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Navegando por Autor "Farias, Enos André de"

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    Caminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos
    (EDITORA OXENTE, 2018-05-01) Farias, Enos André de; Ribeiro, Ana Paula Santos Granja; Gomes, Esther Borges Martins
    A obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.
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    O núcleo de educadores populares do sertão de Pernambuco no desenvolvimento de ações para convivência com o semiárido
    (UNEB, 2018-03-01) Farias, Enos André de; Rodrigues, José Roberto Gomes; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Reinaldo Forte
    Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o processo de implementação e intervenção social das ações desenvolvidas pelo NEPS no Sertão de Pernambuco. De abordagem qualitativa, seu desenvolvimento ocorreu em dois municípios de forma direta (Dormentes e Santa Cruz da Venerada) e de forma indireta, em outros dois (Afrânio e Santa Filomena). Na abordagem metodológica definimos a pesquisa participante como forma de aproximação com as comunidades, possibilitando uma costura com outros procedimentos, a exemplo do relato de experiência e estudo de caso, além da investigação bibliográfica e documental para compreendermos o sentido histórico e social do espaço pesquisado. Na construção do referencial teórico optou-se pela divisão em categorias conceituais, uma vez que havendo distinção entre conceitos os mesmos convergem para subsidiar o resultado que se pretende. Elencou-se então três categorias básicas: Convivência com o Semiárido brasileiro, Práticas educativas desenvolvidas na perspectiva Freireana a partir da educação popular e Tecnologias sociais para convivência com o Semiárido brasileiro. Para chegarmos as respostas necessárias foi aplicado entrevistas semiestruturadas e realizada visitas de campo. A investigação documental serviu para compor a trajetória histórica da instituição, dando ênfase ao trabalho de mobilização realizado com a PJMP, as formações políticas e os debates com as comunidades. A pesquisa evidenciou o alinhamento, em um determinado momento do NEPS as ações das escolas formais em Dormentes/PE, sendo mostrado os resultados alcançados nessa parceria. Em um outro momento, o estudo buscou caracterizar de modo geral como as tecnologias sociais implementadas nas comunidades tem integrado as famílias, fomentado a convivência com o Semiárido brasileiro, a preservação do meio ambiente, geração de renda e transformado a realidade das comunidades atendidas.
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    Uso da Aloe Vera em comunidades Quilombolas no Nordeste Brasileiro: uma revisão sistemática com metanálise
    (2023-09-18) Nicácio, Jandir Mendonça; Farias, Enos André de; Silva, Regivaldo José da; Pompeu, Ana Cristina Chagas; Almeida, Gabriela Macêdo Aretakis de; Almeida Neto, Miguel Santana de; Almeida, Carolina Alves Collier de; Barbosa, Anna Christina Freire
    A Aloe vera é uma espécie de planta suculenta conhecida como babosa, usada na medicina tradicional por diversos povos devido a suas propriedades terapêuticas. Este estudo visa investigar o uso da Aloe vera em comunidades quilombolas no Nordeste brasileiro,com foco nas formas de uso e em suas aplicações terapêuticas. Para tal, realizou-se uma busca sistemática em bases de dados científicas para identificar estudos relevantes sobre seu uso terapêutico. Os estudos incluídos foram analisados a partir de uma metanálise, onde foram identificadas as formas de uso da planta e as condições de saúde em que foi aplicada. Foram encontrados 12 estudos, nos quais se comprovou que a babosa é utilizada de diversas formas na medicina tradicional dessas comunidades Quilombolas, incluindo preparações como chá, suco, tintura, xaropes e loções. As condições de saúde tratadas foram amplas, abrangendo desde problemas dermatológicos até o câncer. A metanálise mostrou também uma frequência significativa de uso, com um tamanho de efeito de 41,6% nesta revisão. Destaca-se que o uso da babosa desempenha papel importante nas práticas religiosas e socioculturais das comunidades quilombolas. Concluiu-se que a Aloe vera é amplamente utilizada pelas comunidades quilombolas no Nordeste brasileiro, tanto para fins terapêuticos quanto como parte de suas tradições culturais e religiosas.
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