Navegando por Autor "Costa, Juliete Barbosa da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma análise do jogo na prática pedagógica dos professores no ensino fundamental I: "Pró, hoje você brinca com a gente?"(2013) Costa, Juliete Barbosa da; Sousa, Itamar de; Sousa, Rita de Cássia R.F.B; Miranda, VambertoEsta pesquisa monográfica teve como objetivo central a análise dos fatores que contribuem para a prática ou exclusão do jogo na prática pedagógica de professoras do ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Quixabeira - BA. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os instrumentos de coleta de dados foram efetivados através de: Questionários com perguntas abertas e fechadas direcionados as professoras em pesquisa. As respostas foram interpretadas através de uma análise dialética de conteúdo, fundamentada principalmente na teoria Histórico\Cultural, desenvolvida por Lev Vigotski e outros estudiosos e aproximações do Materialismo Histórico Dialético, epistemologia criada por Karl Marx no período de Revolução Russa. Observou-se que, embora todas as professoras afirmassem a importância do jogo no desenvolvimento infantil, de modo geral o mesmo ocorre esporadicamente em sua prática pedagógica. Concluímos que esta fragmentação possui vestígios de uma visão tradicionalista de ensino, que influência no entendimento do professor como senhor do jogo, ou seja, aquele que direciona suas regras e estrutura de uma forma imperativa e autoritarista, resistindo ao seu caráter flexível e espontâneo. Além desta questão, se observou que outros fatores excludentes do jogo estão relacionados certa insuficiência acadêmica quanto ao mesmo e sua fragmentação no planejamento pedagógico. Como possibilidade de atuação nessa problemática foi sugerida, para estas professoras, uma proposta de formação continuada pautada no estudo sobre a importância e trato metodológico do Jogo na prática pedagógica de professores/as no Ensino Fundamental I.
- ItemAs contribuições do Pibid para o processo de formação inicial dos bolsistas de iniciação à docência de educação física: limites, desafios e possibilidades no desenvolvimento do programa em Jacobina-BA(2017) Gomes, Leonara Alves de Miranda; Sousa, Rita de Cássia Roxané F.B. de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Costa, Juliete Barbosa da; Gonçalves, Tarija AlcântaraO presente estudo tem como finalidade a investigação das contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial dos bolsistas do subprojeto de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Departamento de Ciências Humanas, Jacobina-BA, objetivando a compreenção dos desafios limites e possibilidades encontrados no desenvolvimento do Programa na referida Instituição. Sob essa perspectiva, foi analisado as Políticas Públicas para a educação no Brasil, buscando entender qual o sentido da criação do PIBID e os objetivos que o permeiam. Em conseguinte examinou-se o subprojeto do Curso de Educação Física intitulado “Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA” a partir de autores renomados no campo da educação e Educação Física. Deste modo esta investigação tem por base os pressupostos da pesquisa social qualitativa, se enquadrando como pesquisa de campo e documental concomitantemente, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativa com apreensão de dados através da técnica do grupo focal. Em relação aos sujeitos da pesquisa foram organizados e classificados quanto ao tempo de atuação no Programa, sendo eles três ex-bolsistas licenciados, ou seja, estudantes que concluíram o curso e residem no município ou próximo e três bolsistas que atuam em diferentes escolas parceiras desde o início do subprojeto. Este estudo apresenta três capítulos centrais que delineiam toda a investigação, o primeiro traz uma discussão sobre a origem das políticas públicas e seu delineamento para a formação de professores no Brasil, apresentando pressupostos históricos do PIBID refletindo criticamente sobre a inserção do mesmo no país, como ele surge e quais os objetivos que o permeiam numa breve revisão de literatura. No II Capítulo analiso o subprojeto do PIBID de Educação Física da UNEB-Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, a partir de autores que sustentam sua base teórica, refletindo sobre suas ações em uma perspectiva dialética e no III Capítulo apresento algumas reflexões sobre as experiências do PIBID de Educação Física em Jacobina-BA onde foi privilegiado discussões em torno dos dados obtidos, de onde decorreu interpretação tanto dos obtidos empiricamente através de ánalise de conteúdo como das contribuições teóricas utilizadas. Os resultados apontam para a compreensão do PIBID enquanto uma política pública transformadora que tem proporcionado aos futuros professores de Educação Física acreditar na docência e entender que embora existam percalços e desafios a serem superados na carreira profissional, as experiências ofertadas pelo Programa os fazem pensar em possibilidades inovadoras que marcam sua formação inicial impulsionando-os para uma atuação docente confiante e comprometida com a realidade social.