Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Autor "Brito, Bruna Noronha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise propositiva do desenvolvimento de uma política de comunicação para um turismo responsável em Porto Seguro – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Brito, Bruna Noronha; Mello, André Blanco; Ribeiro, Deisiane Barreto; Abrantes, Lara MoraesO planejamento estratégico turístico é fundamental para orientar os eixos e atividades necessárias para o desenvolvimento sustentável do turismo. Um dos elementos inseridos nesse processo é a comunicação, um sistema de troca de informações e mensagens composto por pelo menos dois atores: o emissor e o receptor. Ela ocorre de diversas maneiras, podendo ser verbal, não verbal, digital, visual, e é propagada por veículos comunicativos, como websites, panfletos e redes sociais. No contexto do turismo, a comunicação atua para engajar e relacionar diferentes stakeholders, incluindo os turistas, a comunidade local, o trade turístico e os órgãos públicos responsáveis por sua gestão. Nesse sentido, este trabalho busca analisar o sistema comunicativo construído pela Secretaria Municipal do Turismo, Serviços, Atividades e Transportes Turísticos de Porto Seguro (SETUR-PS) com o objetivo final de propor diretrizes baseadas nos princípios da Política de Comunicação a fim de incentivar o desenvolvimento de um turismo responsável na municipalidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso, esta pesquisa revelou pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades presentes no sistema comunicativo da instituição gestora, propiciando a elaboração de diretivas que podem atuar na melhoria dos serviços ofertados e na proteção de uma relação mútua entre os atores participantes do sistema comunicacional do turismo local. Este trabalho contribui para arcabouço acadêmico e teórico da comunicação no turismo, destacando a importância do planejamento comunicativo estratégico na gestão responsável de destinos turísticos.