Navegando por Autor "Costa, Rozane da Conceição Silva"
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- Item“O lixo vai falar, e numa boa”: pertencimento racial dos/das egressos/as/es do Universidade Para Todos de Serrinha-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-04) Costa, Rozane da Conceição Silva; Oliveira, Iris Verena Santos de; Santos, Dina Maria Rosário dos; Ribeiro, Denize de AlmeidaA presente dissertação discorre sobre o pertencimento racial e a opção de ingresso das estudantes-participantes oriundas do Programa Universidade para Todos (UPT) do Polo de Serrinha-BA, da turma de 2023, que ingressaram na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Departamento de Educação – Campus XI, em 2024. Tem como questionamento identificar: Qual o pertencimento racial das/dos estudantes do pré-vestibular Universidade para Todos (UPT) de Serrinha-BA? E qual a opção de ingresso das estudantes-participantes da pesquisa? O objetivo geral é: identificar o pertencimento racial dos/das estudantes do UPT de Serrinha, do ano de 2023. O estudo insere-se no leque das pesquisas narrativas, tendo a conversa como metodologia a partir das pesquisas já realizadas no Programa por Cristina Santos(2023) e o livro Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? (2023). A conversa tecida nas próximas páginas acontece entre as participantes Alá, Jurema, eu e as mais velhas Conceição Evaristo (2016, 2020, 2023), Lélia Gonzaléz (2020) Lélia Gonzáles e Carlos Hasenbalg (2022), Beatriz Nascimento (2022), Sueli Carneiro (2023) e o intelectual quilombola Nego Bispo (2022, 2023), de modo que conversamos sobre nossas trajetórias estudantis, a importância do curso pré-vestibular para o ingresso na UNEB, o perfil das interlocutoras Alá e Jurema que são mulheres cis, jovens, sisaleiras, natural de Biritinga-Ba e Serrinha-Ba respectivamente, estudantes do curso de Administração na UNEB campus XI e trabalhadoras que ingressaram na universidade por cotas raciais. Apresento também os resultado sobre o pertencimento racial das/dos estudantes do UPT/Serrinha, são estudantes majoritariamente negras, mulheres, moradoras da zona urbana, com renda inferior ao salário minimo. Por se tratar de um Mestrado Profissional em Educação, na última seção apresento a proposta de produto, uma campanha social com o objetivo de traduzir as informações sobre ações afirmativas para os nossos quilombos.
- Item“Sem dinheiro no banco, sem parentes importantes”: aproximações as trajetórias formativas de cotistas negros(as) estudantes do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia(2020-12-30) Costa, Rozane da Conceição SilvaO presente artigo apresenta os resultados e o percurso da pesquisa intitulada “Sem dinheiro no banco, sem parentes importantes”: Aproximações a trajetórias formativas de cotistas negros(as) estudantes do Departamento de Educação Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia. Com o propósito de descrever o atravessamento do Sistema de Cotas, enquanto Ação Afirmativa, implementado na Universidade do Estado da Bahia e a consequente condição de cotista nas trajetórias formativas de estudantes optantes pelo sistema e ingressantes em cursos de graduação o estudo buscou: a) identificar nos percursos escolares das estudantes os fluxos construídos por elas; b) Identificar evidências do atravessamento o sistema de cotas nas suas trajetórias formativas. Levada a cabo por meio da metodologia de pesquisa afrodescendente, os dispositivos para a produção de dados foram a reconstrução percurso escolar e uma Gira de Saberes. O corpus de análise desse artigo foi composto 06 quadros síntese de reconstrução do percurso escolar, 20 laudas de transcrição da Gira de Saberes e o relatório do encontro com os observadores da Gira. O atravessamento do sistema de Cotas na trajetória formativa das 06 graduandas (mulheres, negras, estudantes de escola pública, de baixa renda, do interior baiano) participantes do estudo podem ser descritos por meio das seguintes encruzilhadas preta estudantil: Aquilombar-se; Tornar-se negra ou ser negra; Bata mais forte no peito e diga: - Eu Sou Cotista Negra!; Descolonizações e a potência UNEB.