Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azevedo, Sérgio Luiz Malta de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O espaço dos pequenos agricultores de Paulo Afonso-BA e sua participação no circuito de comercialização das feiras da região
    (UNEB, 1997) Azevedo, Sérgio Luiz Malta de; Silva, Marlene Maria da; Barros, Nilson Cortez Crocia de; Silva, Silvio Carlos Bandeira de Mello e
    Tendo como objeto de análise os pequenos produtores agrícolas do município de Paulo Afonso-BA, este trabalho tem como objetivo apreender os mecanismos que presidem o processo de reprodução social e física da pequena produção agrícola daquele município bem como a reprodução do espaço rural dessa área, elegendo como eixo principal de abordagem a relação desse segmento da agricultura com o circuito de comercialização das feiras da região. Partiu-se do pressuposto de que a articulação da pequena produção em causa com o circuito do capital é o meio pelo qual o sobre trabalho do pequeno agricultor, materializado em produto excedente, é apropriado pelo capital mercantil, representado, no caso em análise, pela intermediação que atua na área. Para realização desse estudo, utilizou-se um vasto material bibliográfico, visando fundamentar a análise tanto do ponto de vista empírico como teórico. No desenvolvimento do estudo utilizou-se, também, informações estatísticas, cartográficas e de pesquisa direta, esta última realizada através de entrevista com pequenos agricultores, com intermediários e com feirantes envolvidos na comercialização dos gêneros produzidos pela pequena agricultura do município. Constatou-se, com a análise, que, na venda da produção ao intermediário, este se apropria de uma parcela significativa do sobre trabalho do pequeno produtor, ao passo que, na venda direta ao consumidor pelo agricultor retalhista e pelas mulheres-feirantes, o pequeno produtor retém uma parcela importante de seu sobre trabalho, representando, portanto, esta última forma de comercialização, a principal estratégia de reprodução social da categoria.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais