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Navegando por Autor "Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa"

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    Análise do indicador da adequação da formação docente nos municípios de Canudos e Sobradinho, Bahia: avanços e lacunas persistentes
    (UNEB, 2025-03-31) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Brito, Mirian Ferreira de; Almeida, Suzzana Alice Lima; Ávila, Virgínia Pereira da Silva de
    O presente trabalho dissertativo tem por objetivo analisar a evolução no panorama da adequação da formação docente, Meta 15, do Plano Nacional de Educação (PNE), aplicada aos municípios baianos de Canudos e Sobradinho, situados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no período 2014 a 2023. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental com delineamento descritivo e aplicação da técnica da análise temática do conteúdo no tratamento dos dados coletados. Neste sentido, tomamos como base autores como Silva (2003), Martins (2006), Caldart (2009), Vincentini e Lugli (2009), Estrela (2010), Bardin (2011), Silva (2013), Moreira (2018), Reis e Silva (2019), Souza (2022) e documentos oficiais brasileiros, dentre outros. Para isso, utilizamos a plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados os dados disponíveis dos dois municípios para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação a adequação da formação docente. Desta maneira, analisamos os seguintes percentuais: total de adequação por município, valores para a ocupação de professores nas zonas urbana e rural/campo, ocupação nas redes de ensino pública e privada e a variação percentual da formação para o período analisado. Os resultados mostraram que a rede pública de ensino está presente e tem melhores indicadores nos dois municípios estudados. Os resultados mostraram também melhores indicadores nas áreas urbanas que rurais/do campo. Além disso, os resultados mostraram, finalmente, que os municípios ainda não atingiram plenamente a adequação, apontando a necessidade de uma articulação mais eficaz para sanar as lacunas formativas que persistem.
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    A formação docente e suas implicações no processo educativo em dois municípios do território Sertão do Francisco
    (2022-07-20) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hermenegildo; Vieira, Josenilton Nunes
    A presente pesquisa realiza o levantamento e a análise dos indicadores da Adequação da Formação Docente e Oferta de Formação Continuada dos municípios de Juazeiro – BA e Campo Alegre de Lourdes – BA, localizados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no norte baiano. Para essa finalidade, foram realizados estudos e buscas de dados em sites de livre acesso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre a Adequação e Oferta da Formação Continuada e suas nuances, como os indicadores de aprendizagem dos alunos. Possui natureza quanti-qualitativa e é parte das pesquisas que alimentam o “Observatório dos Indicadores de Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco (OBSERVE-TSSF)”, com o objetivo de levantar e analisar as informações dos 02 (dois) municípios, bem como sugerir algumas proposições no que se refere às lacunas encontradas nos indicadores de formação e Adequação da Formação dos profissionais das redes com as áreas em que atuam. Os resultados indicam que, mesmo reconhecendo a complexidade dos processos do ensino e da aprendizagem, atravessados por fatores diversos como o social, econômico, biológico, cultural etc., a garantia da Oferta da Formação Continuada como direito e atualização permanente dos docentes influencia positivamente no desempenho da aprendizagem e quando esse direito é negligenciado, o impacto se dá negativamente no desempenho dos estudantes. Assim, os resultados podem auxiliar na definição de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da educação nos municípios pesquisados e nos demais que compõem o TSSF.
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