Navegando por Autor "Cruz, Elizeu Pinheiro da"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item40 anos de ensino na UNEB: práticas educativas em territórios da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Pimentel, Gabriela Sousa RêgoFundada durante a década de redemocratização do Brasil, período marcado por amplas manifestações pela retomada das eleições, pela abertura política e pela promulgação de uma nova constituição, em 1988, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) comemorou 40 (quarenta) anos em 2023. Sua trajetória se destaca por atender uma parcela significativa da população baiana, ocupando todos os territórios de identidade do Estado. Na conjuntura histórica do seu nascimento, o país também testemunhava mudanças profundas nas instituições de ensino superior, com a integração de faculdades isoladas em universidades de campo (multicampi), onde departamentos assumiram papéis de unidades acadêmicas para abarcar ensino, pesquisa e extensão, tudo sob administração centralizada exercida por uma reitoria. A UNEB surge nesse contexto reformista, reunindo faculdades, em sua maioria de formação de professores(as), localizadas em distintas cidades da Bahia, de norte a sul, de leste a oeste. Parte delas foi reunida em uma única Instituição que, ao funcionar em uma determinada localidade, especializou-se em respostas às demandas específicas do território. Assim, a UNEB é percebida hoje como uma instituição singular, mas que se manifesta de diversas formas na ocupação dos territórios da Bahia. Esse modo de existência requer uma gestão sensível à identidade institucional em todas as suas ações, além de um esforço cuidadoso para incorporar os diferentes modos de funcionamento de suas unidades. Em outras palavras, a UNEB é construída a partir das singularidades regionais e contribui com o desenvolvimento da realidade baiana. A descentralização, como cerne da existência da UNEB, reflete o seu compromisso com os diferentes povos, inclusive aqueles atendidos por suas ações afirmativas (negros, indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis e transgêneros, pessoas com deficiências, pessoas com transtorno do espectro autista e pessoas com altas habilidades). É um compromisso com a inclusão, a equidade e a justiça social. O ensino de graduação da UNEB tem essa marca da diversidade, da descentralização, da inclusão. Seus(as) docentes, discentes e técnicos(as) atuam constantemente para o aprofundamento das reflexões necessárias ao desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Durante toda a trajetória da UNEB, seus cursos de graduação têm enfrentado uma série de desafios relativos às dinâmicas locais, nacionais e internacionais. Esses desafios incluem questões como a evasão, a renovação dos quadros docentes, a inserção de plataformas digitais nas rotinas acadêmicas e a crise do discurso de autoridade esta impulsionada pelo surgimento de movimentos reacionários contemporâneos. No entanto, os membros da comunidade unebiana enfrentam tais desafios com a vitalidade da diversidade que define sua identidade, buscando estratégias que promovam o bem-estar das suas comunidades. O ensino de graduação proposto pelos projetos de curso sustenta a identidade da UNEB e da área a que se vinculam, atendendo às especificidades da unidade acadêmica em que se situa. Dessa forma, um curso como Letras ou Matemática, oferecido por duas ou mais unidades (em diferentes cidades), por exemplo, apresenta uma singularidade curricular que não apenas atende às exigências estabelecidas pelos órgãos reguladores e pelas respectivas áreas do conhecimento, mas também incorpora as particularidades e as nuances da sua existência em cada localidade. Este livro, que reúne relatos e reflexões de práticas docentes de professores(as) de graduação da UNEB, é a materialização da diversidade que pavimentou os 40 (quarenta) anos de existência do ensino de graduação. É uma gentil maneira de convidar o (a) leitor(a) a passear por diversos caminhos que contam uma história de 40 (quarenta) anos de inclusão, equidade e justiça social por meio do ensino superior.