Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cardoso, Bianca e Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    RPG guardiões da palavra: o uso do role playing game (RPG) no ensino interdisciplinar em história sobre a comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP)
    (2018-11-14) Cardoso, Bianca e Silva; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Mendes, Antônio Manuel Quintas; Filho, Raphael Rodrigues Vieira; Souza, Elizeu Clementino de
    A presente dissertação relata a experiência com a proposta de desenvolvimento de um jogo RPG – Role Playing Game como ferramenta pedagógica para o ensino de História interdisciplinar sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O jogo RPG digital tem sido objeto de estudo do grupo de pesquisa Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais, sendo desenvolvidos inúmeros jogos que foram utilizados como instrumentos pedagógicos para a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Tais jogos foram frutos de pesquisas vinculadas aos programas de mestrado e doutorado da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. Busca-se com este projeto a possibilidade de um ensino de História interdisciplinar engajado na práxis e no contexto histórico de sua coletividade e de sua pluriculturalidade, que fomente o pensamento reflexivo e envolva os sujeitos como agentes no processo de construção de conhecimento histórico e formação de uma identidade a partir da língua portuguesa. Usamos como base epistemológica Castell (1999), Matta (2008), Rodrigues (2004), Huizinga (2007), para fundamentar as questões sobre sociedade em rede, tecnologias da informação e comunicação (TIC), Jogos Digitais e RPG para o ensino. Vygotsky (2010), Martineau (1997), para centrar na proposta pedagógica socioconstrutivista, o modo de pensar histórico e suas características de trabalho cognitivo através dos jogos de simulação. Como metodologia, usaremos Design-Based Research (DBR), ou metodologia por “proposta” como melhor seria entendida em português.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais