Navegando por Autor "Farias, Enos André de"
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- ItemCaminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos(EDITORA OXENTE, 2018-05-01) Farias, Enos André de; Ribeiro, Ana Paula Santos Granja; Gomes, Esther Borges MartinsA obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.
- ItemEducação escolar no quilombo do Sítio Araçá: memória histórica, direitos fundamentais e ecologia humana no sertão de Pernambuco(UNEB, 2025-08-06) Farias, Enos André de; Barbosa, Anna Christina Freire; Carvalho, Reinaldo Forte; Oliveira, Edivania Granja da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sá , Gabriela Barretto deEsta tese analisa o papel da educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, localizado no município de Afrânio, Estado de Pernambuco, a partir de três eixos de discussão: a relação entre educação e memória histórica; a luta pelo reconhecimento dos direitos fundamentais da Comunidade; e a promoção da ecologia humana enquanto abordagem interdisciplinar. O estudo contextualiza o cenário local ao traçar a trajetória histórica da região, abordando a formação do Sudeste do Piauí, no século XVII, e do Sertão Pernambucano, no século XVIII, como forma de compreender o surgimento do território e os processos que conduziram à sua conformação atual. A pesquisa adotou uma abordagem mista, com ênfase etnográfica, permitindo uma imersão no lócus de análise por meio da observação participante. As atividades foram devidamente registradas, proporcionando subsídios para evidenciar aspectos consolidados do diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com a ecologia humana. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças locais e do núcleo político municipal, além de entrevistas estruturadas com moradores do Quilombo Sítio Araçá e com professores que atuam na escola da Comunidade. Foram realizadas também análise documental e bibliográfica, consulta em Arquivos Públicos nos Estados do Piauí e da Bahia, no acervo do Museu Pai Chico, e nas evidências do que sobrou da “Casa de Pedra”, sítio arqueológico que traz marcas da história local, que somados, serviram para embasar o referencial teórico. O estudo também considerou os marcos legais referentes à educação étnico-racial, além de utilizar instrumentos de análise discursiva para a compreensão das narrativas comunitárias, estando sua estrutura organizada em seis artigos. Os resultados indicam que a educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, integrada à rede municipal de ensino de Afrânio/PE, tem apresentado avanços significativos, refletidos em indicadores quantitativos, como demonstram os resultados obtidos nas avaliações do SAEPE/SAEB. Contudo, observa-se que a implementação dos princípios orientadores da Educação Escolar Quilombola, estabelecidos pela Resolução nº 08/2012 do CNE/CEB, ainda enfrentam desafios significativos na sua prática. Destaca-se, sobretudo, a fragilidade na oferta de formação continuada específica para os docentes que atuam na referida Unidade de Ensino. Apesar de possuírem formação acadêmica e experiência no território, esses profissionais não tiveram acesso a processos formativos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), o que compromete a plena efetivação de práticas pedagógicas culturalmente contextualizadas e sensíveis às especificidades da comunidade quilombola. Como conclusão, evidencia o papel fundamental da educação como instrumento de resistência, de formação identitária e promoção da dignidade humana, destacando o apoio às melhorias educacionais, de modo a formar gerações cada vez mais conscientes de sua inserção na luta comunitária por políticas públicas destinadas aquele espaço do território Afraniense, reconhecendo-se como sujeitos de direitos e deveres, e plenos de cidadania, reafirmando a necessidade de um currículo escolar específico para a realidade quilombola, distinto daquele aplicado nas demais escolas municipais, contemplando as especificidades das DCNEEQ.
- ItemO núcleo de educadores populares do sertão de Pernambuco no desenvolvimento de ações para convivência com o semiárido(UNEB, 2018-03-01) Farias, Enos André de; Rodrigues, José Roberto Gomes; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Reinaldo ForteEsta pesquisa tem o objetivo de compreender o processo de implementação e intervenção social das ações desenvolvidas pelo NEPS no Sertão de Pernambuco. De abordagem qualitativa, seu desenvolvimento ocorreu em dois municípios de forma direta (Dormentes e Santa Cruz da Venerada) e de forma indireta, em outros dois (Afrânio e Santa Filomena). Na abordagem metodológica definimos a pesquisa participante como forma de aproximação com as comunidades, possibilitando uma costura com outros procedimentos, a exemplo do relato de experiência e estudo de caso, além da investigação bibliográfica e documental para compreendermos o sentido histórico e social do espaço pesquisado. Na construção do referencial teórico optou-se pela divisão em categorias conceituais, uma vez que havendo distinção entre conceitos os mesmos convergem para subsidiar o resultado que se pretende. Elencou-se então três categorias básicas: Convivência com o Semiárido brasileiro, Práticas educativas desenvolvidas na perspectiva Freireana a partir da educação popular e Tecnologias sociais para convivência com o Semiárido brasileiro. Para chegarmos as respostas necessárias foi aplicado entrevistas semiestruturadas e realizada visitas de campo. A investigação documental serviu para compor a trajetória histórica da instituição, dando ênfase ao trabalho de mobilização realizado com a PJMP, as formações políticas e os debates com as comunidades. A pesquisa evidenciou o alinhamento, em um determinado momento do NEPS as ações das escolas formais em Dormentes/PE, sendo mostrado os resultados alcançados nessa parceria. Em um outro momento, o estudo buscou caracterizar de modo geral como as tecnologias sociais implementadas nas comunidades tem integrado as famílias, fomentado a convivência com o Semiárido brasileiro, a preservação do meio ambiente, geração de renda e transformado a realidade das comunidades atendidas.
- ItemUso da Aloe Vera em comunidades Quilombolas no Nordeste Brasileiro: uma revisão sistemática com metanálise(2023-09-18) Nicácio, Jandir Mendonça; Farias, Enos André de; Silva, Regivaldo José da; Pompeu, Ana Cristina Chagas; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Almeida Neto, Miguel Santana de; Almeida, Carolina Alves Collier de; Barbosa, Anna Christina FreireA Aloe vera é uma espécie de planta suculenta conhecida como babosa, usada na medicina tradicional por diversos povos devido a suas propriedades terapêuticas. Este estudo visa investigar o uso da Aloe vera em comunidades quilombolas no Nordeste brasileiro,com foco nas formas de uso e em suas aplicações terapêuticas. Para tal, realizou-se uma busca sistemática em bases de dados científicas para identificar estudos relevantes sobre seu uso terapêutico. Os estudos incluídos foram analisados a partir de uma metanálise, onde foram identificadas as formas de uso da planta e as condições de saúde em que foi aplicada. Foram encontrados 12 estudos, nos quais se comprovou que a babosa é utilizada de diversas formas na medicina tradicional dessas comunidades Quilombolas, incluindo preparações como chá, suco, tintura, xaropes e loções. As condições de saúde tratadas foram amplas, abrangendo desde problemas dermatológicos até o câncer. A metanálise mostrou também uma frequência significativa de uso, com um tamanho de efeito de 41,6% nesta revisão. Destaca-se que o uso da babosa desempenha papel importante nas práticas religiosas e socioculturais das comunidades quilombolas. Concluiu-se que a Aloe vera é amplamente utilizada pelas comunidades quilombolas no Nordeste brasileiro, tanto para fins terapêuticos quanto como parte de suas tradições culturais e religiosas.