Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Ligia Graziela da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Capacitação docente, inclusão e interação: o triângulo virtuoso da educação especial
    (Universidade do Estado da Bahia, 2015) Costa, Ligia Graziela da Silva; Oliveira, Évila Ferreira de; Chagas, Maria de Fátima Santos Barros de; Ghignatti, Rosana Carvalho
    Este estudo constitui uma abordagem sobre o padrão de normalidade que, durante séculos, foi justificada segundo o modelo de exclusão. Os debates sobre a inclusão escolar, nas últimas décadas, têm alicerçado as discussões na concepção de uma educação de qualidade para todos, enfatizando o respeito à diversidade dos educandos especiais, que, durante muito tempo, viveram sem o reconhecimento das suas potencialidades e excluídos da vivência social, em razão de suas limitações. A pesquisa tem como objetivo verificar o preparo dos professores para analisar o perfil de interação do professor que atua com alunos com necessidades educacionais especiais em salas de aula do ensino regular, considerando que o processo de inclusão ainda causa estranhamento para professores que, durante muito tempo, ancoraram suas experiências educativas no modelo tradicional de educação. Como problema levantou-se a indagação: há interação de ensino entre professor e estudante com necessidade educacional especial, incluído em classe do ensino regular? A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa associada ao método fenomenográfico, o qual visa investigar as experiências de profissionais que atuam nessas salas de aula, e analisar como tais experiências se apresentam no processo de interação. Como resultados esta pesquisa, embasada por referenciais teóricos e coleta de pesquisa de campo, possibilitou colher informações sobre o preparo dos professores em salas de aula inclusivas, com vistas a avaliar as interações de ensino no contexto da sala de aula. Durante a análise dos dados ficou constatado que os professores ainda percorrem caminhos que não se enquadram num fazer, agir e renovar de suas práticas pedagógicas, no sentido de melhor se preparar para lidar com alunos especiais. A fala dos professores é prova inequívoca da necessidade de capacitação para que os profissionais desta área possam melhor desempenhar suas atividades em sala de aula inclusiva.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais