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Navegando por Autor "Barbosa, Ellen Santos"

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    Aula aprendizagem: sequência didática a partir de fontes escolares
    (2024-09-30) Barbosa, Ellen Santos
    Olá, professor. Que alegria poder compartilhar com você essaSequência Didática (SD)! Ela é o resultado do produto final da minhadissertação intitulada: “Da Invisibilidade ao Uso Pedagógico: UmaProposta para a Utilização dos Arquivos-Escolares”. Convido-lhe aacessá-la na íntegra, através do site do PPGELS(https://www.ppgels.uneb.br/teses-dissertacoes/), pois é lá que vocêterá acesso a uma discussão mais aprofundada sobre a utilização dosarquivos-escolares como ferramenta de aprendizagem para aconstrução do conhecimento histórico. Esse Produto Educacional foi pensado como um instrumento didáticopara apoiá-lo em suas aulas, deixando-as mais significativas, visto quepartiremos de fontes históricas próximas à realidade do seu aluno,reforçando assim o interesse dele pelo conteúdo, o desenvolvimento desua criticidade e a construção do conhecimento histórico. O arquivo-escolar salvaguarda memórias significativas sobre astrajetórias das instituições escolares. Dessa forma, não podemos deixarque o arquivo-escolar continue com o estigma de arquivo-morto. EssaSequência Didática (SD) apresentada é uma sugestão de sete passospara os estudantes do Ensino Fundamental II, consiste em um materialque permite adaptações a partir da realidade de cada instituição, afinalcada escola é única. Convido você, professor (a), a ressignificar suas aulas de História, o (a)encorajo a conhecer os documentos presentes no arquivo-escolar desua instituição e preparar uma aula diferente, em que seus estudantesvão se sentir parte da História, seguindo pistas e vestígios de fonteshistóricas que recontam a trajetória da sua instituição e de suacomunidade. Por The National Archives UK - The National Archives UK, CC Para início de conversa... Bom trabalho!
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    Da invisibilidade ao uso pedagógico: uma proposta para a utilização dos arquivos escolares no ensino de história
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-30) Barbosa, Ellen Santos; Miguel, Antonieta; Correia, Luciana Oliveira; Silva, Genilson Ferreira; Matos, Fernanda de Oliveira
    Esse trabalho investigativo foi desenvolvido no formato Multipaper ((Mutti; Klüber, 2018), onde a partir de três artigos, tive por objetivo discutir o uso das fontes históricas presentes nos arquivos escolares com um olhar didático pedagógico atrelado a construção do conhecimento histórico. Nesse sentido, a questão-problema desse trabalho investigativo procurou entender: de que maneira os arquivos escolares podem contribuir para a construção do conhecimento histórico em sala de aula? Para responder tal interrogação, partir do princípio de que o estudante deve se sentir parte da história. A aprendizagem histórica se torna significativa quando o ensino da ciência de referência possibilita que ele tenha conhecimento necessário para que, de modo científico, possa desenvolver a formação do conhecimento histórico (Schmidt, 2020). Diante dessas questões, propus uma metodologia alicerçada na historiografia e no campo da História da Educação (Ragazzani,2001), utilizando a análise da pesquisa bibliográfica e documental (Pimentel, 2001), capaz de discutir o ensino de história de uma ótica pouco abordada, através dos documentos encontrados nos arquivos escolares. Como arcabouço teórico, utilizo autores que discutem conceitos na área historiográfica da educação como Ragazzani (2001) e autores que abordam sobre Cultura Escolar (Julia, 2001), Ensino de História (Schmidt, 2022), Formação de professores (Dias, 2003), Aprendizagem histórica e Formação do Pensamento Histórico, como Barca (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2020), entre outros autores. Esse trabalho se torna importante para a comunidade acadêmica na medida em que contribui de forma significativa para a formação do professor, pois impulsiona o Ensino da História a se estabelecer como local de construção de conhecimento, agindo de forma didática e a partir da realidade dos estudantes. Assim, será possível novas descobertas a respeito da História da Educação e também da comunidade em que se insere.
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