Navegando por Autor "Costa, Váldina Gonçalves da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAteliês de Pesquisa - formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação(2020-10) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Costa, Váldina Gonçalves da; Pereira, Diego CarlosEste livro se dirige a pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação, estudantes de pós-graduação, graduação e interessados na área de metodologia da pesquisa que, como nós, são movidos pela paixão de suscitar distintos caminhos metodológicos próprios e apropriados da educação e sua dinâmica na realidade. O livro reúne diversos temas de interesse da área, apresentando abordagens metodológicas consideradas pioneiras, por tratarem de modo inventivo e peculiar, implicado e engajado, a pesquisa em educação. Pretende, pois, contribuir para que as pesquisas dessa área ousem criar, arriscar, rompendo grades, apontando atalhos, como estratégias que nos convocam a refletir sobre o significado da ciência que fazemos e experimentar esses conhecimentos ancorados no real. E não era para ser diferente!
- ItemRede colaborativa universidade e educação básica: cartografias em construção(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Costa, Váldina Gonçalves da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana CristinaA coletânea Rede Colaborativa Universidade e Educação Básica: cartografias em construção é o resultado de algumas pesquisas da Rede de Pesquisa da Profissão Docente (REPPOD), numa parceria interinstitucional Minas-Bahia por meio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na busca por pesquisa sobre a profissão docente e suas relações entre a universidade e a escola básica, em respeito à multiplicidade existencial como potencializadora dos encontros vividos. De modo a tornar estes encontros compartilhados não só com o universo acadêmico, mas a quem possa interessar, a coletânea está dividida em três partes: parte 1 – Modos de experienciar a docência no ensino superior, na educação básica e outros espaços educativos, com quatro capítulos; parte 2 – Dimensão didático-pedagógica da pesquisa, da extensão e da gestão, com quatro capítulos; e, parte 3 - Profissão docente e desenvolvimento profissional docente, com nove capítulos.