Navegando por Autor "Canton, Anayme Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória, cultura e memórias indígenas Kaimbé na educação de jovens e adultos(2021-09-28) Canton, Anayme Aparecida; Sousa, Leliana Santos de; Saraiva, Valuza Maria; Costa, Patricia Lessa Santos; Sousa, Claudia Pereira deNestadissertação,propusemosumaanálisesobreacontribuiçãodocurrículoedas práticaspedagógicas, promovidaspelosprofessores indígenasKaimbénoColégio Estadual IndígenaDomJacksonBerenguerPrado,namodalidadedaEducaçãode JovenseAdultos(EJA),noqueserefereaoregistrodasuahistória,dasuaculturae dassuasmemórias identitárias.Nessesentido,pretendemosanalisarasatividades propostaspelaEJA,oferecidanoColégioEstadual IndígenaDomJacksonBerenger Prado, apontandocomocontribuemparaoregistrodahistóriaedasmemóriasdo povo Kaimbé. Nesse escopo, investigamos o Projeto Político-pedagógico da instituiçãoecompilamososrelatosdeprofessores,estudantes,gestoreselideranças Kaimbé, sobreasatividadesdesenvolvidasnoColégio.Aidentidademetodológica desta dissertação subscreve-a a uma categoria de estudos de abordagem, iminentemente,explicativadoobjeto, fundamentadanométododaanálise,comviés fenomenológico. Diante da complexidade do fenômeno investigado, adotamos o enfoquequalitativoparaosnossosprocedimentos.Assim, inicialmente, realizamos um levantamento das principais contribuições teóricas sobre o tema desta investigação. Concomitante à análise bibliográfica, procedemos, também, auma análisedocumental doaparato legal,queregeaEducaçãoIndígena.Aolongodas análises bibliográfica e documental, realizamos três visitas de observação ao TerritórioKaimbée realizamosentrevistascomlideranças,gestores,professorese estudantes daEJAKaimbé.Paraesta investigação, propusemosautilizaçãoda nossapesquisa para impulsionarumprojetocoletivodedivulgaçãodahistória,da culturaedas memóriasKaimbé, partindodoestudosobreaEducaçãoIndígena, oferecidanaEJA doColégioEstadual IndígenaDomJacksonBerengerPrado.Ao concluirmos os esforços da investigação, inferimos que omodelo pedagógico indígena,assumidona EJAdoColégio,contribuisobremaneiraparaaassunçãoda identidadeKaimbé,na medidaemquefomentaoregistrodahistória,daculturae das memórias da etnia.