Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Jandyneia Fernandes Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo sobre seu aproveitamento na UNEB Campus VI
    (Universidade do Estado da Bahia, 2009) Alves, Alba Valéria De Castro Araújo; Alves, Jandyneia Fernandes Pereira; Cardoso , Alterlei; Silva, Josias Benevides da
    Este trabalho foi desenvolvido junto aos alunos e professores do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI, com o objetivo de identificar os índices de aprovação/reprovação na disciplina Cálculo. Através de uma abordagem qualitativa foram aplicados questionários aos alunos do sétimo, oitavo e décimo semestres, um dos quais já cursou e os demais cursam a disciplina. O questionário teve como objetivo tomar conhecimento das dificuldades na aprendizagem do Cálculo, conhecer as formas utilizadas como meio de estudo pelos alunos e também as suas expectativas quanto à disciplina. Além disso, foram realizadas entrevistas com dois professores da matéria, com o intuito de identificar elementos importantes em suas práticas pedagógicas e concepções para o desenvolvimento escolar do aluno. Foram analisados também alguns documentos fornecidos pela Secretaria Acadêmica para conhecer o índice de rendimento dos estudantes de Cálculo do universo pesquisado. A observação e discussão dos dados indicam que a prática de estudo e ensino pautada na utilização de regras e fórmulas prevalece na aprendizagem do Cálculo. As informações revelam que a dificuldade dos graduandos em aplicar o que é apresentado em sala de aula a situações diversas do cotidiano e a forma de serem avaliados são fatores determinantes para a falta de assimilação dos conteúdos de Cálculo, não da maioria, mas de boa parte dos alunos, e que precisam ser ponderados para melhoria do ensino-aprendizagem de tal disciplina.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais