Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dutra, Nivaldo Osvaldo"

Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e empoderamento feminino: o EJA no assentamento Curicaca
    (2024-10-24) Silva, Tamiris Rodrigues; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    Este trabalho é fruto de uma investigação minuciosa a respeito do empoderamento feminino baseado em ações de várias mulheres do campo, especificamente cidadãs que vivem no assentamento Curicaca, em Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia, tendo como foco principal as oportunidades oferecidas pelo programa EJA (Educação de Jovens e Adultos. Parte-se do questionamento central: de que forma a EJA promove a transformação da realidade social e o empoderamento das mulheres no assentamento Curicaca? Tendo como objetivo geral, apresentar um breve relato do empoderamento feminino, baseando-se na efetiva participação das mulheres ao adquirirem conhecimento por meio do sistema de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa qualitativa baseou-se na História Oral e nas reflexões teóricas de Freire (2002), Xavier (2019), Louro (1994), Oliveira (2007), Rosemberg (2001), dentre outras. As mulheres selecionadas, em luta por afirmação na sociedade e acostumadas a enfrentar as dificuldades de espaços rurais carentes de políticas públicas, além do abandono por companheiros, apresentam histórias de superação dia após dia, assumindo ainda a responsabilidade de cuidar de filhos como mães solo, muito trabalho na roça, em casa, dispondo de pouco tempo para cuidar de outros interesses ligados ao universo feminino. Fotos e relatos coletados culminaram numa exposição fotográfica realizada no espaço de Cultura no dia 7 de março de 2024, resultando num Produto Educacional a ser utilizado em práticas docentes direcionadas ao empoderamento feminino. Outrossim, todas as mulheres retratadas são membros efetivas do MST e puderam alcançar formação através da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia Didático: Saberes e Fazeres Quilombolas: Contribuições Pedagógicas
    (2025-04-28) Silva, Cleidiana Brito da; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    Este guia didático se configura como um objeto relevante para o processo de ensino e aprendizagem, numa concepção de educação antirracista, uma vez que apresenta inspirações pedagógicas que poderão contribuir com o aprimoramento das práticas educativas na escola da comunidade, ao tempo em que aprecia a história local, as tradições, as práticas laborativas e os saberes e fazeres da comunidade, na perspectiva de valorização desses elementos no espaço escolar. Esta ferramenta pedagógica, servirá como base para professores\as em sua prática didática com estudantes de 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, uma vez que terão à sua disposição, propostas de atividades em consonância com a lei 10.639/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola e outros instrumentos normativos que tratam da educação escolar quilombola. Tais propostas têm em vista a valorização dos saberes e fazeres da comunidade quilombola, contribuindo com os estudos da história local, ao tempo que valoriza os sujeitos sociais da comunidade, suas histórias, vivências e cultura, contribuindo para a (re)afirmação da identidade quilombola.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Preservação Patrimonial no Distrito de Maniaçu, Partindo de Ações Educacionais no CECPAG
    (2024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    Esta ferramenta foi pensada e montada para promover o conhecimento da história local, apropriação e a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais que compõem o território de Maniaçu, como também pelo interesse em desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições do mesmo. A história local apresentada através das imagens de objetos, lugares e da escrita possibilita o acesso do público a toda essa riqueza histórica que Maniaçu e seu povo nos contam, pois cada objeto tem significado afetivo, social e cultural para os moradores que cederam para o compartilhamento nesta pesquisa. Que este material sirva como fonte de pesquisa em educação patrimonial e preservação da memória, que seja aplicado como ferramenta para futuras leituras sobre o distrito, como também ser empregado como material didático em oficinas da educação básica, trabalhos escolares entre outras metodologias possíveis por docentes da educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Rememorando a Cultura Local
    (2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo
    O presente Produto Educacional: Rememorando a Cultura Local, deriva da Pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como aliados da aprendizagem como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Caetité-Ba, Departamento de Ciências-Humanas Campus - VI Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Linguagens e Sociedade – PPGELS. No estudo foram coletados dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros das comunidades rurais e quilombolas. Foi realizado um recorte do trabalho e parte dos resultados dessa pesquisa será apresentado neste Produto Educacional, que é composto por um projeto pedagógico com atividades práticas realizadas que foram além da sala de aula e dos muros da escola. O material tem o intuito de valorizar as comunidades rurais e quilombolas que o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia atende, as vivências dos estudantes e contribuir na preservação, registro das memórias, dos aspectos identitários desses sujeitos e como suporte pedagógico para professores. A construção deste material contempla o resultado do desenvolvimento do subprojeto: Rememorando a cultura local – conhecendo meu lugar desenvolvido nas comunidades dos estudantes do 1º, 2º e 3 anos do ensino médio, no distrito de Maniaçu – Caetité, no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, sendo participantes do E-book de memórias a comunidade rural de Buracão dos Magalhães e as comunidades quilombolas de Lagoa do Mato e Pau Ferro do Juazeiro. O projeto propôs a realização de oito atividades práticas que estão relacionadas à memória, identidade e saberes das comunidades participantes da pesquisa.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais