunos além de possuírem um baixo poder aquisitivo e equivalente nivel cultural, uma grande parcela trabalha para aumentar a renda familiar, não dispondo de tempo suficiente para estudar. Entendemos, que o ensino de Geografia precisa evoluir, principalmente, no que se refere ao uso de recursos didáticos e à prática pedagógica dos professores, a fim de que os alunos se sintam motivados e o ensino torne-se mais interessante, eficaz e produtivo. Partindo deste pressuposto, o professor deverá administrar a classe, posicionando-se sempre como mediador entre o aluno e o conhecimento, utilizando instrumentos eficazes para melhor avaliar, visto que a avaliação pressupõe decisão de transformação e promoção, objetivando sempre constatar progressos e reorientar o trabalho para correções necessárias.