Navegando por Autor "Dutra, Nivaldo Osvaldo"
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- ItemManiaçu: histórias, memórias e culturas no alto sertão baiano(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Silva, Zezito Rodrigues da; Araujo,, Ginaldo Cardoso de; Feitosa,, Débora AlvesEsta pesquisa trata da seguinte questão: como desenvolver metodologias e projetos escolares interdisciplinares que levem os alunos do CECPAG a conhecer, valorizar e preservar os bens culturais/ patrimoniais de Maniaçu, junto as suas memórias, histórias e tradições? Diante dessa prerrogativa, coteja-se que o Distrito de Maniaçu fica localizado no município de Caetité - Bahia, mantém sua relevância por toda sua trajetória histórica, política e econômica, construída ao longo da formação de sua região. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é apresentar a história e a composição patrimonial do Distrito de Maniaçu (pertencente a Caetité - BA), como meio de desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições desse local; bem como os objetivos específicos, por sua vez, são: compreender a história do Distrito de Maniaçu e a formação dos seus patrimônios; refletir o modo como os moradores e demais pessoas que fazem parte de Maniaçu lidam com suas histórias e seus patrimônios, levando-os ao reconhecimento e ao pertencimento perante a si próprios; conhecer a trajetória educacional do distrito e sua relação com o desenvolvimento cultural e econômico do distrito. Ademais, esta pesquisa tem como justificativa as poucas produções sobre história e memória de Maniaçu, logo, há a necessidade da preservação, tanto da história quanto da memória, junto à promoção do reconhecimento, do sentimento de pertencimento e do valor afetivo tido pelo CECPAG - Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia - e pelo distrito. De mesmo modo, esta investigação tem a base teórica fundamentada em diversos autores para a leitura e análise de textos, como: Aguiar (2011), Freire (1987), Funari (2000), Le Goff (1994), Pollack (1992), Portelli (2014), Santos (2014), dentre outros. Para além disso, as metodologias empregadas foram: fontes escritas (livros Tombo, registros de casamentos, batizados, anotações festivas, livros de óbito, jornais presentes em dois locais, como o Arquivo Público e a Diocese, ambos situados em Caetité. Somado a isso, as fontes orais foram entrevistas com pessoas da comunidade e da sede do município; aplicação dos questionários no Google Forms com professores e alunos do Colégio CECPAG e o desenvolvimento de oficinas com alunos do Ensino médio também do CECPAG. Portanto, pressupõe-se a necessidade de uma formação continuada da equipe de gestão - professores, funcionários e alunados -, para que eles estejam mais engajados na preservação destes bens, fortalecendo os laços de pertencimento do lugar que está instalado o CECPAG. Dessa forma, o trabalho vigente vem como uma maneira de colaborar na promoção da consciência histórica dos indivíduos perante o Distrito de Maniaçu e seus bens patrimoniais. Por fim, o produto deste trabalho é o E-book com o título Preservação patrimonial no Distrito de Maniaçu, partindo de ações educacionais no Cecpag, ação a qual contribuiu para uma socialização de informações entre fotografias e textos para despertar o interesse do leitor pela história do Distrito e seu desenvolvimento, partindo das ações da educação patrimonial, aplicadas no CECPAG. Este arquivo poderá ser executado como ferramenta para futuras pesquisas científicas sobre o distrito, como também pode ser empregado como material didático por docentes do ensino fundamental, médio e superior.
- ItemMemórias, identidades e saberes como aliados da aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Feitosa, Debora Alves; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité - Bahia buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; Identificando os valores simbólicos e culturais presentes nessas comunidades e como eles são incorporados à prática docente, bem como se o universo cultural do aluno contribui na escola e de que maneira essa contribuição se processa. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Alberti (1989; 1990; 2000), Bourdieu (1996), Hall (2011; 2014), Halbwachs (2006), Pollak (1992;1996), Portelli (1997; 2013), Saviani (1997; 2005;2006; 2008; 2011; 2013; 2015), Freire (2000; 2015), Arroyo (2010), Libâneo (1994), Meihy (2005; 2013), Caldart (2007), entre outros. O resultado da pesquisa, a produção de um Produto Educacional intitulado “Rememorando a Cultura Local” em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio a partir de um projeto pedagógico com 08 (oito) atividades práticas, que poderá servir como suporte pedagógico para educadores. A iniciativa busca motivar e desenvolver conhecimentos a partir da vivência dos alunos, considerando a diversidade existente no seu espaço de convivência. Este material além de registrar e preservar uma fração das memórias e aspectos identitários das comunidades locais, representa uma contribuição significativa para o processo de aprendizagem, pois destaca a valorização das raízes culturais locais e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.
