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Navegando Graduação por Autor "Alves , Jaqueline Candido"
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- ItemVivências lúdicas no contexto da brinquedoteca brincança: o Campus XIII da UNEB é lúdico (?!)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Alves , Jaqueline Candido; Francisco, Naiara Mota Santana; Santos, Maria das Neves Enéas da Silva; Souza, Cleyde Anne de Almeida; Silva, Jociane Cajado daEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos que a Brinquedoteca Brincança tem na formação lúdica da comunidade acadêmica do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa exploratória e de campo, realizada com docentes, monitores, coordenadores da brinquedoteca e colaboradores terceirizados. Focando no evento UNEBrinque Multicampi, para execução da pesquisa. O estudo destaca como as práticas pedagógicas e as interações comunitárias valorizam o brincar como ferramenta fundamental para a formação e integração dos sujeitos. Buscou-se compreender de que forma o lúdico está presente nas vivências acadêmicas e nos espaços institucionais, com ênfase na Brinquedoteca Brincança e nas ações promovidas por docentes e demais membros da comunidade acadêmica. A partir de entrevistas, questionários e observações, a pesquisa evidencia que o Campus XIII da UNEB tem consolidado uma cultura que reconhece o brincar como prática educativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, que possibilita compreender fenômenos humanos subjetivos e contextuais, conforme defendido por Gomes e Minayo (2015), que destacam a importância de captar significados, crenças e valores dentro da realidade social compartilhada pelos sujeitos. Reconhecendo essa complexidade, a análise dos dados priorizou a descrição detalhada e a interpretação crítica dos sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas experiências, valorizando a riqueza dos contextos históricos, culturais, emocionais e sociais envolvidos, evitando o esvaziamento de significados decorrente de abordagens exclusivamente quantitativas. As informações coletadas foram sistematicamente registradas, categorizadas e analisadas à luz da revisão bibliográfica, conforme orientação de André e Lüdke (1986), que ressaltam a importância de uma análise interpretativa que vai além da simples descrição, buscando revelar padrões e compreensões sobre o fenômeno investigado. A Brinquedoteca Brincança destacou-se como um espaço fundamental para a vivência e promoção da ludicidade, funcionando como um ambiente que articula teoria e prática, ao mesmo tempo em que estreita o vínculo entre a universidade e a comunidade externa. As ações desenvolvidas nesse espaço evidenciam que o brincar ultrapassa o mero entretenimento, configurando-se como ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento socioemocional, a criatividade e a participação ativa dos sujeitos. Assim, este trabalho contribui para a compreensão do papel transformador da ludicidade no contexto universitário, abrindo caminhos para futuras pesquisas e para a ampliação das práticas lúdicas em diferentes ambientes acadêmicos. Reconhecer e fortalecer essa cultura do brincar é fundamental para a construção de uma educação mais inclusiva, acolhedora e integrada às demandas sociais contemporâneas.