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira nas práticas pedagógicas de professoras para educação das relações étnico-raciais na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-15) Reis , Nilzete Vicente; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva , Maria de Fátima Gomes daA prática pedagógica de professores(as) é importante para transgredir barreiras e fazer da escola espaço de aprendizagens significativas para todas as crianças e os espaços formativos são fundamentais para aperfeiçoar a prática. Desse modo, esta dissertação de mestrado objetiva elaborar uma proposta de formação continuada para os professores da educação infantil, no município de Matina-BA e tem como objetivos específicos Verificar como a proposta pedagógica do município de Matina-BA tem enfatizado o estudo da literatura infantil negra na educação infantil, Investigar como a formação continuada de professores(as) do município de Matina-BA tem fomentado o estudo de teóricos e a análise de documentos que evidenciem a importância do estudo da literatura infantil negra na educação infantil e Propor ações de formação continuada sobre literatura infantil negra para os(as) professores(as) da educação infantil com base nos resultados da investigação. Diante disso, para a realização da pesquisa o percurso metodológico teve como foco a abordagem qualitativa da pesquisa, de modo que a pesquisa foi utilizada com contribuição teórico metodológica da pesquisa-ação. Existem horizontes de possibilidades para se trabalhar as questões étnico raciais no ambiente escolar e por meio da literatura infantil negra podemos experienciar no cotidiano vivências e aprendizagens com as crianças de forma lúdica e participativa desde a primeira infância. Assim, os resultados estão apresentados nesta pesquisa, organizada em formato multipaper dividida em três estudos: Propomo-nos a dialogar sobre a importância de se iniciar desde a educação infantil o trabalho com as questões étnico-raciais, No segundo, procuramos analisar como as discussões pertinente as questões étnico-raciais e a literatura infantil negra estão presente nos documentos que embasam e respaldam a educação básica do município de Matina-BA. No terceiro, buscamos evidenciar a importância da formação de professores na qualidade educacional brasileira e apresentamos uma proposta de formação de professores(as). Sendo assim, percebemos o quanto a formação dos docentes da educação infantil ainda perpassa por um processo de constantes desafios, desse modo, é necessário pensar em práticas formativas na perspectiva de construção da educação antirracista desde a educação infantil.
- ItemA ressignificação do ensino e as aprendizagens à luz de Célestin Freinet(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Cotrim, Adailton Silva; Almeida, Cláudio Bispo de; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Nunes, Cláudio PintoO presente trabalho emerge das reflexões sobre a ressignificação do ensino e das aprendizagens na educação básica, à luz do francês Célestin Baptistin Freinet. Para isso, teve como objetivo principal analisar, por meio da literatura científica, a aplicação das ideias de Célestin Freinet. Para tanto, adotou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica para o levantamento e tratamento de dados, das produções acadêmicas dos bancos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do SCIELO – Brasil (encontrando majoritariamente artigos e relatos de experiências), como parte do exercício investigativo. Resguardadas as devidas proporcionalidades e potencialidades, Freinet já aplicava as chamadas metodologias ativas, como as aulas-passeio e o jornal da escola, nas primeiras décadas do século XX, tornando o ambiente escolar mais produtivo, ativo e humanizado. Partindo desse princípio, o produto educacional é derivado dos conceitos da Pedagogia Freinetiana, como contribuição para a formação integral dos estudantes, valorizando técnicas inovadoras e um plano de aula menos engessado, que permita uma aprendizagem exploratória e experimental, onde os estudantes possam usufruir da sua imaginação e se expressarem livremente, ressignificando conceitos da própria vida, para a escola e para a sociedade como um todo. Os estudos analisados permitiram concluir que as práticas docentes aplicadas por Célestin Freinet permitem e favorecem aos estudantes uma formação humanizadora, saudável, consciente, colaborativa e engajada na construção de um mundo melhor, mais justo e sustentável para todos os seres vivos, estabelecendo conexões socioemocionais entre ser, conviver, fazer e conhecer, possibilitando melhores índices de aprendizagem. Tendo em vista os dados encontrados nesta dissertação, como produto educacional, foi elaborado um Guia para desenvolvimento de estratégias de ensino baseado na pedagogia de Célestin Freinet evidenciando suas técnicas pedagógicas, cujo objetivo é contribuir com a educação, principalmente com a formação continuada dos profissionais de educação. O Guia estará disponível, na íntegra, em outro arquivo, no site do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).
