Navegando por Autor "Costa, Lívia Alessandra Fialho"
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- ItemEducação e missão civilizatória: o caso do Instituto Ponte Nova na Chapada Diamantina(2008-05) Moraes, Márcia Maria Gonçalves de Oliveira; Costa, Lívia Alessandra Fialho; Jacquet, Christine; Gauthier, Leliana de Sousa; Menezes, Jaci Maria Ferraz deA fundação do Instituto Ponte Nova, em 1906, pelo casal de missionários presbiterianos Willian Waddell e sua esposa, a missionária Laura A. Chamberlain Waddell, nasceu da necessidade que a Missão Brasil Central tinha de implantar uma base ou Estação Missionária no interior do Estado da Bahia, especificamente na Chapada Diamantina. Na frente dessa Missão estava a idéia de lançar uma alternativa de fé e civilização, seguindo um modelo americano. Este estudo objetiva analisar como as práticas educativas instituídas num Instituto de renomado prestígio, intitulado Ponte Nova (IPN), contribuíram para o processo civilizador iniciado pelos presbiterianos na Chapada Diamantina. Nesse sentido, esta pesquisa busca informações na própria história de constituição do IPN, dando especial atenção à proposta pedagógica ali implantada e pelo quadro docente contratado – elementos fundamentais do processo educativo que ali se desenhou a partir das informações contidas no Estatuto do Instituto, da Associação de ex-alunos, Regimentos, Prospectos, Relatórios, correspondências, entre outros, para identificar as práticas educativas e os rituais escolares vivenciados no IPN. Depoimentos de ex-alunos e ex-professores ocupou um lugar privilegiado para esclarecer o modelo de interações (acordos, negociações, conflitos) estabelecido entre educadores missionários, alunos e os pais entre 1940 e 1970. Compreender como se deu a expansão de um provável código de conduta/ética protestante no contexto escolar e social.
- ItemHabitar o sertão: ruralidades contemporâneas e fenômenos educativos em Canudos Velho(2018-03-22) Meireles, Mariana Martins de; Souza, Elizeu Clementino de; Mignot, Ana Chrystina Venâncio; Silva, Vera Lúcia Gaspar da; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria Sitja; Costa, Lívia Alessandra FialhoEsta tese se insere no campo da pesquisa narrativa, centrando-se na análise de processos de subjetivação dos sujeitos, suas relações com os modos de vida e os espaços por eles habitados. Para tanto, buscou-se investigar as ruralidades e os fenômenos educativos que insurgem nas experiências de habitar o sertão de Canudos Velho. A partir de uma leitura fenomenológica da realidade, quatro dimensões teóricas assumem centralidade neste estudo: habitar, lugar, ruralidades e fenômenos educativos; e três noções analíticas: tempo, topografia e territórios existenciais. Neste trabalho, analiso as narrativas dos sujeitos e as inscrições de suas formas de habitar para compreender dimensões da existência e suas correlações no campo educativo. Optou-se pelo método (auto)biográfico, na perspectiva da pesquisa narrativa, utilizando-se dos seguintes dispositivos de pesquisa: narrativas orais e imagéticas, fotografia e observação. A análise deste corpus possibilitou a construção de uma cartografia das ruralidades em Canudos Velho, a saber: bioprodutivistas, contestatórias, inventivas, esgarçadas. Tais ruralidades protagonizadas pelos distintos sujeitos dão formas às suas existências, desvelando modos de habitar o sertão. Em Canudos Velho, os fenômenos educativos irrompem-se por muitos lados: o rio, o quintal, a roça, a quadra, o museu, a biblioteca, a igreja, as associações, a casa, a escola. O lugar enquanto realidade espacial afetiva, concreta, dinâmica e subjetiva, constitui-se como uma abertura prenhe de um devir que lança os sujeitos para as possibilidades do ser. Neste horizonte, o lugar se desvelou como possibilidade (sempre aberta e nunca acabada) de “ser-no-mundo”. Nestas margens compreensivas, tem-se como argumento de tese que o ser se elabora no lugar, neste caso, entre diversas ruralidades e múltiplos fenômenos educativos. A educação comparece aí como elaboração e partilha do ser. Ademais, esta investigação suscita questões e inquietações sobre à educação em contextos rurais a tracejar outras margens, movendo-se nas fendas do ser e nos fluxos do lugar habitado.
- ItemResistência cultural e tradição cigana: um estudo das tensões no processo de negação/preservação da identidade étnica na comunidade cigana de Utinga-Bahia(2010) Silva, Irandir Souza da; Costa, Lívia Alessandra FialhoEsta dissertação é um estudo de caso acerca dos mecanismos de resistência cultural utilizados pelos representantes da gerontocracia cigana da comunidade cigana situada na cidade de Utinga, região central do Estado da Bahia, entre a Chapada Diamantina Meridional e a Setentrional. O objetivo do trabalho é compreender como o conjunto de tradições ciganas desse grupo tem se perpetuado através de gerações, apesar das interferências sócio-culturais em novas redes de sociabilidade do universo não-cigano. A escola formal é, nesse sentido, um espaço aglutinador de conflitos e tensões, uma vez que se diferencia do modelo educacional tradicional cigano. Este objeto leva-nos a refletir sobre a dinâmica contemporânea que incide na premissa de que se vive em um mundo em permanente mudança, logo, a identidade étnica também se adapta e se transforma consoante os relacionamentos que os indivíduos mantêm com a realidade social envolvente. Assim, esta pesquisa tem também por intuito realizar um registro dos valores preservados, na contemporaneidade, na tradição cigana, atentando para a percepção de que muitos desses costumes foram ressignificados nesse contexto contemporâneo, a partir de fatores de interferência advindos de relações sociais estabelecidas externamente ao grupo. Interessa-se, desse modo, pelo entrelaçamento dos valores ciganos com a cultura “brasileira” local, que resulta numa reorganização da tradição, sem, contudo gerar uma perda completa de seus traços identitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método principal de coleta de dados foi a etnografia. Permaneceu-se em Utinga de 2006 até 2008 sendo feitas 10 visitas nesse período. Além da observação participante, foram realizadas 15 entrevistas formais com membros da comunidade, além do registro fotográfico e um caderno de campo de festas e eventos comemorativos locais. Do ponto de vista teórico, esta dissertação está ancorada num referencial das Ciências Sociais e da Educação que discute a questão da sociabilidade, da socialização e da identidade étnica na contemporaneidade.