Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Cruz, Débora Regina de Jesus"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão escolar de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade: desafios dos professores numa escola pública na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Cruz, Débora Regina de Jesus; Oliveira, João Danilo Batista de; Oliveira, Maria Almeida deEste trabalho surgiu a partir de uma vivência concreta, na qual a autora acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas por uma criança com TDAH em seu processo de escolarização. Embora presente fisicamente na sala de aula, essa criança permanecia invisível aos olhos daqueles que deveriam acolhê-la. Tal experiência despertou o desejo de compreender, de forma mais profunda, como as escolas públicas têm lidado com alunos que apresentam esse transtorno. A pesquisa tem como questão problema responder como as práticas pedagógicas de professores da rede pública contribuem para a inclusão (presença, participação e aprendizagem) de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento? Pretende-se analisar de que maneira as práticas pedagógicas desenvolvida pelos professores em uma escola pública podem ajudar na inclusão de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de observações em sala de aula e entrevistas com docentes da rede pública de Salvador. A investigação busca contribuir com reflexões práticas sobre uma escola que, para além do discurso, seja capaz de acolher a diversidade e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento para todos. Palavras-chave: TDAH. Inclusão. Alfabetização. Ensino Fundamental I. Professor
- ItemInclusão escolar de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade: desafios dos professores numa escola pública na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Cruz, Débora Regina de Jesus; Oliveira, João Danilo Batista de; Oliveira, Maria Almeida deEste trabalho surgiu a partir de uma vivência concreta, na qual a autora acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas por uma criança com TDAH em seu processo de escolarização. Embora presente fisicamente na sala de aula, essa criança permanecia invisível aos olhos daqueles que deveriam acolhê-la. Tal experiência despertou o desejo de compreender, de forma mais profunda, como as escolas públicas têm lidado com alunos que apresentam esse transtorno. A pesquisa tem como questão problema responder como as práticas pedagógicas de professores da rede pública contribuem para a inclusão (presença, participação e aprendizagem) de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento? Pretende-se analisar de que maneira as práticas pedagógicas desenvolvida pelos professores em uma escola pública podem ajudar na inclusão de crianças com TDAH no processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de observações em sala de aula e entrevistas com docentes da rede pública de Salvador. A investigação busca contribuir com reflexões práticas sobre uma escola que, para além do discurso, seja capaz de acolher a diversidade e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento para todos. Palavras-chave: TDAH. Inclusão. Alfabetização. Ensino Fundamental I. Professor