Navegando por Autor "Dutra, Nivaldo Osvaldo"
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- ItemManiaçu: histórias, memórias e culturas no alto sertão baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Zezito Rodrigues da; Araujo,, Ginaldo Cardoso de; Feitosa,, Débora AlvesEsta pesquisa trata da seguinte questão: como desenvolver metodologias e projetos escolares interdisciplinares que levem os alunos do CECPAG a conhecer, valorizar e preservar os bens culturais/ patrimoniais de Maniaçu, junto as suas memórias, histórias e tradições? Diante dessa prerrogativa, coteja-se que o Distrito de Maniaçu fica localizado no município de Caetité - Bahia, mantém sua relevância por toda sua trajetória histórica, política e econômica, construída ao longo da formação de sua região. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a história e a composição patrimonial do Distrito de Maniaçu (pertencente a Caetité - BA), como meio de desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições desse local; bem como os objetivos específicos, por sua vez, são: compreender a história do Distrito de Maniaçu e a formação dos seus patrimônios; refletir o modo como os moradores e demais pessoas que fazem parte de Maniaçu lidam com suas histórias e seus patrimônios, levando-os ao reconhecimento e ao pertencimento perante a si próprios; conhecer a trajetória educacional do distrito e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico do distrito. Ademais, esta pesquisa tem como justificativa as poucas produções sobre história e memória de Maniaçu, logo, há a necessidade da preservação, tanto da história quanto da memória, junto à promoção do reconhecimento, do sentimento de pertencimento e do valor afetivo tido pelo CECPAG - Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia - e pelo distrito. De mesmo modo, esta investigação tem a base teórica fundamentada em diversos autores para a leitura e análise de textos, como: Aguiar (2011), Freire (1987), Funari (2000), Le Goff (1994), Pollack (1992), Portelli (2014), Santos (2014), dentre outros. Para além disso, as metodologias empregadas foram: fontes escritas (livros Tombo, registros de casamentos, batizados, anotações festivas, livros de óbito, jornais presentes em dois locais, como o Arquivo Público e a Diocese, ambos situados em Caetité. Somado a isso, as fontes orais foram entrevistas com pessoas da comunidade e da sede do município; aplicação dos questionários no Google Forms com professores e alunos do Colégio CECPAG e o desenvolvimento de oficinas com alunos do Ensino médio também do CECPAG. Portanto, pressupõe-se a necessidade de uma formação continuada da equipe de gestão - professores, funcionários e alunados -, para que eles estejam mais engajados na preservação destes bens, fortalecendo os laços de pertencimento do lugar que está instalado o CECPAG. Dessa forma, o trabalho vigente vem como uma maneira de colaborar na promoção da consciência histórica dos indivíduos perante o Distrito de Maniaçu e seus bens patrimoniais. Por fim, o produto deste trabalho é o E-book com o título Preservação patrimonial no Distrito de Maniaçu, partindo de ações educacionais no Cecpag, ação a qual contribuiu para uma socialização de informações entre fotografias e textos para despertar o interesse do leitor pela história do Distrito e seu desenvolvimento, partindo das ações da educação patrimonial, aplicadas no CECPAG. Este arquivo poderá ser executado como ferramenta para futuras pesquisas científicas sobre o distrito, como também pode ser empregado como material didático por docentes do ensino fundamental, médio e superior.
- ItemMemória e história: trajetória da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus da Lapa - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-06) Leles, Elaine Alves; Fernandes, Marinalva Nunes; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Guedes, Marilde QueirozA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida como direito pela Constituição da República Federativa do Brasil desde o ano de 1988, embora as políticas públicas para essa modalidade de ensino ainda sejam insuficientes e a EJA venha assumindo um caráter de ensino compensatório e excludente. Desta forma, a pesquisa parte da seguinte interrogação: Como se constituiu a trajetória histórica da EJA, no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990? Tem como objetivo geral compreender por meio das memórias dos sujeitos colaboradores a trajetória histórica da EJA no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990. Baseia-se nos pressupostos metodológicos da história oral, tendo como referência os estudos de Alberti (2005), e sustentasse nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental, e, como procedimentos técnicos, as entrevistas semiestruturadas com atores sociais e institucionais que atuaram na modalidade, no âmbito municipal, em diferentes momentos históricos dentro do marco temporal investigado. O referencial teórico tem como base Arroyo (2011; 2017); Freire (1999; 2000; 2011); Frigotto (1999; 2012), dentre outros. Com os estudos empreendidos, nos apontamentos inicializados à luz da legislação, das diretrizes e do referencial bibliográfico escolhido para compreensão aprimorada da temática, o texto apresenta um memorial sobre a implantação e o desenvolvimento da EJA em Bom Jesus da Lapa - BA, construído a partir do diálogo com os seus sujeitos, que culminou na produção de uma cartilha que tem como foco registrar o apontamento sumário e introdutório sobre alguns aspectos da EJA no município de Bom Jesus da Lapa - BA. A pesquisa concluiu que o percurso histórico da modalidade de ensino, no âmbito municipal, foi caracterizado pelas vivências de práticas alfabetizadoras federalizadas ligadas diretamente à participação civil e suas instituições, especialmente as religiosas.