- ItemAfrofuturas Escreviventes(2022-06-20) Chagas, Janildes Almeida; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Zoraide Portela daEste guia juntamente com o trabalho intitulado: Daqui e de Lá - Afrofuturando em Escrevivências. Memórias e trajetos entre Brasil e África do Sul compreende o produto final proveniente do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado da Bahia, Campus VI , Caetité. Foram ministradas oficinas de criação literária e escrita criativa chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, apresentando ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que seus participantes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemAs atividades prático-experimentais no cotidiano escolar: um olhar para o PIBID de biologia de uma escola de Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Burgos, Cristina Maria de Jesus de; Cruz, Elizeu Pinheiro da ; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Silva, Gabriele Marisco daEsta investigação problematiza a maneira como o PIBID atuou na configuração dos modos de ensinar Biologia no CETEP do Sertão Produtivo no período de julho de 2011 a fevereiro de 2014. Tendo em vista a natureza do problema a ser desvelado, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e, para a produção dos dados da pesquisa, o estudo se inspirou na etnografia. O instrumento utilizado na coletada dos dados foi o Questionário online. Para fins de organização, análise e interpretação dos dados coletados sobre as experiências e as ações desenvolvidas no contexto do projeto do PIBID em tela, a abordagem metodológica fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A ancoragem teórica da pesquisa é a perspectiva de educação como uma prática de atenção, e não de transmissão, como um prolongamento, alongamento, continuidade da vida de Tim Ingold (2010, 2015, 2015a, 2020). O referencial teórico-metodológico utilizado dá sustentação à temática da pesquisa, a saber, às “Práticas docentes”. Os resultados sugerem indícios de que o projeto do PIBID em estudo tem permitido incorporar a prática docente na formação inicial, a partir do contexto escolar e, desse modo, tem favorecido a formação de professores reflexivos sobre sua prática pedagógica. O estudo revela, ainda, que o projeto do PIBID em análise conduziu suas atividades no CETEP do Sertão Produtivo por meio de um ensino diferenciado, pautado, principalmente, na inserção de atividades prático-experimentais, impactando positivamente o ensino e o aprendizado da Biologia naquela ocasião. O Produto Educacional desta pesquisa é um Guia de Atividades Prático-Experimentais em Citologia que objetiva subsidiar os professores de Biologia do Ensino Médio no desenvolvimento de atividades prático-experimentais sobre células durante as aulas.
- ItemConflitos ambientais em uma sequência didática: o caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste -Leste (FIOL) na comunidade de Curral Velho, Caetité - Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-15) Souza, Maria Lúcia Pereira da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Jezler, Caroline NeryO presente texto dissertativo busca apresentar a proposta de pesquisa: Conflitos Ambientais em uma Sequência Didática: O caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste-Leste (FIOL), desenvolvida na comunidade de Curral Velho, em Brejinho das Ametistas, município de Caetité/Ba, com o objetivo de identificar os conflitos socioambientais e socioculturais decorrentes do processo de implementação da ferrovia na região, que culminou na elaboração de um produto educacional de educação ambiental, através de uma sequência didática ancorada na abordagem multiespécie de Anna Tsing e Donna Haraway e do Bem-Viver de Alberto Acosta. Desenvolvida de forma interdisciplinar com respaldo teórico metodológico na BNCC, DCRB e Teorias sócio-interacionistas de Vygotsky. De inspiração etnográfica, a pesquisa envolveu a escola, comunidade e empresa, questões importantes foram pontuadas no escopo do texto: como desapropriação de terrenos, poluição, devastação de áreas verdes, erosão, alteração de mananciais de água doce, interrupção de abastecimento de água, perdas da horticultura e da criação de animais, dentre outros. De cunho interdisciplinar, a educação ambiental foi desenvolvida na escola, de maneira integrada, pautada nas vivências e práticas cotidianas com as questões da comunidade, no qual os educandos, através da investigação, observação, percepção e atenção, realizaram atividades direcionadas a aquisição e compreensão de conteúdos essenciais para vida. As atividades foram distribuídas em temáticas, divididas em duas etapas e vários momentos, em que os discentes puderam problematizar e discutir conteúdos envolvendo as questões ambientais com metodologias diversificadas e lúdicas, que deu origem a sequência didática como Produto Educacional.
- ItemContribuições do PIBID e da Residência Pedagógica de Biologia na promoção de práticas de saúde nas escolas estaduais de Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Silva, Rita de Cássia Ferreira da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Gabriele Marisco daA escola é considerada na literatura como um local propício para o desenvolvimento de ações de promoção à Saúde, tornando viável que propostas educacionais sob esta temática sejam implementadas por meio de iniciativas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). Neste contexto, esta pesquisa buscou analisar as contribuições dos programas PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde em escolas de educação básica do município de Caetité-BA. Os capítulos deste trabalho foram organizados em artigos e buscaram identificar o lugar da Saúde na escola; investigar como documentos norteadores e programas governamentais tratam o tema Saúde; conhecer as percepções que os professores participantes dos programas têm acerca das contribuições do PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde na escola; E, por fim, construir uma cartilha pedagógica com base em metodologias ativas. Para tanto, foi desenvolvido o estudo em três escolas públicas estaduais, onde a promoção da Saúde se deu como tema norteador. Nas ações dos programas, participaram cinco professoras da educação básica que atuaram como supervisoras e/ou preceptoras nos programas citados. Em termos metodológicos, esta pesquisa teve abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos centrados em análise documental e bibliográfica. Para obtenção de dados, foi realizada a aplicação de questionários semiestruturados que passaram por análise estatística e de conteúdo. Inicialmente, foi feita uma análise documental sobre os documentos norteadores PCN’s, BNCC, PPP de escolas e sobre o PSE que versam sobre a Saúde na escola. Em seguida, foi feita revisão bibliográfica e a análise dos questionários semiestruturados. Como resultado, foi observado que as professoras participantes citaram diversas atividades realizadas durante o período de atuação dos programas e enfatizaram o quanto é essencial desenvolver atividades de promoção à Saúde nas escolas. Ao mesmo tempo, documentos como PCN’s, BNCC, PPP e o programa PSE destacam a relevância de se inserir cada vez mais a temática Saúde nos espaços escolares, tendo em vista que os alunos são propagadores das informações onde vivem e têm grande potencial para mudanças de hábitos/atitudes futuras. Com base nesses achados, foi produzida a Cartilha “Oficinas Pedagógicas Saúde em Ação: Saberes e práticas relacionadas ao autoconhecimento e autocuidado”, como Produto Educacional desta dissertação. A cartilha propõe oficinas construídas a partir da metodologia ativa da problematização do arco de Maguerez. Por fim, conclui-se que as ações desenvolvidas no PIBID e PRP são enriquecedoras e têm potencial para o processo de ensino e aprendizagem no momento que contribuem com a docência e com a implementação de diferentes práticas de promoção à Saúde na Educação Básica.
- ItemCurrículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Fernandes, Adimara Fogaça Pereira; Barbosa, Elisabete da Silva; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva, Zoraide Portela da; Cruz, Elizeu Pinheiro daO presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a literatura infantil afro-brasileira pode ser trabalhada como instrumento de prática curricular antirracista na Educação Infantil. A metodologia sustenta-se nos postulados da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. O grupo amostral foi composto por 4 professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-Bahia. Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.
- ItemDesapropriações e reconquistas: apontamentos para pensar a educação ambiental em sertões da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Alves, Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Shaw, Gisele Soares Lemos; Crusoé, Nilma Margarida de CastroOs estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
- ItemEducação Ambiental: jornada ecológica : nos trilhos do conhecimento(2024) Silva, Maria Lúcia Pereira da; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemEnsino, mulher e poder: uma proposta de guia para acolher mulheres em situações de violência sexual(UNEB, 2022-12-09) Souza,, Sheyla Márcia da Silva; Santos,, Janaina de Jesus; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Costa,, Irlena Maria Malheiros daAnualmente pesquisas mostram que agredir, estuprar e matar mulheres e meninas não são acontecimentos atípicos, e a história da mulher nas civilizações nos mostra que ela sempre foi objetificada, fato que, aliado aos casos históricos, cooperam com a normalização de uma cultura do estupro que influencia a sociedade diariamente e chega até o sistema que poderia proteger e amparar as vítimas: o sistema policial. Pensando nisso, essa pesquisa tem o objetivo de compreender a produção do sujeito mulher como resultado dos efeitos de poder na atualidade, principalmente pensando em como as instituições policiais, a partir do ensino especializado e formação continuada, podem auxiliar no acolhimento, proteção e identificação de vítimas de violência sexual, sem constrangê-las, mas oferecendo um atendimento igualitário. Para tanto, foram acionados Paulo Freire (2002, 2011) e Kant de Lima (2003) para alinhar este trabalho ao ensino e entender, a partir de Simone de Beauvoir (2016), Gerda Lerner (2019) e Heleiete Saffioti (1995, 2011) qual a interferência do patriarcado na história das civilizações, da mulher e como tal questão segue influenciando a formação policial. Utilizaremos, ainda, Judith Buttler (1990, 2001, 2003) e Margareth Rago (1995,1998, 2002) para entender a cultura do estupro e suas relações de poder com o corpo da mulher, sempre amparados pela Análise do Discurso Foucaultiana ao discutirmos casos reais de mulheres que fizeram queixas aos web noticiários a respeito do atendimento policial no momento em que realizaram a denúncia em uma unidade da polícia.
