Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Marcos Antônio Morais"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Braço forte, mão amiga: a história, memória e as geotecnologias como estratégias de ensino no colégio militar de Salvador/BA.
    (2017-10-03) Ferreira, Marcos Antônio Morais
    Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar as Histórias e memórias dos alunos do CMS como potencialidade de preservação, valorização e materialização do processo formativo. O Lócus de pesquisa foi o Colégio Militar de Salvador (CMS), ponto de partida de onde as atividades foram realizadas juntamente com os alunos do ensino fundamental e médio. A pesquisa foi desenvolvida em formato de memorial descritivo. Os resultado foram agrupados em: Memórias do CMS, um vídeo de bolso construído pelos alunos narrando o dia a dia e suas percepções sobre o espaço escolar; Um outro CMS refere-se a expressão da Instituição Escolar como mapa gameficado (Minecraft); Representações cartográficas escolares desenvolvidas a partir das memórias discentes; O CMS e seu entorno visita técnica explorando o espaço da escola e sua relação com a comunidade circunvizinha; Construção e produção de texto científico para a difusão das ações, como estratégias de ensino de História a partir das potencialidades das geotecnologias. Por fim, o desenvolvimento da pesquisa resultou na construção de um portfólio que reúne estas atividades enquanto outras estratégias ao ensino de História. Assim, podemos considerar que as estratégias de ensino a partir do potencial das geotecnologias, não devem estar atreladas como mais um item do trabalho docente e sim como ponto fundante, mobilizador e autônomo. Além disto, concluiu-se que é essencial pensar o ensino de História, levando em consideração a memória e a experiência de vida dos sujeitos, pois são estes que constituem signos, valores, marcas que caracterizam e formam o lugar, como recorte do espaço geográfico significante, plural e educativo.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais