Licenciatura em Pedagogia - DCHT17
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCHT17 por Autor "Santos, Sirlei Rosa dos"
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- ItemFormação de educadores do campo: a perspectiva dos movimentos sociais a partir das teses e dissertações da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações nos anos de 2019 a 2023(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Brito, Vilson Gabriel Conceição; Santos, Sirlei Rosa dos; Guimarães, Luís Geraldo Leão; Moreira, Edna SouzaO estudo: Formação de educadores do campo, uma perspectiva dos movimentos sociais a partir das teses e dissertações da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nos anos de 2019 a 2023. O objetivo principal deste estudo é analisar o processo de formação de professores para atuar na Educação do Campo. Os objetivos específicos, analisar a importância dos movimentos sociais na formação de professores do campo, apresentar as pesquisas que tratam da atuação do professor na concepção da educação do campo, e identificar práticas e estratégias têm sido propostas nas teses e dissertações para a formação continuada de professores do campo. A metodologia utilizada foi baseada em uma abordagem qualitativa, de cunho documental que compreenda documentos, livros, revistas, artigos e as pesquisas documentais de teses e dissertações para realizar uma revisão da literatura. Para coleta de dados foram adotados os seguintes procedimentos: levantamento de dados a partir de estudo dos documentos aqui utilizados. Os resultados da pesquisa apontam lacunas na formação de educadores para a modalidade do campo, bem como a necessidade de criar alternativas de formações que estejam alinhadas às reivindicações e ideais dos movimentos sociais, mesmo diante dos avanços que ocorreram desde a luta pela educação do campo, foi evidente que uma formação tanto inicial como continuada voltada para esta modalidade de ensino prepara os educadores de forma mais reflexiva e autônoma para enfrentamento dos desafios encontrados na sua atuação no campo. As pesquisas evidenciaram as políticas de formação docente que foram criadas e as tentativas de adequação de uma formação independente alinhadas com as reais necessidades, contribuindo significativamente para o desempenho do ensino aprendizagem. Diante disso, fica evidente a importância da parceria, diálogos e colaborações entre escola, universidades, sociedade, movimentos sociais e o poder público na busca de formação comprometida com o contexto do campo.