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Navegando por Autor "Caramelo, Marta Juvênia Navarro"

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    Formação continuada: um olhar para os docentes da educação infantil na rede municipal de ensino de Caetité – BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 0031-10-24) Caramelo, Marta Juvênia Navarro; Fernandes, Marinalva Nunes; Moreira, Edna Souza; Reis, Sonia Maria Alves de Oliveira; Mello, Marilice Pereira Ruiz Amaral
    O presente estudo investigou o processo de formação continuada dos professores da Educação Infantil na rede municipal de Caetité, Bahia, com o objetivo principal compreender como as políticas públicas educacionais influenciam a qualificação docente. Como objetivos específicos a pesquisa buscou descrever o desenvolvimento dessas políticas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, mapear a atuação dos profissionais da Educação Infantil no município, identificar as ações públicas direcionadas a essa etapa de ensino e desenvolver um produto educacional baseado no uso de cartas como ferramenta pedagógica. As pesquisas de Vygotsky (1984), Freire (1991, 1997), Saviani (1999), Kramer (2012), Finco (2015), dentre outros, foram utilizadas como referencial teórico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise de documentos legais e cartas, que permitiram a geração dos dados. Essas cartas, escritas pelas participantes da pesquisa, revelaram os desafios diários enfrentados na implementação das políticas educacionais, além de fornecerem uma visão sobre a eficácia e as lacunas nas formações continuadas oferecidas e na elaboração do produto contou-se com a colaboração das crianças da educação infantil II, no contexto de experiência, em que foram elaboradas as cartas pelas crianças. Os resultados mostram que, embora algumas ações formativas tenham sido implementadas pela gestão municipal, como cursos, seminários e oficinas, os professores ainda encontram dificuldades em conectar a teoria às práticas cotidianas. A falta de recursos materiais e pedagógicos adequados também limita a plena implementação de novas metodologias, destacando a necessidade de um maior suporte institucional. A dissertação propõe, como produto educacional, a utilização das cartas como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. Esse método visa promover uma reflexão contínua entre os docentes sobre suas práticas pedagógicas, criando um espaço para o diálogo e o compartilhamento de experiências que podem enriquecer a formação profissional e melhorar a qualidade da educação oferecida. Conclui-se que a formação continuada é indispensável para o desenvolvimento de uma prática pedagógica reflexiva e inovadora, alinhada às demandas da Educação Infantil e às políticas nacionais. Além disso, a valorização dos saberes locais e das experiências vividas pelos professores emerge como um ponto central para a construção de uma formação mais eficaz e contextualizada, capaz de enfrentar os desafios educacionais do município de Caetité.
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    Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil
    (2024-10-31) Caramelo, Marta Juvênia Navarro ; Fernandes , Marinalva Nunes
    O produto educacional intitulado “Narrativas do processo: cartas que contam histórias, experiências e afetos na educação infantil” surge como uma resposta à necessidade de refletir sobre a política de formação continuada dos professores e documentar as vivências na Educação Infantil, considerando os afetos e as experiências como elementos centrais para o desenvolvimento integral das crianças. Bem como oferecer aos professores desta etapa um material concreto e que contribua com sua formação no exercício da docência, através do contexto de experiência. Esse trabalho fundamenta-se na premissa de que a educação infantil deve ser vista como um campo privilegiado para a construção de saberes a partir dos contextos de experiência, conforme defendido por autores como Paulo Sergio Fochi (2019), Alejandra Dubovik (2016), Alejandra Cipitelli (2018) e Maria Isabel Amado de Barros (2020). O uso de cartas na Educação Infantil representa uma prática rica e multifacetada que vai além da simples comunicação escrita. Na Educação Infantil, as cartas podem funcionar como um meio poderoso de explorar, interagir e brincar, promovendo um ambiente de aprendizado envolvente e afetivo. De acordo com Dubovick e Cippitelli (2018), as cartas podem ser compreendidas como um ambiente de exploração e interação, oferecendo às crianças oportunidades para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais de forma lúdica e significativa. Assim, O uso de cartas na Educação Infantil é uma prática que reflete os princípios de Paulo Freire sobre a construção ativa do conhecimento. Ao promover um ambiente de exploração, interação e brincadeira, as cartas oferecem uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral das crianças, alinhando-se com os objetivos da BNCC e as propostas do Observatório da Infância e Educação Infantil. Inicialmente foi realizado encontros para definir estratégias para realizar o referido contexto de experiência, o uso de cartas na educação infantil e a partir daí, foi desenvolvido materiais para compor a sala de referência com o título “O carteiro chegou”, esta sala foi organizada com materiais diversos como várias caixas de correios coloridas e nas cores da Empresa Brasileira de Correios e telégrafos, cartas diversas, fotos com o percurso que a carta passa até chegar ao seu destinatário, selos variados, papéis de cartas coloridos, cartinhas, envelopes de vários tamanhos e cores, lápis, borracha, lápis de cera, canetinhas, adesivos, pergaminhos, literaturas diversas. E tivemos no último encontro a visita do carteiro que adentrou a escola com a moto padronizada, o que gerou uma explosão de alegria e de curiosidade, onde apresentou para as crianças seu meio de transportes e falou dos outros que também são utilizados, respondeu perguntas e entregou uma cartinha elaborada por mim e pela professora a cada uma das vinte duas crianças da turma, isso tudo registrado através de fotografias. Este produto educacional foi aplicado no período de 26 de agosto a 03 de setembro, na Unidade de Educação infantil Pastor Severino, pela professora da turma do Infantil II, colaboradora da pesquisa, e com o apoio da gestora e da coordenadora pedagógica, que no final deste material, deixam seus depoimentos sobre a aplicação desse produto com as crianças.
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