Licenciatura em Pedagogia - DCHT17
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCHT17 por Autor "Silva, Joaquim Marcos Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBullying entre os alunos do ensino fundamental: uma análise sobre as últimas pesquisas realizadas.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Silva, Joaquim Marcos Rocha; Prado Netto, Arthur Oswaldo Pereira ; Magalhaes, Terezinha Camargo; Aquino, Sandra thomaz deO crescimento contínuo dos casos de bullying recentemente tem atraído a atenção de pesquisadores, resultando em uma contribuição significativa por meio de novas pesquisas. Esse interesse renovado abre portas para investigações mais aprofundadas nesse campo de estudo. Este estudo teve como objetivo principal compreender os fatores que contribuem para o bullying no ambiente escolar nas produções existentes sobre o tema, abrangendo aspectos como o cyberbullying e os programas preventivos no ambiente escolar. O levantamento bibliográfico foi conduzido nas bases de dados LILACS, SciELO, Capes, Pepsic, PsycINFO, SCOPUS e PuMED. Foram identificados 10 trabalhos relevantes produzidos nos últimos 5 anos. Os resultados indicam que tanto o bullying quanto o cyberbullying podem causar danos psicológicos e comportamentais significativos nas vítimas, manifestando-se de maneira direta ou indireta e envolvendo perpetradores de ambos os sexos. O estudo enfatiza o potencial impacto alarmante do cyberbullying, atribuindo-o à rapidez proporcionada pelos avanços tecnológicos. O trabalho também evidenciou que as pesquisas afirmam a necessidade de programas abrangentes para a intervenção e prevenção do bullying. Segundo esses estudos os programas devem englobar não apenas os estudantes e seus pais, mas também a equipe escolar. Além disso, a implementação de políticas públicas é considerada uma estratégia essencial para abordar eficazmente esse fenômeno.