Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Juliete Barbosa da"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise do jogo na prática pedagógica dos professores no ensino fundamental I: "Pró, hoje você brinca com a gente?"
    (2013) Costa, Juliete Barbosa da; Sousa, Itamar de; Sousa, Rita de Cássia R.F.B; Miranda, Vamberto
    Esta pesquisa monográfica teve como objetivo central a análise dos fatores que contribuem para a prática ou exclusão do jogo na prática pedagógica de professoras do ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Quixabeira - BA. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os instrumentos de coleta de dados foram efetivados através de: Questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados as professoras em pesquisa. As respostas foram interpretadas através de uma análise dialética de conteúdo, fundamentada principalmente na teoria Histórico\Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e outros estudiosos e aproximações do Materialismo Histórico Dialético, epistemologia criada por Karl Marx no período de Revolução Russa. Observou-se que, embora todas as professoras afirmassem a importância do jogo no desenvolvimento infantil, de modo geral o mesmo ocorre esporadicamente em sua prática pedagógica. Concluímos que esta fragmentação possui vestígios de uma visão tradicionalista de ensino, que influência no entendimento do professor como senhor do jogo, ou seja, aquele que direciona suas regras e estrutura de uma forma imperativa e autoritarista, resistindo ao seu caráter flexível e espontâneo. Além desta questão, se observou que outros fatores excludentes do jogo estão relacionados certa insuficiência acadêmica quanto ao mesmo e sua fragmentação no planejamento pedagógico. Como possibilidade de atuação nessa problemática foi sugerida, para estas professoras, uma proposta de formação continuada pautada no estudo sobre a importância e trato metodológico do Jogo na prática pedagógica de professores/as no Ensino Fundamental I.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma análise do jogo na pratica pedagógica dos professores no Ensino Fundamental I: “pró, hoje você brinca com a gente?”
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013) Costa, Juliete Barbosa da; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia R.F.B. de; Miranda, Vamberto
    Esta pesquisa monográfica teve como objetivo central a análise dos fatores que contribuem para a prática cu exclusão do jogo na prática pedagógica de professoras do ensino Fundamental i, em uma escola pública do município de Quixabeira - BA Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os Instrumentos de coleta de dados foram efetivados através de: Questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados as professoras em pesquisa, As respostas foram interpretadas através de uma análise dialética de conteúdo, fundamentada principalmente na teoria Histórico Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e outros estudiosos e aproximações do Materialismo Histórico Dialético, epistemologia criada por Karl Marx no período de Revolução Russa. Observou-se que, embora todas as professoras afirmassem a importância do jogo no desenvolvimento Infantil, de modo geral o mesmo ocorre esporadicamente em sua pratica pedagógica Conctulmes que esta fragmentação possui vestigios de uma visão tradicionalista de ensino, que influência no entendimento do professor come senhor do jogo, ou seja, aquele qua direciona suas regras e estrutura de uma forma imperativa e autoritarista, resistindo ao seu caráter flexivel e espontâneo. Além desta questão, se observou que outros fatores excludenten do jogo estão relacionados certa insuficiência académica quanto ao mesmo e sua fragmentação no planejamento pedagógios Coma possibilidade de atuação nessa problemática foi sugenda, para estas professoras, uma proposta de formação continuada pautada no estudo sobre a importância e trata metodológico do Jogo na prática pedagógica de professores/as no Ensino Fundamental I
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais