Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Duca, Maria de Lourdes do Carmo Souza"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Fios que tecem uma mulher leitora
    (Universidade do Estado da Bahia, 2020-03) Duca, Maria de Lourdes do Carmo Souza; Silva, Lucélia Magalhães; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Marques, Zélia Malheiro
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como alunas do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Campus VI de Caetité-BA se constituíram enquanto leitoras. Para tanto, utilizou se de uma abordagem de pesquisa (auto) biográfica, em que se buscou apropriar dos fatos narrados, para assim, compreender como se deu o processo da constituição leitora das alunas supracitadas. Para alcançar tal fim foram traçados objetivos específicos tais como, identificar alunas do curso de Letras para a reconstituição de leitura; reconstituir as histórias de leitura das alunas, observando os instrumentos utilizados e os elementos caracterizadores na constituição leitora; analisar o processo de constituição leitora das colaboradoras da pesquisa em confronto com o meu percurso para identificação de elementos singulares em nossas histórias de vida. Nesse sentido, utilizou-se um referencial teórico de quem discute a leitura e a formação de leitores, bem como a pesquisa (auto) biográfica, a partir de teóricos como: Souza (2015), Yunes (2003), Freire (2011), Chartier (2009), Barreto (2006), Lacerda (2003) entre outros. E como instrumentos de metodologia, foram utilizados questionários respondidos em forma de narrativas, disponibilizados para as alunas, via e-mail, que tiveram como ponto de partida a questão: conte-nos como se deu sua história enquanto leitora. Desse modo, os resultados desta pesquisa apontam, sobretudo, para a importância que a leitura exerceu e exerce na vida das pessoas que buscam melhoria e resistência às dificuldades e submissão. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para o processo de constituição leitora não só de outras alunas unebianas, como também de outras mulheres, que, de certa forma, se sentem desmotivadas pelas dificuldades encontradas ao longo da vida para alcançarem seus objetivos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mulheres Negras: Leitura e escrita de cartas,narrativas de luta e superação
    (2024-03-27) Duca, Maria de Lourdes do Carmo Souza
    Este caderno foi elaborado pensando em um conjunto de temas relacionados às vivências e experiências das mulheres negras, principalmente no que diz respeito aos impactos na constituição leitora e na escrita, que são tão afetadas desde a infância até a vida adulta por diversos fatores. Sou mulher negra, autora deste caderno pedagógico, e conheço as dificuldades, os desafios, a discriminação, o preconceito e o racismo dentro e fora do espaço escolar. E, como forma de contribuir com a prática pedagógica, este material foi pensado e elaborado durante o período da pesquisa no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité-BA. Durante a elaboração do caderno, todas as reflexões nele contidas foram cuidadosamente pensadas para o trabalho com o Ensino Médio. As cartas com as narrativas, que são os pontos de partida das atividades, são do livro de Françoise Ega "Carta a uma negra", cartas de alunas negras do Ensino Médio do Instituto de Educação Anísio Teixeira (participantes da Oficina de leitura e de escrita de cartas: O poder da leitura e da escrita na vida das mulheres negras) e cartas das participantes da minha pesquisa, que são alunas negras e egressas do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Todas as cartas contêm histórias, experiências, memórias e narrativas de superação na trajetória de mulheres negras que buscam sua formação leitora e escrita para enfrentamento dos desafios a que somos submetidas em muitos espaços. Inicialmente, é proposto um momento de reflexão a partir da carta de Françoise Ega de 1932, para abrir as discussões sobre o processo de leitura e escrita da mulher negra. Entendemos que a leitura e a escrita possibilitam o nosso fortalecimento enquanto mulheres negras que buscam entender nossa história e histórias de outras mulheres como ferramenta para enfrentar os desafios, que são muitos, e que só através do conhecimento conseguiremos seguir em frente e conquistar nossos objetivos como cidadãs críticas, conscientes e autônomas. Este material foi pensado como uma maneira de contribuir com as discussões sobre os desafios que as mulheres negras enfrentam no processo de aprendizagem e na constituição leitora e da escrita. Para isso, é muito importante apresentar escritas narrativas de mulheres negras, elucidando os percalços do caminho na conquista de melhores condições de vida.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais