Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Álvares, Mariana Freaza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão escolar de crianças com Síndrome de Down: o papel do acompanhante terapêutico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Álvares, Mariana Freaza; Bittelbrunn, Edna; Ferreira, Janeide Medrado; Farias, Larissa Soares Ornellas; Gonçalves, Andréa Tenório DinizO presente trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar as interfaces entre o papel do acompanhante terapêutico e a inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. O acompanhamento terapêutico se configura como uma atuação possível a psicologia em diferentes contextos, e a práxis desse profissional com estudantes que possuem a trissomia do cromossomo 21 deve objetivar contribuir na formação de cidadãos protagonistas na sua trajetória de vida. Nessa produção, a escola considerada inclusiva é aquela na qual todos os indivíduos são vistos e acolhidos nas suas singularidades. Assim, a revisão de literatura aqui desenvolvida registrou a distinção entre inclusão e integração na escola, identificou singularidades que podem ser apresentadas nas crianças com Síndrome de Down e explicitou a função do A.T. no processo de inclusão escolar a partir do diálogo entre diferentes referências do campo da psicologia e educação, bem como experiências da autora enquanto acompanhante terapêutica. Diante disso, concluiu-se que as instituições de ensino que se afastam da lógica da integração e sustentam a inclusão efetiva, propiciam espaços de escuta e pertencimento às crianças com Síndrome de Down.