- ItemPreservação Patrimonial no Distrito de Maniaçu, Partindo de Ações Educacionais no CECPAG(2024-03-12) Fausto, Rita de Cássia Alves Malheiros; Dutra, Nivaldo OsvaldoEsta ferramenta foi pensada e montada para promover o conhecimento da história local, apropriação e a valorização dos bens patrimoniais materiais e imateriais que compõem o território de Maniaçu, como também pelo interesse em desenvolver a visibilidade e o fortalecimento das culturas e tradições do mesmo. A história local apresentada através das imagens de objetos, lugares e da escrita possibilita o acesso do público a toda essa riqueza histórica que Maniaçu e seu povo nos contam, pois cada objeto tem significado afetivo, social e cultural para os moradores que cederam para o compartilhamento nesta pesquisa. Que este material sirva como fonte de pesquisa em educação patrimonial e preservação da memória, que seja aplicado como ferramenta para futuras leituras sobre o distrito, como também ser empregado como material didático em oficinas da educação básica, trabalhos escolares entre outras metodologias possíveis por docentes da educação.
- ItemProdução de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá Cariacá(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-14) Barbosa, Denizar Rodrigo; Rocha, Gabriela Silveira; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Sousa, Nuccia Carla Arruda deO ensino de Ciências, particularmente os conteúdos de Física, ainda são pouco trabalhados de forma contextualizada na modalidade de educação quilombola. As escolas quilombolas enfrentam diversos problemas como a falta de material contextualizado, professores sem formação adequada e estrutura física inapropriada para oferecer uma educação de qualidade aos seus estudantes. Devido a importância das energias renováveis no contexto atual, a base deste conhecimento é necessária para integrantes de comunidades quilombolas. A contextualização e interdisciplinaridade dos conteúdos, possibilita ao estudante entender e transformar o ambiente ao seu redor. O objetivo do trabalho foi investigar os saberes e a cultura da comunidade quilombola Araçá/Cariacá no município de Bom Jesus da Lapa-BA, a fim de construir uma proposta metodológica que explore o estudo contextualizado da ciência no Ensino Fundamental II, de forma a aproximar a teoria da prática no cotidiano dos sujeitos envolvidos. Para isso, foi necessário reconhecer nas entrevistas feitas com o professor, gestores da escola, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de lideranças comunitárias e na reflexão sobre o currículo, o melhor caminho para se chegar a esse objetivo. Para discutir esses assuntos, trouxemos autores já consagrados como Freire (1996), Munanga (2005), Almeida (2014) e Arroyo (2017, 2011) e trabalhos contemporâneos como os de Macêdo (2008, 2015), Matos (2013) e Silva (2001, 2000) que contribuíram com conhecimentos ligados às duas categorias trabalhadas: “Educação escolar Quilombola” e “Ensino de Ciências”. As observações e análises feitas, sugerem que para construção desses materiais é necessário levar em consideração os costumes, os meios de vida e as necessidades dos alunos dessa comunidade sob o ponto de vista dos integrantes da pesquisa. Este estudo aponta que uma das possibilidades de melhorar a aprendizagem é a utilização de recursos naturais da própria comunidade como recurso pedagógico para ensinar. A proposta apresentada é uma cartilha para os professores, retratando a cadeia de produção do biogás por meio da explicação dos conceitos relacionados às disciplinas de Física, Química, Biologia, dentro dos conteúdos de Ciências, além da abordagem de conteúdos e conceitos relacionados a multidisciplinariedade, integrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a vivência na comunidade quilombola.
- ItemRememorando a Cultura Local(2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo OsvaldoO presente Produto Educacional: Rememorando a Cultura Local, deriva da Pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como aliados da aprendizagem como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Caetité-Ba, Departamento de Ciências-Humanas Campus - VI Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Linguagens e Sociedade – PPGELS. No estudo foram coletados dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros das comunidades rurais e quilombolas. Foi realizado um recorte do trabalho e parte dos resultados dessa pesquisa será apresentado neste Produto Educacional, que é composto por um projeto pedagógico com atividades práticas realizadas que foram além da sala de aula e dos muros da escola. O material tem o intuito de valorizar as comunidades rurais e quilombolas que o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia atende, as vivências dos estudantes e contribuir na preservação, registro das memórias, dos aspectos identitários desses sujeitos e como suporte pedagógico para professores. A construção deste material contempla o resultado do desenvolvimento do subprojeto: Rememorando a cultura local – conhecendo meu lugar desenvolvido nas comunidades dos estudantes do 1º, 2º e 3 anos do ensino médio, no distrito de Maniaçu – Caetité, no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, sendo participantes do E-book de memórias a comunidade rural de Buracão dos Magalhães e as comunidades quilombolas de Lagoa do Mato e Pau Ferro do Juazeiro. O projeto propôs a realização de oito atividades práticas que estão relacionadas à memória, identidade e saberes das comunidades participantes da pesquisa.