- ItemMemórias, identidades e saberes como aliados da aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Feitosa, Debora Alves; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité - Bahia buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; Identificando os valores simbólicos e culturais presentes nessas comunidades e como eles são incorporados à prática docente, bem como se o universo cultural do aluno contribui na escola e de que maneira essa contribuição se processa. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Alberti (1989; 1990; 2000), Bourdieu (1996), Hall (2011; 2014), Halbwachs (2006), Pollak (1992;1996), Portelli (1997; 2013), Saviani (1997; 2005;2006; 2008; 2011; 2013; 2015), Freire (2000; 2015), Arroyo (2010), Libâneo (1994), Meihy (2005; 2013), Caldart (2007), entre outros. O resultado da pesquisa, a produção de um Produto Educacional intitulado “Rememorando a Cultura Local” em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio a partir de um projeto pedagógico com 08 (oito) atividades práticas, que poderá servir como suporte pedagógico para educadores. A iniciativa busca motivar e desenvolver conhecimentos a partir da vivência dos alunos, considerando a diversidade existente no seu espaço de convivência. Este material além de registrar e preservar uma fração das memórias e aspectos identitários das comunidades locais, representa uma contribuição significativa para o processo de aprendizagem, pois destaca a valorização das raízes culturais locais e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.
- Item"Na minha comunidade não tem nada. É um fim de mundo!": história local,patrimônio e memória da Comunidade de João Barroca(Universidade do Estado da Bahia-UNEB, 0024-06-10) Aguiar, Nadir de Souza Lédo; Nascimento, Jairo Carvalho do; Queiroz, Martha Rosa Figueira; Dutra, Nivaldo OsvaldoA presente dissertação é resultado de um estudo que investigou a comunidade de João Barroca, distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité-BA, a partir da relação e da valorização das categorias de memória, identidade e patrimônio, na perspectiva de entender tais categorias no fortalecimento de laços de pertencimento social daquela dada comunidade, ao tempo em que se busca na escola, a partir da contribuição da História Local e da Educação Patrimonial, as possibilidades concretas para se efetivar a compreensão dessa comunidade, conhecendo sua história e seus sujeitos. A necessidade de trabalhar educação patrimonial e a preocupação dos estudantes com o futuro de sua comunidade, após a exploração de minério de ferro, levaram a este estudo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa dialogou com diversos autores no sentido da promoção de debates e da compreensão, de nossa parte, de determinadas categorias de análise usadas na dissertação, tais como memória, identidade, patrimônio, educação histórica, dentre outras (Pollak, 1992; Ricoeur, 2007; Hall, 2005; Silva, 2014; Barca, 2007; Rüsen, 2012). Do ponto de vista metodológico, utilizamos procedimentos como produção de dados através de questionários online, entrevistas semiestruturadas e, a partir das categorias memória e identidade, desenvolvemos um trabalho com a metodologia da história oral e propostas didáticas baseadas na perspectiva teórico-metodológica da Educação Histórica (Aula Oficina), um videodocumentário como produto educacional, fazendo registros da história do lugar. Tanto as propostas de oficinas como o documentário se configuram como produtos educacionais que contribuirão para o ensino e aprendizagens mais significativas. Os dados coletados permitiram concluir que a discussão sobre memória, patrimônio e história local são importantes para fortalecer o pertencimento dos sujeitos e para a aprendizagem histórica.
