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Navegando Graduação por Autor "Correia, Ivonice Costa"
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- ItemHistória contada: subjetividade, racismo e professoralidade na prática do conto dos ITAN dos Orixás(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-05) Correia, Ivonice Costa; Oliveira, Rosemary Lapa de; Brandão, Diego Rodrigues; Borba, Valquíria Claudete MachadoEste trabalho buscou investigar como a contação de história, a partir dos itans das religiões de matriz africana, pode desenvolver consciência racial e favorecer o diálogo para a afirmação identitária de crianças negras. A pesquisa teve como objetivo principal analisar como a contação de história dos itans, baseados nas religiões de matriz africana, contribui para o desenvolvimento de consciência racial e afirmação identitária de crianças negras.Como objetivos específicos, descrever experiências pessoais, de construção de apego pela contação de histórias para crianças negras, através do itan; discutir a construção da identidade docente de uma professora em formação (professoralidade), a lei 10.639/2003, os parâmetros curriculares (PCN) e a base nacional comum curricular (BNCC) para educação infantil com a educação pelos itans; refletir sobre os itans como prática pedagógica que contribua para uma educação brasileira antirracista e demais valores éticos. Para tanto, esta pesquisa se apoiou nos estudos de itan (Povoas, 2004), (Prandi, 2001), (Souza, 2013), (Reis, 2017), (Poli, 2019), narrativa autobiográfica (Souza, Passeggi e Vicentini, 2011), oralidade (Oliveira e Arapiraca 2022), (Brice, 2023), (Hampaté Bá, 1962), (Machado, 2000), Lei 10.639/03 (Planalto, 2003), racismo (Souza, 2021), (Santos, 2012), professoralidade (Pereira, 2016), (Schon, 1983), (Jesus e Carvalho, 2020), (Tardif e Raymond, 2000), e educação (Paulo Freire, 1996). Neste trabalho, são exploradas minhas experiências de racismos vivenciados na infância e adolescência, refletindo como essas violências moldaram a minha identidade, cultura, ancestralidade e prática pedagógica. A investigação proposta neste trabalho contempla uma pesquisa autobiográfica. A partir de uma abordagem antirracista, é analisada a importância de narrativas orais e mitológicas dos orixás como ferramentas educativas e de resistência, apoiadas na Lei 10.639/2003. Através da literatura oral, são estabelecidos diálogos sobre práticas educativas com mitos dos orixás, reconhecendo e celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira. A hipótese para essa pesquisa é de que a contação de histórias tem uma perspectiva que revela o aprender, pois termina sempre com uma lição de vida, um ensinamento, mesmo que não seja revelado verbalmente no final. O trabalho busca-se integrar diferentes saberes e práticas por meio das experiências relatadas que buscaram favorecer a construção de uma educação inclusiva e reflexiva, protagonizando a ancestralidade dos orixás e seus significados para também combater o racismo. A conclusão é de que este trabalho visa contribuir para a efetivação da Lei 10.639/2003, com efeito relevante na formação de um espaço educativo que celebra a diversidade cultural e combate às desigualdades raciais, implementando reflexões críticas sobre a identidade e a subjetividade no contexto educacional no Brasil. Palavras-chave: Contação de História. Racismo. Professoralidade. Infâncias Negras.