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Navegando por Autor "Cerqueira, Larissa Mota de"

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    Ensino de história para surdos no EMAP: desafios e (Im) possibilidades
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Cerqueira, Larissa Mota de; Lopes, Jackeline Silva
    O presente trabalho surgiu das inquietações propostas no grupo SERLIBRAS/MENEL, no qual eram discutidos os entraves do ensino regular para alunos com necessidade específica da surdez. Neste, busca-se informar e inquietar acerca da realidade do ensino de história para ouvintes e surdos no EMAP (Escola Municipal Almir Passos). São, também, apresentados e discutidos os desafios existentes das perspectivas da educação histórica, bem como da educação bilíngue para surdos. Para isso, foram realizadas pesquisas de campo com observações, aplicações de questionários e entrevistas com os alunos e professores da escola. Sendo diagnosticados o distanciamento entre o que é proposto como ideal e o que ocorre na prática e as carências estruturais da instituição, bem como, de profissionais que atendem as especificidades dos alunos surdos. Durante a pesquisa apresentou-se ainda a necessidade da inclusão e da efetivação de um ensino de história que busque o diálogo com a vida do alunado, seja ouvinte ou não.
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    “Eu já escuto os teus sinais”: narrando experiências de escolarização de/com surdos na rede estadual de Conceição do Coité
    (2020-11-09) Cerqueira, Larissa Mota de; Salvadori, Juliana Cristina; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Vedovato, Luciana
    O presente texto advém das inquietações relacionadas ao processo de escolarização de surdos na perspectiva da inclusão iniciadas durante a formação inicial de professores na UNEBConceição do Coité e retomadas no percurso de estudos no âmbito do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB-Jacobina e Conceição do Coité). Utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2015) articulada à história narrativa (Benjamin 1994), sob olhar da história oral (Meihy, 2005) e da história sinalizada (Almeida, 2017), para tecer as relações teóricas junto as categorias: Escolarização, Inclusão, Surdez e Experiências; a partir de Mendes (2006), Miranda & Filho (2012), Mattos (2017), Strobel (2018), Quadros (1997), Larrosa (2002) e Skliar (1998). Este estudo mapeou as experiências de escolarização de/com estudantes surdos na rede estadual de Conceição do Coité (BA) a partir dos segundos objetivos: i) descrever narrativas das alunas egressas surdas na rede estadual de Conceição do Coité, enfocando suas experiências de escolarização; ii) registrar as narrativas de escolarização de surdos de profissionais da educação da rede estadual de Conceição do Coité; iii;) construir, junto com colaboradores e a UNEB-Conceição do Coité, um grupo de estudos em Inclusão. Partiu-se da seguinte questão norteadora: de que forma profissionais da educação, estudantes e egressas surdas da rede estadual de ensino de Conceição do Coité (BA) narram suas experiências de escolarização na perspectiva da inclusão? Para a construção dos dados foram utilizadas as entrevistas (narrativas orais e sinalizadas) – realizadas através dos suportes tecnológicos (Facebook, E-mail e WhatsApp), os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos loci, e as narrativas documentais para a análise dos dados, que foi feita tendo como inspiração a Análise de Conteúdo (Bardin, 2006; Franco, 2008). Assim, o presente estudo entrelaça discussão/narrativa teórica e metodológica às narrativas das colaboradoras e do colaborador e à narrativa da pesquisadora, buscando potencialidades para a inclusão. Como achados, aponta-se as narrativas de in/exclusão da escolarização de surdos, das quais emergem as ausências de estudantes surdos e surdas na rede estadual; a carência da aplicabilidade das políticas de Inclusão de surdos para garantir acesso, mas também permanência dos educandos surdos. Também emergiram as diferenças nas narrativas surdas acerca das realidades de escolarização no que diz respeito à Educação Inclusiva, Escola/Classe Bilíngue e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), principalmente no que diz respeito às concepções de inclusão e experiências na escola, às realidades de ensino e às inter-relações comunicativas com os ouvintes. Nas narrativas das professoras, emergiu a necessidade formativa no campo da Inclusão. A partir das narrativas, fizeram-se os encaminhamentos para construção de Lives Formativas e Interventivas, como parte da intervenção; e, junto à UNEB-Conceição de Coité, com a parceria feita com a Profa. Ms. Maria Cezarela, consolidar um Grupo de Estudos em Inclusão e Acessibilidades.
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