- ItemO pertencimento das “loiceiras” na localidade de São Miguel e outras possibilidades de ensino com Histórias e culturas indígenas no Alto Sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-11) Santos, Carlos André Cotrim dos; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Nascimento, Washington SantosEsta pesquisa estuda o processo que decorre da tentativa de apagamento das memórias e pertencimentos indígenas em São Miguel, evidenciando o agenciamento do pertencimento familiar como “loiceiras”. A pesquisa foi realizada com aportes teóricos e metodológicos, fornecidos pela Etnografia, História e Arqueologia Histórica. A abordagem de pesquisa é de caráter qualitativo, gerando conhecimentos aplicáveis no Ensino Formal. As memórias orais em São Miguel informam origens indígenas na região. Contudo, essas memórias foram silenciadas em decorrência de seguidas violências. Mesmo tendo perdido parte das referências históricas quanto à etnia, existe um processo de retomadas em meio à trajetória de quatro famílias consultadas neste estudo. O pertencimento dessas famílias se dá por meio da articulação de lembranças com a lida na produção de loiças de barro, visto por essas pessoas enquanto fonte de renda, pertencimento familiar e cultural como “loiceiras"
- ItemPreservação Patrimonial no Distrito de Maniaçu, Partindo de Ações Educacionais no CECPAG(2024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo OsvaldoEsta ferramenta foi pensada e montada para promover o conhecimento da história local, apropriação e a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais que compõem o território de Maniaçu, como também pelo interesse em desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições do mesmo. A história local apresentada através das imagens de objetos, lugares e da escrita possibilita o acesso do público a toda essa riqueza histórica que Maniaçu e seu povo nos contam, pois cada objeto tem significado afetivo, social e cultural para os moradores que cederam para o compartilhamento nesta pesquisa. Que este material sirva como fonte de pesquisa em educação patrimonial e preservação da memória, que seja aplicado como ferramenta para futuras leituras sobre o distrito, como também ser empregado como material didático em oficinas da educação básica, trabalhos escolares entre outras metodologias possíveis por docentes da educação.
- ItemProdução de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá Cariacá(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Sousa, Nuccia Carla Arruda deO ensino de Ciências, particularmente os conteúdos de Física, ainda são pouco trabalhados de forma contextualizada na modalidade de educação quilombola. As escolas quilombolas enfrentam diversos problemas como a falta de material contextualizado, professores sem formação adequada e estrutura física inapropriada para oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes. Devido a importância das energias renováveis no contexto atual, a base deste conhecimento é necessária para integrantes de comunidades quilombolas. A contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos, possibilita ao estudante entender e transformar o ambiente ao seu redor. O objetivo do trabalho foi investigar os saberes e a cultura da comunidade quilombola Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA, a fim de construir uma proposta metodológica que explore o estudo contextualizado da ciência no Ensino Fundamental II, de forma a aproximar a teoria da prática no cotidiano dos sujeitos envolvidos. Para isso, foi necessário reconhecer nas entrevistas feitas com o professor, gestores da escola, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de lideranças comunitárias e na reflexão sobre o currículo, o melhor caminho para se chegar a esse objetivo. Para discutir esses assuntos, trouxemos autores já consagrados como Freire (1996), Munanga (2005), Almeida (2014) e Arroyo (2017, 2011) e trabalhos contemporâneos como os de Macêdo (2008, 2015), Matos (2013) e Silva (2001, 2000) que contribuíram com conhecimentos ligados às duas categorias trabalhadas: “Educação escolar Quilombola” e “Ensino de Ciências”. As observações e análises feitas, sugerem que para construção desses materiais é necessário levar em consideração os costumes, os meios de vida e as necessidades dos alunos dessa comunidade sob o ponto de vista dos integrantes da pesquisa. Este estudo aponta que uma das possibilidades de melhorar a aprendizagem é a utilização de recursos naturais da própria comunidade como recurso pedagógico para ensinar. A proposta apresentada é uma cartilha para os professores, retratando a cadeia de produção do biogás por meio da explicação dos conceitos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia, dentro dos conteúdos de Ciências, além da abordagem de conteúdos e conceitos relacionados a multidisciplinariedade, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência na comunidade quilombola.
- ItemRememorando a Cultura Local(2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo OsvaldoO presente Produto Educacional: Rememorando a Cultura Local, deriva da Pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como aliados da aprendizagem como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Caetité-Ba, Departamento de Ciências-Humanas Campus - VI Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Linguagens e Sociedade – PPGELS. No estudo foram coletados dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros das comunidades rurais e quilombolas. Foi realizado um recorte do trabalho e parte dos resultados dessa pesquisa será apresentado neste Produto Educacional, que é composto por um projeto pedagógico com atividades práticas realizadas que foram além da sala de aula e dos muros da escola. O material tem o intuito de valorizar as comunidades rurais e quilombolas que o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia atende, as vivências dos estudantes e contribuir na preservação, registro das memórias, dos aspectos identitários desses sujeitos e como suporte pedagógico para professores. A construção deste material contempla o resultado do desenvolvimento do subprojeto: Rememorando a cultura local – conhecendo meu lugar desenvolvido nas comunidades dos estudantes do 1º, 2º e 3 anos do ensino médio, no distrito de Maniaçu – Caetité, no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, sendo participantes do E-book de memórias a comunidade rural de Buracão dos Magalhães e as comunidades quilombolas de Lagoa do Mato e Pau Ferro do Juazeiro. O projeto propôs a realização de oito atividades práticas que estão relacionadas à memória, identidade e saberes das comunidades participantes da pesquisa.