- ItemEstimulação psicomotora: contribuições para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças com deficiência intelectual sob a perspectiva histórico-cultural.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-25) Oliveira, Kleonara Santos; Mussi, Ricardo Franklin de Freiras; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Alves, Tarcísia Castro; Nascimento, Martha de CássiaCom este estudo buscou-se analisar as contribuições da estimulação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com deficiência intelectual, a partir da Teoria Histórico-Cultural. A Teoria Histórico-cultural teve como principal líder o estudioso Vigotski, que tencionou a superação dos modelos biológicos e dos modos naturalizantes de compreensão do ser humano, apontando a importância de entender o sujeito, para além da sua condição natural, como ser histórico e cultural. Este é um trabalho de cunho qualitativo, feito a partir da revisão narrativa da literatura, que desdobrou-se na construção de um manual com orientações para professores sobre desenvolvimento motor e aprendizagem. O é intitulado: Manual de Estimulação Psicomotra e apresenta sugestões de atividades para a estimulação psicomotora de crianças com deficiência intelectual, por considerar o desenvolvimento das funções psicomotoras de equilíbrio, tônus muscular, coordenação motora global, fina e óculo-manual, esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, estrutura temporal e rítmo, como habilidades preditoras do processo de alfabetização. Para o desenvolvimento deste estudo, à princípio, contou-se com trabalhos publicados no Brasil sobre a teoria vigotskiana, com textos vinculados à revolução traducionista que nos oportunizou a compreensão da Teoria Histórico-Cultural traduzida diretamente do Russo. A partir desses escritos, encontrou-se outros textos, artigos, livros e capítulos que contribuíram para a tessitura de toda a discussão relativa Teoria Histórico-Cultural. Além disso, buscou-se relacionar a essa temática o debate sobre psicomotricidade, aprendizagem da leitura e escrita e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemGuia de atividades prático-experimentais em citologia(2022-06-24) Burgos, Cristina Maria de Jesus de; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemGuia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências(2022-05-26) Cruz, Alexandro Sousa; Cruz, Elizeu Pinheiro daA apropriação dos conhecimentos e saberes das Ciências tem se tornado cada vez mais importante na formação crítica e emancipatória dos cidadãos e das cidadãs, sendo assim, no Brasil, uma vez que o componente curricular Ciências se incorporou obrigatoriamente no currículo escolar desde os primeiros anos escolares, estratégias eficazes de ensino, com enfoque na aprendizagem dos estudantes, tem sido alvo de pesquisas na área educacional e uma preocupação constante para as professoras e os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, este Produto Educacional, denominado de Guia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências, foi idealizado e produzido junto com a dissertação de Mestrado intitulada Quando a experiência da germinação da semente do feijão abre um campo de prática: apontamentos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Campus de Caetité, no intuito de disponibilizar às professoras e aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um material didático à ser utilizado como apoio pedagógico em sua prática docente.
- ItemItinerário pelo Labirinto do conhecimento Um guia para pescar sabiás!(2021-07-19) Martins, Eloísa Cecília Dias; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemMulheres lavradoras: modos inventivos de (re)existência em comunidades rurais do semiárido baiano(UNEB, 2021-12-13) Rodrigues, Alidéia Oliveira; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Machado, Isadora LimaTematizar gênero e seus atravessamentos em análises acadêmicas e/ou políticas é um dos percursos necessários às pessoas que são comprometidas com a defesa dos direitos de forma ampla, democrática e irrestrita. Situado neste campo, este texto se propõe a apresentar, a partir da perspectiva do gênero enquanto categoria analitica (SCOTT, 1995), uma pesquisa desenvolvida com mulheres lavradoras das comunidades rurais Careta e Capoeirão, ambas do municipio de Ibiassucè, Bahia, Alto Sertão (Semiárido) baiano. O estudo tem como principal objetivo analisar a agência coletiva de mulheres lavradoras dos grupos pesquisados, seus reflexos nas relações de gênero e no cotidiano comunitário, somando-se a ele o propósito de elucidar a trajetória de construção dessa agência, bem como o de investigar a contribuição da assistência técnica desenvolvida na promoção do protagonismo de mulheres e, ainda, contribuir com o processo de formação/educação na perspectiva do diálogo para a transformação das relações de gênero. Ancorada na decolonialidade (LUGONES, 2018, PAREDES CARVAJAL, 2006; 2019, SANTOS, 2018), e por meio da pesquisa de natureza qualitativa, a presente pesquisa busca denunciar opressões coexistentes no Sistema Mundo Modemo/Colonial e a invisibilização das mulheres pesquisadas e outras mais, recorrendo, para tanto, além das autoras citadas, a referências do campo dos estudos de gênero e afins, como Rago (1998), Haraway (1995), Hirata (2014), Dias (1992) Collins (2017), Crenshaw (2002), Akotirene (2019). Gonzalez (1988), Carneiro (2005). As principais fontes utilizadas foram as entrevistas semiestruturadas e Rodas de Conversa. O trabalho busca evidenciar os modos inventivos das participantes, no processo de (re)existência nos territórios onde vivem, numa construção processual cuja experiência tem impactado as relações de gênero no âmbito familiar e comunitário, contribuindo para questionamentos aos padrões de dominação masculina e atitudes machistas. Este é um dos caminhos possíveis para ampliar a visibilização e o reconhecimento das mulheres, das suas potencialidades inventivas c transformadoras, demonstrando a força da ação coletiva.
- ItemPer!go: humanos e não humanos - reflexões sobre mundos(2022-08-08) Lima , Janaina Cardoso de Araújo; Cruz, Elizeu Pinheiro daO jogo didático apresentado neste produto convoca a uma metodologia interativa acordada numa perspectiva Cosmopolítica, no qual foi resultado de uma experiência minha enquanto professora de geografia e meus alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe uma escola particular da rede privada de Guanambi-BA. no ano de 2022 como tentativa de coletivamente estudar e elaborar um jogo pensando o conteúdo – Mineração – e a interação humanos e não humanos como relação entre mundos. O jogo tem por objetivo favorecer a experiência da composição de mundos e a habitabilidade mais que humana nas inter-relações no espaço de exploração de recursos minerais e apreciar a metodologia interativa como prática Cosmopolítica. A proposta é uma ática de pensar os conteúdos não apenas a partir da dinâmica econômica e de um modelo de sociedade considerado dominante, mas também das interações e presenças de humanos e não humanos no espaço estudado. O conceito de Cosmopolítica é aqui assumido a partir da formulação da filósofa Isabelle Stengers (2018), o qual remete a existência de vários mundos, não apenas humanos, mas também não humanos, essa dinâmica reforça firmemente a necessidade de diálogos entre as diversas visões/mundos para vivência coletiva segura de que todos são importantes e necessários para novas experiências. Além da Cosmopolítica, trazemos a formulação do conceito de Habitabilidade mais que humana das possibilidades de mundos e percepção do coletivo, não apenas humanos, mas também não humanos como animais, vegetais, rochas, solos e tudo que compõe o nosso espaço de vivência. Para despertar essas percepções, propusemos a metodologia interativa, como dispositivo que possibilita ao professor e aos alunos pensar determinado conteúdo a partir dos dois conceitos apresentados anteriormente, articulando ideias e leituras para questionamentos sobre a visão do outro que pode ser um humano ou não. A ideia não é se colocar no lugar do outro, mas a partir do outro. Por exemplo, qual a percepção do espaço modificado para a exploração mineral de determinada espécie animal ou vegetal? E para os indígenas e outros que foram deslocados para outras áreas em função desse projeto econômico? A posição não é despertar a culpabilidade para algo ou alguém, mas pensar e imaginar situações diversas sobre modificações feitas ou a ser realizada em prol de um grupo de humanos. A metodologia interativa pensada neste estudo propõe portanto, a possibilidade de estudo mais detalhado e diversificado sobre qualquer conteúdo que se disponha alcançar.
- ItemRoteiro para tomada de decisões entre duas ou mais instituições de ensino(2024-03-26) Ladeia, Ana Magaly de Oliveira; Cruz, Elizeu Pinheiro daÀ comunidade da Educação Básica, em especial para a educação de Caetité, às instituições públicas desta cidade que me formaram como pessoa humana e profissional. Este roteiro surgiu com o intuito de contribuir com processo decisório e gestão educacional das instituições de ensino a partir de uma experiência de pesquisa com uma perspectiva democrática e participativa. O Roteiro para Tomada de Decisões emerge com o intuito de buscar caminhos possíveis para as instituições de ensino chegarem à gestão democrática e participativa. Ele será disponibilizado para que contribua com a discussão na construção coletiva da gestão participativa das instituições educacionais, visando nortear os passos iniciais, e não definir o fluxo que uma gestão complexa demanda. Do sonho do mestrado até a realização este fruto foi gerado. Na esperança de instituições de ensino humanizadas que formem cidadãos para construírem um mundo melhor, apresentamos o roteiro.
- ItemRoteiros de visitação: Parque Estadual da Serra dos Montes Altos Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem(2022-05-27) Rodrigues, Ana Paula Melo Fernandes; Cruz, Elizeu Pinheiro da