Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Autor "Nascimento, Vonei Campos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRacismo as escolas de Jequié (BA): Pedagogia do teatro na educação das relações étnico-raciais(2019-09-20) Nascimento, Vonei CamposEsse trabalho trata da discussão acerca do racismo nas escolas no Brasil e formas de combatê-lo, traçando um itinerário que vise em primeiro lugar uma compreensão de conceitos básicos como raça, racismo, ideologia racial e legislação para então tratar do assunto principal desta obra, o racismo em seu contexto escolar, relatos de pesquisadores sobre o tema e levantamento de iniciativas e boas práticas na abordagem do tema. Os questionamentos e a necessidade deste trabalho surgem das relações entre alunos/as negros/as das escolas provenientes dessas atividades, que deixam transparecer a carência de afeto e a desigualdade nas Relações Étnico – Raciais na educação pública. Mais do que isso, remete à inquietação surgida ao longo das atividades referentes ao próprio processo de formação docente, tomando- o como uma construção séria que compreende o ser sensível e o impacto da realidade social vivida por esses/essas estudantes marginalizados pela sociedade. Trata ainda da importância da relação de afetividade entre educador/a e educando/a negro/a como um ganho para o processo do ensino-aprendizagem no contexto da sala de aula como um lugar de encontro e troca. Por fim, o trabalho culmina com as narrativas das experiências vividas com os jogos teatrais/performances construídas com os/as discentes nas oficinas.